3348 Publicações -

4 Dicas de como otimizar o seu tempo de estudo

há 1 ano     -     
4 Dicas de como otimizar o seu tempo de estudo


Aquele edital que você tanto esperava foi aberto, você tem que trabalhar em um turno, cuidar da vida pessoal em outro e ainda arranjar tempo para estudar. Então, como estudar bem para um concurso sem perder tempo? Como se preparar para aquela prova que você tanto esperava?
Aqui, temos algumas dicas de como otimizar o tempo de estudo e aproveitar as 24 horas do seu dia. Basta ter disciplina e organização, que tudo pode dar certo.
 
1 – Faça um cronograma de estudos
 
Começar pelas matérias de conhecimentos específicos é a melhor maneira de programar os estudos, pois normalmente, os itens dessas questões são os que valem mais pontos, já que não são do conhecimento de todos, como conhecimentos gerais, atualidades e entre outros.
Seguindo por este ponto de vista, você também pode começar a estudar pelas matérias que acha mais complicadas, assim terá mais tempo de fazer atividades, ler e esclarecer dúvidas e deixar mais para frente os assuntos que tem mais facilidade em aprender, ou que já tem uma ideia sobre o que se trata. O importante é separar o conteúdo a ser estudado e dar a devida atenção que ele merece.
 
2 -  Estude em um ambiente apropriado
 
Dê preferência aos ambientes que te livrem de qualquer tipo de distração. Uma cadeira e uma escrivaninha em vez de estudar deitado (a) na cama, no chão, ou sofá, pois a probabilidade de cair no sono ou se dispersar é bem maior (sem falar o mal que esse tipo de postura pode causar a sua coluna).
E lembre-se, redes sociais e uso do celular, só depois do estudo.
Evite música se ela pode te distrair e é sempre bom avisar aos amigos e/ou familiares que esse horário e espaço que você reservou, são somente para os seus estudos, assim, pode evitar interrupções.
 
3 – Organize-se

Não adianta ter diversas matérias para estudar e nenhuma organização. Desse jeito, você só perde tempo e acaba não aprendendo nada, o que ninguém quer, não é?
Organização e uma boa rotina são a chave para a otimização do tempo de estudo.
 
4 – Faça simulados e tente responder provas antigas da banca organizadora
 
Uma boa dica é você trabalhar o raciocínio e colocar em prática o que aprendeu com questões já prontas na internet, e-books, livros etc.
Outra forma inteligente de estudar, é buscar provas passadas realizadas pela banca organizadora do concurso que você quer participar, pois assim, você vai saber qual o tipo de prova eles produzem e vai ter um melhor preparo.

 
Tudo isso é possível se o concurseiro conseguir organizar sua agenda e criar bons hábitos. É importante lembrar também que qualidade é muito melhor que quantidade. Não adianta você separar horas de estudo e não conseguir absorver e produzir quase nada, o que importa é a qualidade de seu estudo e o que você conseguiu aprender.
Por isso também, não procure aprender várias matérias em um dia só, isso só irá te prejudicar e causar cansaço mental.

Veja também:

6 Dicas de Saúde para o Concurseiro

Enfermagem | Farmácia | Fisioterapia | Medicina | Medicina Veterinária | Nutrição | Odontologia | Psicologia 
 


 
3348 Publicações - 0 Seguidores

  • 3348 Publicações