43 Publicações -

12 dicas para acabar com a procrastinação

há 3 meses     -     
12 dicas para acabar com a procrastinação


1
. Crie um ambiente adequado: escolha um espaço voltado para o estudo… a biblioteca da faculdade, seu quarto ou até a cozinha da sua casa. Qualquer ambiente vale, desde que seja um local com poucos estímulos externos. Nada de estudar deitado na cama, hein?  (nada de estudar deitado na cama, hein?). Dica extra: organize sua mesa e escolha uma cadeira confortável.

2. Se afaste das distrações. Deixe o celular DESLIGADO carregando na tomada, se desconecte do Facebook e outras mídias sociais. Hoje em dia, existem até alguns aplicativos que ajudam a bloquear certos sites, como o SelfControl.

3Tenha um PROPÓSITO em mente: não precisa planejar o ano inteiro de estudos, determine os objetivos daquela semana e daquele dia, e quebre em pequenas tarefas: Resolver 30 questões? Ler 10 páginas? Aprender sobre cetoacidose diabética? Lembre-se: é sempre melhor ter uma meta realista

4. Escreva sua lista de afazeres. Colocar seu plano no papel  - ou em uma lousa ou na tela do celular -  ajuda a torná-lo mais concreto.

5Snacks: comer um chocolatinho ou uma balinha pode ajudar a manter o foco durante os estudos… mas não exagere! Uma dica é comer uma FRUTA em vez de um doce - separar gomos de mexerica ou uvinhas, por exemplo.

6. Beba água! Sério, tenha uma garrafa de água ao seu alcance e vá bebendo enquanto faz suas atividades. 

7. Saiba qual a forma de estudar que funciona melhor com você: se você percebe que não consegue ficar lendo textos longos sem dormir, então selecione outro método e o experimente, até você perceber qual é o método que te deixa mais focado.



8. Ouvir músicas enquanto estuda pode ser bom para algumas pessoas, mas pode funcionar como outra distração também… Uma dica é escolher músicas instrumentais ou que estejam em uma língua que você não entende. Outra dica: para quem gosta do barulho da chuva, é bem fácil achar no Youtube gravações de horas seguidas com esse som… Há vários alunos que conseguem se concentrar melhor ao "ouvir a chuva” enquanto estudam.

9Faça pausas: um método bastante conhecido - e que também preconizamos na Sanar - é o Método Pomodoro. De forma bem resumida: trabalhe por 25 minutos, SEM PEGAR O CELULAR OU CHECAR SEU FACE; ao fim desse tempo, descanse por 5 minutos; retorne ao trabalho, e repita o processo; após 4 desses períodos, faça uma pausa mais longa de 30 minutos.

Leia Mais: Otimizando o seu tempo com o Método Pomodoro

10. Lembre-se de separar um dia (ou pelo menos um período) da semana para NÃO ESTUDAR! 

11. Sabemos bem que a vida de médico/estudante de medicina pode ser muito atarefada e sem tempo livre, entre plantões e noites mal dormidas… Mas, se você determinou previamente que aquele dia é de estudo, então se esforce para estudar, nem que seja só 1 HORA! Um exemplo: digamos que você chegou em casa 21h, após um plantão pesado de 12 horas… Procure separar 1 hora para estudar: use o método que menos te dá sono ou do qual você gosta mais e utilize o método Pomodoro. Resolva testes por 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos (pra conversar no Whats, ver memes na internet ou dar uma caminhada pela casa), e então use o resto do tempo para conferir as respostas das questões. Mas não precisa resolver questões se você não curtir: pode ler algumas páginas da sua apostila ou só ver um vídeo do nosso curso da Sanar, que dura 15 minutinhos :D

12. Por fim, não se culpe demais ou não se frustre tanto se não conseguir cumprir o que você determinou. É normal não conseguir fazer todas as suas tarefas ou não conseguir estudar nada em determinado dia… Mas se esforce para tentar fazer aquilo que você precisa, DENTRO DOS SEUS LIMITES: reconheça quando você está exausto demais ou quando não está mais absorvendo o conteúdo…Bons estudos!

E, se você tiver dificuldade, sinta-se à vontade para recorrer à Equipe Sanar! 

43 Publicações - 0 Seguidores

  • 43 Publicações