94 Publicações -

11 Especialidades Médicas com mais potencial para o futuro

há 9 meses     -     
11 Especialidades Médicas com mais potencial para o futuro


A Medicina já mudou e ainda vai mudar muito por causa das inovações tecnológicas. O médico Bertalan Mésko é conhecido mundialmente por trabalhar com Medicina Futurista e, em um artigo no site Medical Futurist, ele lista as 11 especialidades que acha que têm mais potencial para crescer com a expensão da tecnologia na Medicina.

Veja quais são:

Medicina Generalista
Para Mésko, a tecnologia pode permitir que os médicos dediquem mais tempo ao paciente. Isso pode acontecer porque sensores vestíveis serão capazes de transmitir ao smatphone dos médicos dados vitais do paciente, avisando-o (inclusive remotamente) quando algo não está correto.

Isso pode permitir que o médico generalista seja um cuidador do paciente e tenha mais disponibilidade para aconselhá-lo.

Obstetrícia e Ginecologia
Essa especialidade pode avançar muito com o uso de sensores que podem monitorar os sinais vitais da mãe e do bebê, garantindo que os cuidados necessários serão providenciados rapidamente em casos de emergências.

Radiologia
Novos computadores cognitivos poderão escanear milhares de imagens radiológicas em segundos. Para Mésko, isso não irá substituir o trabalho humano, e sim fazer com que os radiologistas supervisionem os algoritmos e ganhem tempo para investir em pesquisa e inovação.

Oftalmologia
Essa especialidade tem grande potencial de crescimento com o surgimento de novos implantes retinianos e lentes de contato digitais.

Medicina Esportiva e Reabilitação
A inovação tecnológica já afetou bastante essa área. Primeiro, com os aplicativos que focavam em pessoas que se exercitam, depois com os aplicativos desenvolvidos especialmente para medir a performance de atletas. Com isso, a Medicina Esportiva passa a ter dados mais concretos para medir como os pacientes estão evoluindo.

Oncologia
Para Mésko, a Oncologia irá ditar os caminhos da medicina personalizada. Sequenciamento genético e o estudo sobre biomarcadores estão contribuindo para o processo. Os tumores poderão ser diagnosticados precocemente e sem a necessidade de um procedimento cirúrgico.

Dermatologia
A Dematologia também é uma área que já começou a ser afetada positivamente pelos avanços tecnológicos. Hoje os pacientes já conseguem enviar imagens da pele para os médicos através de smartphones. Para Mésko, todos ganham: os pacientes precisam mais esperar por atendimento no consultório e o médico consegue resolver casos simples em menos tempo.

Emergência
Há situações de emergência em que o tempo é crucial. Isso requer respostas rápidas, e as inovações tecnológicas ajudam nesse sentido. Além disso, drones médicos têm capacidade de transportar rapidamente drogas, vacinas e materiais.

Gastroenterologia
A nanotecnologia ajudará muito os gastroenterologistas a analisar o estômago e os intestinos. Mésko cita a Pill-Cam, uma câmera do tamanho de uma pílula que pode ser engolida pelo paciente. Com ela, o médico pode visualizar o intestino delgado, esôfago e cólon.

Doenças infecciosas
Com a globalização, doenças infecciosas podem ser transmitidas muito facilmente para diversas partes do mundo. A tecnologia vai ajudar a Medicina a estar sempre preparada para enfrentar epidemias

Cirurgia
O futuro das cirurgias é serem guiadas por dados, lrobores e inteligência artifical. Tudo isso pode elevar o nível de precisão e eficiência dos cirurgiões a um patamar nunca antes visto.


94 Publicações - 0 Seguidores

Nossa comunidade existe para orientar nas principais decisões da carreira do médico, oferecendo um espaço para compartilhamento de conhecimento dos nosso membros.

  • 94 Publicações