26 Publicações -

100 temas para TCC e monografia em Medicina

há 9 meses     -     
100 temas para TCC e monografia em Medicina


Os redatores da Assessoria Escrita selecionou 100 sugestões de temas para monografia de medicina são assuntos em alta que merecem o foco de estudos. Confira os temas e veja qual pode dar origem à Pergunta Científica do seu TCC!

1. CAUSAS DA DEPRESSÃO PÓS-PARTO
Na vida da mulher existem três períodos que são considerados críticos, sendo eles a adolescência, gravidez e o climatério (mais conhecido como ‘menopausa’), esses períodos de transição formam fases do desenvolvimento da personalidade da mulher e que cada fase possui pontos em comum. No caso da depressão pós-parto, este é o período em que a mulher rejeita o bebe e passa ficar deprimida nessa situação. Os motivos geralmente não existem; e as causas são normalmente desconhecidas.

2. ALZHEIMER: CAUSAS, SINTOMAS, TRATAMENTO E PREVENÇÃO.
Alzheimer é uma doença neuro degenerativo que provoca um declínio de suas funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho, as relações sociais, interferindo em um comportamento e, na sua personalidade.

Fazendo com que a pessoa tenha ausência de memória, não reconhecendo nem a própria família.

3. ENTENDENDO A SÍNDROME DE DOWN 
A Síndrome de Down é a forma mais frequente de retardo mental causada por uma aberração cromossômica microscopicamente desmontável. Sendo caracterizada por história natural e fenotípica bem definida. É ocasionada pelo fato de ter uma ocorrência de três cromossomos 21, na sua totalidade ou até mesmo de uma parte que seria fundamental.

4. DOENÇAS CAUSADAS PELO CIGARRO 
O fumante chega a viver cerca de dez anos menos do que um não fumante. As substancias que são introduzidas pelo fumo causam danos imediatos que são cumulativos. Com isso, o fumante tem uma vida não saudável e sempre irá elevar o risco de contrair outras doenças.O câncer de pulmão é a doença mais comum que um fumante pode adquirir. Sendo que, na maioria dos casos, é fatal.

5. EMBOLIA PULMONAR
A embolia pulmonar é certo bloqueio (coágulo – trombo) de uma artéria nos pulmões por conta de gordura, ar, coagulo de sangue ou por células cancerosas. Tem sua frequência maior por causa de coagulo de sangue em uma veia, especialmente a veia da perna ou pélvis. Sendo esse conhecido com TVP.

Da Pergunta Científica à publicação, veja como fazer seu TCC em Medicina

6. INFARTO - O ATAQUE DO CORAÇÃO 
O infarto (ataque cardíaco) ocorre quando o fluxo de sangue que leva ao miocárdio é bloqueado por algum motivo, causando um dano ao músculo cardíaco ou morra. Os medico tem o costume de chamar isso de infarto miocárdio.As principais causas são: colesterol alto, tabagismo ou hipertensão. Podendo ser fatal ou não.

7. ARRITMIA CARDÍACA 
Arritmia Cardíaca é a sensação de que os batimentos cardíacos esmagadores ou acelerados. Podendo simplesmente gerar um desconforto com seus próprios batimentos ou ter uma sensação de falta ou até mesmo a interrupção desses batimentos. Esse ritmo pode ser normal ou anormal.Podendo causar, ou não um ataque cardíaco.

8. ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO
O estresse pós-traumático é geralmente diagnosticado em pessoas que passaram por situações de trauma, como por exemplo, guerras, desastres naturais, abusos sexuais, acidentes com automóveis, entre outras. Incluindo sintomas de flashbacks, um desequilíbrio emocional, e a vontade de “fugir” de situações que lembrem a situação que foi passada, que gerou o trauma original.

9. MEDICINA LEGAL E PERICIAS MÉDICAS
A medicina legal é a comunicação que é feita entre os médicos e autoridades sobre um fato jurídico, por necessidade social ou sanitária, como acidente do trabalho, doenças infecto contagiosas, uso de drogas ou crime de ação pública que tiveram conhecimentos sobre o cliente, que não pode ser expostos, tendo uma recorrência criminal.

10. CÂNCER ANAL
É um tumor de bom prognóstico que é geralmente curável, que tem seu desenvolvimento com a transformação das células que fazem o revestimento da região, sua localização é a porção final do reto e a pele que circunda o ânus. Esse é um câncer raro, que contribui em media de 2% de tumores que são no sistema digestivo.

Da Pergunta Científica à publicação, veja como fazer seu TCC em Medicina

11. HIDROCEFALIA:SEU TRATAMENTO E DANOS IRREVERSÍVEIS
A hidrocefalia se da pelo mau funcionamento do fluxo de fluido que cerca o cérebro. Esse fluido é chamado de cefalorraquidiano ou LCR. Esse fluido envolve totalmente o cérebro e a medula espinhal, ajudando a proteger e amortecer o cérebro. O excesso de LCR faz pressão no cérebro. 

12. SUS E SUA NÃO RAPIDEZ NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO
A lentidão do SUS é causada pela falta de recursos governamentais para que sejam feitos os atendimentos a população que necessita desse serviço para que sejam feitos exames, consultas, e outros atendimentos que são prestados pelo Sistema Único de Saúde. Isso é um caso de administração pública, ou seja, o SUS será um bom sistema de saúde se tiver uma boa administração.

13. ENTENDENDO O GLAUCOMA
O glaucoma é a segunda causa da cegueira mundial, o glaucoma é uma doença multifatorial complexa e é uma doença silenciosa, com características específicas, causando um dano no nervo óptico que acarreta em uma perda progressiva do campo de visão. Esse dano é ocasionado pela pressão que é aumentada dentro do olho.

14. ANALISE DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
O coração e seus vasos sanguíneos juntamente com o sangue fazem uma combinação chamada de Sistema Cardiovascular. A circulação do sangue da permissão para que o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para diversas células de diversos órgãos. O sangue também faz o transporte dos metabolismos para que seja possível elimina-los do corpo.

15. PROBLEMAS QUE PODEM ACONTECER NO SISTEMA GENITURINÁRIO
Esse sistema tem muita importância para o ser humano, porque é responsável por grande parte do funcionamento do organismo. É formado por órgãos uropoéticos, que é responsável por produzir a urina e armazenar até o momento que ela será eliminada do corpo. Na urina podemos encontrar varias substancias nas quais o potássio, ureia, acido úrico, sódio, bicarbonato, etc.

Da Pergunta Científica à publicação, veja como fazer seu TCC em Medicina

16. O CORPO É DEPENDENTE DO SISTEMA LOCOMOTOR
O sistema locomotor (ou sistema esquelético) sustenta e protege os órgãos internos. É formado por músculos que são envolvidos em todos e qualquer tipo de movimento que o organismo pode realizar. Metade do peso do corpo vem dele. Esses órgãos são de três tipos, são lisos, estriado cardíaco e estriado esquelético.

17. O MAIOR ÓRGÃO DO CORPO HUMANO: A PELE
A pele é o órgão que envolve o corpo como uma capa limitandoseu contato com o meio externo. Correspondendo 16% do peso corporal, e possui diversas funções, como a manter a temperatura, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais como calor, frio, pressão, dor e tato. A pele é um órgão fundamental para sobrevivência.

18. ALERGIA RESPIRATÓRIA
Com a chegada do inverno, diversas pessoas, principalmente crianças e idosos, são obrigadas a passar por alergias sazonais da estação. Tosse, coriza, coceira nos olhos, garganta e pele são sintomas das crises alérgicas. As doenças de inverno tipo asma, rinite, sinusite, gripe, resfriado e bronquite, alem das diversas infecções
respiratórias virais.

19. ANORMALIDADES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
As doenças que tem relação com o sistema respiratório ocupam o posto da terceira maior morte no mundo. O tabagismo, a poluição são fatores que podem influenciar o desenvolvimento de doenças respiratórias. As doenças mais comuns são: Broncopatias, pneumopatias, transtornos respiratórios, asma, entre outras.

20. TUMORES DO PÂNCREAS
O pâncreas é uma glândula que compõem o aparelho digestivo, sendo ele responsável por fazer a produção de enzimas, que atuam na digestão do alimento que foi ingerido, pela insulina. As maiorias de câncer ocorrem na parte superior do pâncreas. E com a idade superior a 50 anos o risco de câncer no pâncreas aumenta.

Da Pergunta Científica à publicação, veja como fazer seu TCC em Medicina

21. AZIA, CONSTIPAÇÃO, DIARREIA E GAZES. SISTEMA DIGESTÓRIO
Todas as pessoas sofrem ou um dia vão sofrer com algum desconforto ou doença que afetem o sistema digestivo que trabalha diariamente sem descanso. Fazendo uma analise mais a fundo do funcionamento do tipo de problema que pode se ter quando o sistema digestório não funciona corretamente, seja por motivo natural seja por motivo que mau cuidado.

22. TIPOS E CARACTERÍSTICAS DAS DOENÇAS DO ARMAZENAMENTO DE GLICOGÊNIO
Diversas síndromes genéticas tem sido identificadoe que resultam em algum defeito metabólico ou catabolismo de glicogênio. A categoria que é mais compreendida é a mais importante incluindo as doenças de armazenamento de glicogênio. São doenças ligadas ao metabolismo, resultado da deficiência enzimática, que causa enfraquecimento nos músculos e comprometem o fígado.

23. SISTEMA NERVOSO SOMÁTICO E AUTÔNOMO
Observando por um ponto mais funcional, o sistema nervoso é dividido duas partes que são: Sistema Nervoso Somático e Sistema Nervoso Autônomo. O sistema nervoso somático é dividido em duas partes: aferente (sensitiva) e eferente (motora). O autônomo também é divido em duas partes: Aferente e Eferente (Autônomo).

24. SISTEMA NERVOSO CENTRAL E PERIFÉRICO
O nosso sistema nervoso tem divisão em sistema nervoso central, constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal e pelo sistema nervoso periférico. O encéfalo é formado pela junção do cérebro, cerebelo, bulbo, o que são elementos importantes para a constituição nervosa do organismo.

25. PROBLEMAS QUE OCORREM QUANDO A TIREOIDE NÃO FUNCIONA CORRETAMENTE
Quando a tireoide não funciona da maneira que lhe é esperada, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo. Nesse período pode ocorrer em um aumento no tamanho da glândula que é conhecido como bócio.

Da Pergunta Científica à publicação, veja como fazer seu TCC em Medicina

26. PRÉ-NATAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA O TRATAMENTO DE CRIANÇAS DEFICIENTES
O desenvolvimento das técnicas para que seja diagnosticado as doenças genéticas in útero tendo que se mostrar um grande avanço no campo Genética Médica. A gravidez, por si só, já é um fator desencadeante de maior sensibilidade emocional para o casal.

27. CÂNCER DE MAMA E SUA DIVERSIDADE QUANTO A SEUS TIPOS
O conhecimento do tumor costuma somente aparecer no resultado da biópsia, que informa que se o carcinoma é ductal ou lobular, classificando que diz repeito a localização do tumor. O mais comum é o chamado do carcinoma ductal, pois tem sua origem nos ductos mamários. Já o carcinoma lobular, um pouco menos comum, tem sua
origem nas células dos lóbulos mamários.

28. DIABETES
O diabetes é uma síndrome metabólica que é de origem múltipla, decorrente da falta de insulina ou/e da capacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para
suprir as necessidades do organismo.

29. TENTATIVAS DE SUICÍDIO DEVEM SER TRATADAS COMO DISTÚRBIO?
O comportamento suicida tem ganhado um grande impulso quanto a termos numéricos, principalmente quanto aos impactos. Pesquisas mostraram que pessoas que possuem esquizofrenia, transtorno esquizofrênico esquizoafetivo ou transtorno afetivo bipolar estão mais vulneráveis a cometerem suicídio. Porém, a vontade de cometer suicídio pode estar ligada a questões psicológicas também: uma perda na família, perda de um companheiro (a), entre outros fatores.

30. INFLAMAÇÃO DOS TECIDOS DOS RINS: NEFRITE AGUDA E CRÔNICA
A nefrite é um resultado de um processo de inflamação difuso dos glomérulos renais tendo por base um fenômeno imunológico. É responsável por mais de 50% das doenças renais. O fenômeno imunológico responsável pela nefrite acontece sempre quando uma substancia estranha entra na circulação e é levada aos setores de defesa do
nosso corpo.

Da Pergunta Científica à publicação, veja como fazer seu TCC em Medicina

31. MULHERES E A CISTITE
A cistite é causada por germes, em geral bactérias que entram pela uretra e chegam até a bexiga. Essas bactérias podem acarretar em infecções na bexiga. Essa infecção pode ser espalhada para os rins. Em muitas vezes o próprio corpo elimina essa bactéria pela urina. Os sintomas são: coceira, dor ao urinar, e alguns casos a urina sai
vermelha – resultado do sangue que sai com a urina.

32. ENTENDENDO CISTO RENAL SIMPLES
Estima-se que 30 a 50% das pessoas possuem cisto renal, porém só vão descobrir quando a dor já é intensa. Os cistos renais são quando existem dilações em qualquer parte do nefron. O nefron é a unidade funcional do rim que é constituído de um filtro, o glomérulo e de túbulos que levam a urina até a pelve renal, através do ureter, a urina chegando até a bexiga.

33. HPV DO COLO DO ÚTERO
O HPV é um condiloma acuminado, sendo conhecida também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, lembrando que o HPV é uma doença sexualmente transmissível (DST) em consequência do Papilomavírus humano (HPV). Existem mais de 100 tipos de HPV. Alguns dos HPV podem ter ocorrência de câncer, principalmente do colo de útero e ânus.

34. DOENÇA INFLAMATÓRIA PÉLVICA (DIP)
A doença inflamatória pélvica (DIP) engloba um conjunto de doenças inflamatórias do trato genital feminino superior, que são útero, trompas e ovários. Atinge a mulher jovem e ao redor dos 20 anos, 35 anos. Sendo a complicação mais comum e mais seria das doenças sexualmente transmissíveis, causando altos índices de gravidez ectópica, dor pélvica crônica e infertilidade.

35. CANCRO DO ENDOMÉTRIO OU DO ÚTERO
É o tipo mais comum de câncer do útero. Sua origem é na camada – mucosa - interna do revestimento do útero, sendo esse o segundo tipo de cancro do útero mais comum. Em volta de 75% dos casos são com mulheres após a menopausa. As mulheres que são caucasianas possuem mais probabilidade de conceber a doença.

Da Pergunta Científica à publicação, veja como fazer seu TCC em Medicina

36. CANCRO DURO: SÍFILIS
A sífilis é uma doença que sexualmente transmissível. A bactéria se espalha pela pele rachada um pelas membranas mucosas. Gestantes podem transmitir a infecção para o feto. Assim essa doença é denominada sífilis congênita. A sífilis é uma das doenças mais disseminadas por todo o Estados Unidos. Atinge principalmente adultos sexualmente ativos com idade de 20 a 29 anos.

37. PESSOAS QUE SÃO MAIS VULNERÁVEIS A ADQUIRIR CANDIDÍASE
A candidíase é causada por um fungo que é conhecido como cândida. Uma pequena parcela desse fungo está no interior da boca. Geralmente ela é controlada pelo sistema imunológico e outros tipos germes que também vivem na boca. A candidíase também pode afetar a língua e a vagina. Na vagina os sintomas são: coceiras excessivas,
aumento do clitóris e dor ao urinar.

38. CISTO NO OVÁRIO: O QUE PODE CAUSAR? COMO TRATAR? COMO PREVENIR?
Um cisto no ovário é uma bolsa cheia de liquido que se forma sobre ou no interior do ovário. Existem cistos que se forma  durante o período menstrual, esse cisto é chamado de cisto funcional. Decorrente de câncer ou de outras doenças. Um tratamento simples para fazer com o que o cisto desapareça é o uso de pílulas anticoncepcionais.

39. SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO: BALANITE
A balanite é uma inflamação que se localiza na glande que é associada a uma infecção. Quando o prepúcio também é acometido, usando o termo de “balanopostite. As balanites são frequentemente associadas a agentes infecciosos transmitidos durante a relação sexual com pessoas infectadas, mas pode ser também em decorrência
de traumas, doenças de pele ou alergias. 

40. VARICOCELE E A NÃO-PRODUÇÃO DE ESPERMATOZOIDES
A varicocele é uma doença exclusivamente masculina que há muita divergência e polêmica em torno deste assunto. Somente estudos para avaliar as alterações que são apresentadas para que seja analisada a alteração sobre a infertilidade masculina, e em quanto os tratamentos existentes podem melhorar a fertilidade.

Da Pergunta Científica à publicação, veja como fazer seu TCC em Medicina

41. CÂNCER DE PÊNIS DERIVADO DO HPV MASCULINO
O mesmo vírus que pode passar por uma evolução que provoca o câncer de colo do útero entre as mulheres, pode provocar tumores malignos no pênis. Comprovando que a pesquisa brasileira é a pioneira no mundo. Três em cada dez homens que possuem o câncer peniano são contaminados pelo HPV. Que pode levar na amputação ou até
mesmo a morte.

42. ANALISANDO A BLENORRAGIA
A blenorragia é uma doença sexualmente transmissível que é derivada de uma bactéria neisseriagonorrhoeae. Ela atinge tantos os homens quanto às mulheres, sendo uma das DSTs que é mais comum em países desenvolvidos. Atingindo pessoas que tem sua vida sexual ativa, entre 15 a 29 anos de idade aproximadamente.

43. FIMOSE EM ADULTOS
Ao contrário do que todo mundo pensa, a fimose também pode ser encontrada em homens adultos, seja por que não foi corrigido o problema quando criança, ou por doenças que podem fechar gradualmente o prepúcio, (pele que cobre a glande do pênis). As princiais doenças causadoras da fimose em adultos são diabetes e infecções na pele do pênis.

44. ESPERMATORRÉIA MOTIVO DE DEPRESSÃO
A espermatorréia é o derramamento involuntário do esperma durante o sono, é comum acontecer isso nos homens. Os motivos pelos quais podem ocorrer a espermatorreia: fadiga, masturbação excessiva, sonhos eróticos inflamação nas próstatas. Na adolescência a espermatorréia é mais comum devido o nível maior de testosterona no organismo masculino. Episódio de espermatorréia muito freqüentes pode ocasionar depressão, anemia, baixa concentração e falta de apetite sexual.

45. CÂNCER DE TESTÍCULOS
Os testículos são responsáveis pela reprodução dos espermatozóides, e é um dos lugares mais comuns aparecer tumores nos homens. É raro o aparecimento de tumores nos testículos. Ele se manifesta em 5% de todos os casos de câncer nos homens, e é facilmente curado quando detectado no início. Porém, antigamente o câncer se manifestava em homens mais velhos, a partir dos 40 anos. Hoje, enconta-se mais casos dessa doença em jovens, de 25-35 anos.

Da Pergunta Científica à publicação, veja como fazer seu TCC em Medicina

46. TRICOMONA E SEUS EFEITOS (NA MAIORIA DAS VEZES) IRREVERSÍVEIS
Tricomoníase é uma infecção sexualmente transmissível causada pelo parasita Trichomonasvaginalis. Essa doença manifesta-se tanto em homens quanto em mulheres, porém o aparecimento em mulheres é mais comum. Nas mulheres, os sintomas são: coceira na vulva, desconforto na relação sexual, odor vaginal e corrimentos (verdes). Nos homens, os sintomas: coceira na uretra, queimação na hora da ejaculação e corrimento leve da uretra. A infecção é transmitida através da relação sexual com um indivíduo infectado.

Quando detectado no começo, o paciente pode fazer o uso de antibióticos para se curar. Se não tomar esse cuidado, tanto o homem quando a mulher pode ficar estéril.

47. IMPOTÊNCIA SEXUAL CAUSADA POR PERTURBAÇÕES NEUROLÓGICAS
A impotência sexual está ligada ao condicionamento também psicológico da pessoa. O cansaço, o abuso de álcool e o estresse são alguns dos motivos pelos quais a impotência sexual se manifesta.No Brasil, estima-se que aproximadamente 47% dos homens apresentam algum grau de disfunção erétil, segundo estudo coordenado pelo
Projeto Sexualidade (ProSex) - USP.

48. ALTERAÇÕES NO PUERPÉRIO
Puerpério é o nome dado ao estado em que a mulher encontra-se no pós-parto, tendo que voltar ao seu estado antes de antes da gravidez. Durante nove meses a mulher passa por diversas transformações, tanto externa (física) quanto interna (psicológica). Este período dura em torno seis semanas, geralmente ele termina quando a
mulher retorna sua função reprodutiva.

49. PROBLEMAS QUE SÃO COMUNS NO PERÍODO NEONATAL
O período neonatal é conhecido como o período logo após o nascimento do bebe, exatamente 28 dias após o nascimento. Este período é bastante delicado, pois todo cuidado é pouco. A grande parte do desenvolvimento neurológico do bebê ocorre após ele sair da barriga da mãe. Por este motivo é de suma importância o cuidado dos pais. A cólica é um dos problemas mais comuns em bebês. Crise de choro, irritação e agitação são um dos sintomas mais claros de cólicas. O refluxo também é comum, quando o bebê para de tomar leite e logo em seguida ‘vomita’ o que tomou.

50. MORTALIDADE NEONATAL
É quando o bebe vem a falecer nas quatro primeiras semanas de vida, ou seja, no período de 28 dias após o nascimento. O bebe que vem a falecer neste período é chamado de neomorto. O bebe vem a falecer após o nascimento por motivos de: doença – quando ele ainda dentro da barriga da mãe já apresenta algum tipo de sintoma.

Da Pergunta Científica à publicação, veja como fazer seu TCC em Medicina

51. CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
São processos que ocorrem durante toda a vida do ser humano. O crescimento está ligado a fatores biológicos que fazem o indivíduo crescer fisicamente e naturalmente durante a vida. O desenvolvimento está ligado a eventos psicológico e social, enfatizados por ambientes e fatores individuais do ser humano.

52. GINECOMASTIAPUBERTÁRIA
Este nome é designado a representar a ‘neoplasia’, que leva o crescimento de mamas nos homens – tanto pode ser benigno quanto maligno. Geralmente está relacionado a desequilíbrios hormonais liderados pela síntese das células adiposas (de gordura). No começo da adolescência, se o adolescente notar o crescimento das mamas, é preciso ir ao médico para identificar s precisara de cirurgia, e qual foi o motivo do desenvolvimento mamário.

53. MATURAÇÃO SEXUAL RETARDADA
A maturação sexual retardada é um atraso no desenvolvimento sexual. São distúrbios genéticos que impedem a produção hormonal tanto em meninos quanto em meninas.Nos meninos, os sintomas da maturação sexual retardada são o não crescimento dos testículos aos 13 anos e meio, a ausência de pêlos pubianos aos 15 anos.

Nas meninas são o não desenvolvimento das mamas até os 13 anos,ou a ausência de menstruação até os 16 anos.

54. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
A gravidez na adolescência é um dos temas mais discutidos no Brasil, pelo alto índice de meninas que estão engravidando antes mesmo de entrar em sua fase adolescente. É mais comum do que se imagina meninas de 13, 14 anos engravidando. Algumas causas: meio social no qual vivem juntamente com a irresponsabilidade.

55. USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES
O uso dos esteróides pode interferir em muito na vida do ser humano. Os anabolizantes são hormônios sintéticos fabricados a partir do hormônio sexual masculino, testosterona. Quem os toma terá aumento no tamanho dos músculos, força física e aumento da resistência, porém, no caso do homem pode levar a impotência sexual, e tanto no caso da mulher quanto no do homem, pode levar a ataques cardíacos.

Da Pergunta Científica à publicação, veja como fazer seu TCC em Medicina

56. DEPRESSÃO E ANSIEDADE CAUSADA PELA PUBERDADE PRECOCE
A puberdade precoce é causada pela hipófise que é responsável por libertar precocemente hormônios sexuais que afetam os órgãos sexuais dos pré-adolescentes. Nos meninos o nascimento de barba e pelos pubianos são as principais características do desenvolvimento precoce. Na mulher as características são as mesmas. A menstruação também vem muito cedo, aos 10 anos por exemplo.

57. CONSEQUÊNCIAS DA SENESCÊNCIA
A senescência é uma fase normal do ciclo vital do organismo e inicia-se geralmente aos 65 anos. Envolve mudanças fisiológicas, bioquímicas, hormonais e psicológicas. É quando as células já não respondem normalmente, iguais quando se é jovem. As células se tornam incapazes de se dividirem como antes, pois se inicia a fase em que os telômeros (parte terminal dos cromossomos), sofrem desgaste e reduzem seu tamanho, fazendo com que a célula perca suas características e, uma das consequências é o envelhecimento celular.

58. COMBINAÇÃO PERIGOSA E MORTAL: REMÉDIOS
Apesar dos remédios terem sido criados para combater algum tipo de doença, eles – remédios – se forem ingeridos de maneira errada, ou em grande quantidade sem prescrição ou orientação do médico, pode ser fatal. Os remédios contêm substâncias que ao entrarem em contato com o organismo do ser humano, e este o rejeitar, pode
causar convulsões e até levar a morte.

59. OVERDOSE PELO USO DE DROGAS
A overdose é causada pelo alto índice de substâncias químicas em contato com o organismo do ser humano, podendo ser acidental ou provocada, fatal ou não. Quando o indivíduo ingere certa substância, esta tem um efeito em seu organismo, o que pode levar a perda dos sentidos e com isso, fazê-lo sentir vontade de ingerir mais drogas
ainda, podendo levar a overdose.

60. CRIANÇAS USUÁRIAS DE DROGAS
No Brasil, o índice de crianças e adolescentes usuárias de drogas são absurdamente grandes. Uma pesquisa realizada em 2013 pelo Ministério de Justiça com parceria com a Fiocriz, mostra que somente nas capitais brasileiras, o número de crianças e adolescentes usuárias de crack chegam a 370 mil. O meio social onde elas cresceram; a influência dos pais – que também podem ser usuários e a má educação são alguns dos fatores que influenciam essa realidade brasileira.

Da Pergunta Científica à publicação, veja como fazer seu TCC em Medicina

61. ALCOÓLATRAS AGRESSIVOS
O alcoolismo é uma doença ligada ao excessivo consumo de álcool. O que muitas pessoas não sabem é que o álcool é considerado uma droga psicotrópica, pois ele atua no sistema nervoso central, provocando uma mudança no sistema comportamental do indivíduo. Muitas vezes ao estar bêbado, o indivíduo torna-se agressivo. A briga familiar muitas vezes é causada por que um dos moradores são alcoólatras. No Brasil, cerca de 10% da população é alcoólatra.

62. SÍNDROME DE ASPERGER
A Síndrome de Asperger é parecida com o autismo comum, porém afeta menos a pessoa. Essa doença não é muito conhecida, por este motivo, às vezes nem os próprios portadores não sabem que carregam essa síndrome. Alguns dos sintomas são: a dificuldade de lidar com pessoas, ser tímido, ter atitudes baseadas na razão, não criando empatia com outro ser humano, o que pode fazer com que ele se afaste do convívio social. Tem dificuldades em processar e expressar emoções. A síndrome é encontrada mais em homens do que em mulheres.

63. RITALINA PARA CRIANÇAS QUE TEM TDAH
A ritalina é um remédio indicado a crianças com hiperatividade acima do normal e com déficit de atenção. Hoje, o Brasil é o segundo maior país que consome este remédio. A preocupação é: até que ponto o uso desta medicação é positiva a criança? Pois, como todo remédio, o uso exagerado pode levar a dependência.

64. CRIANÇAS QUE SEGUEM DIETAS VEGETARIANAS
A dieta vegetariana não é recomendável a crianças. Tratando-se de uma dieta incompatível a uma pessoa que necessita de desenvolvimento. Na carne contém proteínas que a criança precisa em seu organismo. Na falta dessas proteínas a criança pode ter retardo no crescimento, mal funcionamento dos órgãos, como: anemia, deficiência imunológica e no intestino.

65. POLÊMICA DA VACINA DO HPV A PARTIR DOS 9 ANOS
A polêmica em volta do uso dessa vacina em crianças é bastante duvidosa. O papilomavírus humano (HPV) é a principal infecção viral transmitida pelo ato sexual no mundo.

Enquanto muitos pais relatam que as crianças sofreram algum tipo de reação contra a medicação, os médicos afirmam que a criança precisa dessa medicação e que não há evidências de que a vacina cause reações adversas.

Da Pergunta Científica à publicação, veja como fazer seu TCC em Medicina

66. DISTÚRBIOS ALIMENTARES NA INFÂNCIA
Os distúrbios alimentares na infância nunca foram tão discutidos, tanto nas mídias, quanto em casa. Este distúrbio pode causar muitos danos à saúde da criança e do adolescente e leva-la até o risco de vida. As principais causas das doenças de transtornos alimentares são: ansiedade, insatisfação com o corpo, baixa autoestima e sentimento de desamparo são alguns dos sintomas. As causas podem ser: anorexia (quando a criança deixa de comer por medo de engordar), bulimia (come compulsivamente e logo depois vomita a comida para evitar engordar, ou toma laxantes para ‘se livrar’ da comida), compulsão alimentar (situação em qual a criança come descontroladamente, levando-a engordar rapidamente).

67. DOENÇAS CARDÍACAS EM CRIANÇAS
As doenças cardíacas em crianças são raras, porém podem acontecer e devem ser diagnosticadas logo no início da vida, para não limitar a vida do paciente. A cardiopatia pode ser classificada em duas modalidades: congênita – quando a criança já nasce com essa má formação no coração ou podem ser causas genéticas, quando há histórico na família.

68. DOENÇA DE KAWASAKI
É a principal doença cardíaca em crianças, causada por uma vasculite (inflamação nos vasos sanguíneos), afeta o coração e também pode levar a criança ter aneurisma. É uma doença rara, mas a maioria dos casos encontra-se no Japão – onde a doença foi descoberta. A doença manifesta-se mais em meninos do que em meninas, porém as causas ainda são um mistério.

69. DOENÇAS NO QUADRIL DA CRIANÇA
Nos consultórios médico, a dor nos quadris relatada pelas crianças é bastante comum. A dificuldade no diagnóstico é frequente, pois existem muitas doenças e causas para as quais as dores se manifestam. As principais doenças são: Sinovite transitória do quadril, Artrite séptica, Doença de Perthes e Epifisiólise.

70. CÂNCER DO ENDOMÉTRIO
O endométrio é uma membrana mucosa que reveste a parede interna do útero. É o câncer mais comum no útero, entra mulheres de 60 a 70 anos. Porém, hoje há casos em mulheres de 40 anos. As causas são desconhecidas, mas há fatores que aumentam a probabilidade do câncer. São: diabetes, menstruação pouco frequentes, infertilidade, obesidade, nunca ter engravidado e síndrome do ovário policístico (SOP).

Da Pergunta Científica à publicação, veja como fazer seu TCC em Medicina

71. MULHERES QUE SOFREM COM “BEXIGA CAÍDA”
A flacidez muscular permite que a bexiga desça isso causa a sensação na mulher de que realmente seu órgão está descendo – por isso o nome da doença. O Prolapso genital é uma das queixas frequentes em mulheres com mais de 40 anos. Devido ao enfraquecimento dos músculos na região pélvica, esta doença causa incontinência urinária e dor intensa no ato sexual.

72. PRÉ-ECLAMPSIA: A PRESSÃO ALTA DA MULHER DURANTE A GRAVIDEZ
É uma doença gestacional, causada durante a gravidez. Geralmente a doença se manifesta em sua 20º semana de gravidez. A gestante desenvolve hipertensão e proteínas na bexiga. As causas ainda são desconhecidas. Porém, tem que ser altamente controlada, pois pode ser fatal, tanto para o bebe quanto para a mulher.

73. DIABETES GESTACIONAL
A diabetes gestacional é descoberta durante a gravidez. Indica o alto nível de açúcar no sangue (diabetes). Os hormônios da gravidez podem impedir que a insulina cumpra sua função. Quando isso acontece, os níveis de glicose podem aumentar no sangue da gestante.

74. MENOPAUSA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS
A menopausa é um período fisiológico e inevitável na vida da mulher, que todas irão atingir. Após os 40 anos (varia entre 40 a 55 anos), o ciclo menstrual e ovulatório da mulher são encerrados. O organismo deixa de produzir, de forma lenta e gradativa os hormônios estrogênios e progesterona. A irritabilidade na mulher nesse período é grande. E muitas não sabem lidar com a parte psicológica nesse período.

Da Pergunta Científica à publicação, veja como fazer seu TCC em Medicina

75. OSTEOPOROSE EM MULHERES
Dores nas costas são freqüentes em mulheres com osteoporose, devido ao osso – que já está gasto ou multifraturado. A doença é caracterizada pela redução da quantidade e da qualidade da massa óssea. É considerada uma doença silenciosa, pois o paciente só descobre a doença quando o osso já esta fraturado.

76. INFERTILIDADE POR CONSEQUÊNCIA DO MIOMA UTERINO
Em geral, é comum a mulher descobrir que tem um mioma somente quando o médico pede um exame detalhado do útero – ultrassom. A infertilidade em mulheres com miomas, não estão inteiramente ligado ao fato da mulher ter essa “doença”, pois os miomas são benignos, e sim ao fato de que se manifestam em mulheres mais velhas 35-40 anos e com isso dificulta a gravidez. Os miomas que comprovadamente reduzem a chance de gestação são os chamados submucosos, ou seja, que ocupam a cavidade interna do útero.

77. ANOREXIA E A INACEITAÇÃO DO PRÓPRIO CORPO
A anorexia é um transtorno compulsivo muito grave, ligado a meninas em sua maioria adolescentes 14 a 19 anos. Insatisfeitas com a aparência que carrega, e com a ilusão de serem ‘gordas’ desenvolvem este distúrbio. É perigoso por que a menina pode ter anemia, desmaios simultâneos e enfraquecimento.

78. TRATAMENTO DA ESCLEROSE MÚLTIPLA
É uma doença crônica e degenerativa que afeta o cérebro e a medula espinhal. Atualmente, no Brasil, existem diversas opções de tratamento para esclerose múltipla, que vão desde cápsulas orais de administração diária, até injeções diárias, semanais ou mensais. Além de diminuir a ocorrência e intensidade dos surtos e das lesões provocadas pelas crises

79. DANO DA PELE, ARTICULAÇÕES E VÁRIOS ÓRGÃOS: LÚPUS
É uma doença auto-imune (em vez de atacar o vírus, ataca os tecidos e células do doente) do tecido conjuntivo, que pode afetar vários órgãos do corpo, em especial a pele, as articulações o rim e o sangue. Nomeado de Lúpus eritematoso sistêmico (LES). A causa exata dessa doença ainda é um mistério.

Da Pergunta Científica à publicação, veja como fazer seu TCC em Medicina

80. SÍNDROME DA FADIGA CRÔNICA
É uma síndrome – (SFC) que leva a pessoa a ter exaustivos cansaços causados sem nenhum motivo em especial, e por mais que descanse a sensação de cansaço nunca vai embora. A idade, o estresse, doenças anteriores e a genética são alguns dos sintomas que podem levar a fadiga excessiva. Porém, até hoje desconhece a origem
dessa síndrome.

81. CELÍACA: SINTOMAS, TRATAMENTO, CONSEQUÊNCIAS E PREVENÇÃO
A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, proteína encontrada em diversos alimentos: aveia, massas, pizzas, bolos, pães, entre outros. Provocando no organismo dificuldade de absorver os nutrientes. Os sintomas são: Diarréia, vômito, perda de peso, anemias, inchaço nas pernas, alteração na pele, fraqueza das unhas, queda de pêlos, diminuição da fertilidade, alterações do ciclo menstrual e sinais de desnutrição.

82. SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL
É um conjunto de manifestações gastro-intestinais crônicas ou recorrentes, não associadas a qualquer alteração bioquímica ou estrutural conhecida até hoje. As causas não são conhecidas. Não se sabe como uma pessoa desenvolve os sintomas, que são: dor (parecido com a cólica) e distensão abdominal associados a um aumento da
freqüência diária de evacuações e amolecimento das fezes 

83. AVC ATINGEM MAIS OS HOMENS OU AS MULHERES?
As mulheres. Em todas as idades, as mulheres têm mais propensão ao AVC do que o homem. As mulheres também têm mais enxaquecas, depressão, diabetes e arritmia cardíaca, o que pode favorecer os acidentes cerebrais. Os acidentes vasculares cerebrais são a terceira causa de mortalidade entre as mulheres, ficando atrás do câncer e doenças cardíacas.

84. OBESIDADE E A DISCRIMINAÇÃO DE SI PRÓPRIO
Em um mundo onde a magreza é tratada como o ‘corpo ideial’. Muitas pessoas, tanto homens como mulheres lutam para mudar seu corpo. Nunca se fez tantas cirurgias de redução de estômago e lipoaspiração quanto de uns anos pra cá. Porém a obesidade pode acarretar doenças. Não está ligada somente a beleza, e sim a uma questão de saúde. É importante o obeso procurar orientação médica.

85. TABAGISMO
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. São 4,9 milhões de mortes anuais causadas pelo tabagismo, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.

Da Pergunta Científica à publicação, veja como fazer seu TCC em Medicina

86. VASECTOMIA E LAQUEADURA
A vasectomia e a laqueadura são cirurgias das quais os homens (vasectomia) e a mulher (laqueadura) opta por não ter mais filhos. No homem a cirurgia não compromete a função sexual do homem. O que acontece na mesa de cirurgia é somente um corte no cordão pelo qual o espermatozóide passa. E na mulher o corte são nas trompas. 

87. PERDA DO DESEJO SEXUAL, DISFUNÇÃO ERÉTIL, FADIGA, IRRITABILIDADE, DEPRESSÃO E FALTA DE ÂNIMO: SINTOMAS DA ANDROPAUSA
Parecido com a menopausa das mulheres. A andropausa é a baixa testosterona no sistema do homem, e que este declínio pode acarretar riscos no organismo masculino. Ocorre entre 45-55 anos, mas manifesta-se nos homens muito lentamente – diferente das mulheres. Estudos mostram que a andropausa pode acarretar outros problemas de saúde, como doenças cardíacas e ossos frágeis.

88. DISTÚRBIOS DE EREÇÃO MOTIVO DE ISOLAMENTO E DEPRESSÃO
Distúrbios, normalmente estão relacionados com o estado físico, biológico e psicológico do ser humano. Nos homens há um grande preconceito ainda diante da disfunção erétil – quando o homem não consegue manter a ereção durante o ato sexual. As causas geralmente são psicológicas em homens jovens, e com uma conversa pode resolver tudo. Já em homens mais velhos, o quadro já é mais complicado, porém os distúrbios de ereção não estão diretamente relacionados à idade.

89. HIPERPLASIA BENIGNA DA PRÓSTATA: DOENÇA APÓS OS 40 ANOS
Depois dos 40 anos a próstata sofre um aumento de volume devido à influência dos hormônios sexuais masculinos que provocam uma multiplicação das células das glândulas prostáticas resultando naquilo a que se chama uma hiperplasia glandular. Esta hiperplasia que causa o aumento das próstatas, porém é benigno.

90. INCONTINÊNCIA URINÁRIA: HOMENS
A incontinência urinária é mais comum nas mulheres, porém em homens ela também se manifesta. O uso exagerado de medicamentos, a diabetes, infecções urinárias, e acidentes vasculares cerebrais (AVC), são as condições que podem levar a incontinência urinária. Homens que perdem urina, após terem sido submetidos à cirurgia na próstata ou uretra, constituem um grupo particular de pacientes incontinentes.

Da Pergunta Científica à publicação, veja como fazer seu TCC em Medicina

91. O SOFRIMENTO DOS IDOSOS COM A ANGINA
Angina é uma forte dor no peito causada pela falta de oxigênio, que deixa de chegar ao músculo cardíaco e pelo estreitamento das artérias que conduzem sangue ao coração. A dor é o sinal de que o coração está recebendo menos sangue do que precisa. A dor é descrita geralmente como pressão, pontadas, ardor ou sensação de choque, que podem ser provocadas nos peitos, costas, braços, ombros ou pescoço. Histórico familiar, tabagismo, diabetes e colesterol alto são algumas possíveis causas da angina.

92. O EXCESSO DE EXPOSIÇÃO AO SOL E SEUS MALEFÍCIOS
O excesso de exposição ao sol pode causar câncer de pele – o principal, envelhecimento precoce da pele, acne, alergia ao sol, queimaduras – tanto pequenas quanto severas e melasmas (manchas da cor marrom na pele). Enganam-se quem acha que se precisa passar protetor solar somente em dias de sol. Pelo contrário, em dias nublados também se exige o uso dele, como proteção 

93. COMPROMETIMENTO DO CONTROLE MUSCULAR: DOENÇA DE PARKINSON
É consequência de um problema em uma pequena área do cérebro que ajuda no controle do movimento e equilíbrio. Por motivos desconhecidos, as células dessa parte do cérebro deixam de funcionar. São mais comuns em pessoas idosas, porém há casos também em pessoas jovens. E há casos em que o desenvolvimento desse problema se dá na infância. Mas é raro.

94. DEPRESSÃO EM IDOSOS
É mais comum do que se pensa. A depressão em idosos se dá pelo indivíduo depender de outra pessoa, para andar ou comer. Isso acontece geralmente se o idoso já sofreu um AVC ou algum tipo de acidente que o impeça de fazer as atividades normais do dia a dia. Outra causa da depressão em idosos é a perda do parceiro e conseqüentemente a perda da vontade de viver, caindo assim em profunda tristeza.

95. MACONHA USADA COMO MEDICAMENTO?
Legalizar a maconha para fins terapêuticos representa um avanço para a medicina. A droga é mais uma possibilidade de tratamento para dor em doenças como câncer, aids, esclerose múltipla e glaucoma. Em muitos países a droga já liberada e no Brasil, a justiça brasileira autorizou neste ano de 2014 o uso da erva para tratamentos severos de saúde.

Da Pergunta Científica à publicação, veja como fazer seu TCC em Medicina

96. CAUSAS DO “DELIRIUM”
Delirium é um estado de confusão mental. É um dos primeiros transtornos neurológicos conhecido, sendo descrito por Hipócrates por volta de 460-366 a.C. Os principais sintomas são: Alterações da consciência e da atenção. Desorientação, comprometimento da memória, do pensamento e do juízo, distúrbios de comportamentos e do humor – apatia, irritabilidade, euforia e ansiedade – e déficits cognitivos.

97. DEMÊNCIA VASCULAR DE INÍCIO AGUDO
A Demência Vascular é a 2ª causa mais freqüente de demência em países ocidentes (10%). Hoje se sabe que a Demência Vascular, depois do Alzheimer, talvez seja a causa mais importante de demência. Ela se caracteriza por múltiplos infartos que vão ocorrendo no cérebro ao longo da vida do indivíduo, que tem uma pequena isquemia, depois outra e mais outra.

98. PTERÍGIO E SEUS RISCOS A VISÃO
O pterígio é quando forma-se uma camada carnosa – espécie de uma pele - por cima da córnea. Trata-se de uma irritação ocular crônica. As causas são excessivas exposições ao sol e ao vento. Além do olho vermelho, o pterígio causa a sensação de um corpo estranho e um ardor ocular. O uso de óculos solar é essencial na prevenção dessa irritação e uso de colírios nesse caso é recomendável.

99. FECALOMA
É uma massa dura, grande e seca de fezes localizada no reto. Resulta de uma retenção e acúmulo prolongados das fezes. Causas comuns incluem hábitos intestinais deficientes, falta de atividade física, desidratação, dieta inadequada. Geralmente, o fecaloma manifesta-se em crianças, idosos e cadeirantes. A remoção dessa massa pode ser feita por meio de lavagens de limpeza, uso de supositórios, laxantes e em último caso, quando nada surte efeito, pode ser feita a remoção manual.

100.TRAUMATOLOGIA FORENSE
É um ramo na medicina legal que visa estudar lesões corporais resultantes de traumatismos de ordem físicas ou psicológicas. A Traumatologia Forense tem por objeto o estudo dos efeitos na pessoa das agressões físicas e morais, como também a determinação de seus agentes causadores. Os exames são feitos através de perícia na vítima e pelo exame de corpo de delito – quando a vítima ainda está na cena do crime. Porém o corpo de delito também inspeciona no local inteiro.

Da Pergunta Científica à publicação, veja como fazer seu TCC em Medicina

Fonte:  Assessoria Escrita


26 Publicações - 0 Seguidores

  • 26 Publicações