93 Publicações -

4 dicas simples para Liderança médica efetiva. | Colunistas

há 4 semanas     -     
4 dicas simples para Liderança médica efetiva. | Colunistas

4 dicas simples para Liderança médica efetiva.


Como médicos muitas vezes somos vítimas de uma formação ineficiente e arcaica, durante todo o percurso acadêmico é nos ensinado ferramentas técnicas para podermos exercer com excelência nossa profissão. No entanto, para se atingir um resultado acima da média e para ter uma entrega extraordinária, é preciso possuir outras ferramentas em nosso arsenal.

Howard Gardner, pesquisador de Harvard, chocou a comunidade científica quando ressignificou a inteligência com seu postulado: “As inteligências múltiplas de Gardner” - descreveu nove tipos distintos de inteligências que são inerentes a todos nós.

Nossa sociedade foi construída com uma mentalidade industrial, não é de se espantar que nesse cenário a estruturação acadêmica foi desenhada para desenvolver três tipos de inteligências específicas: lógico matemática, linguística e espacial.

Hoje vivemos a quarta revolução industrial, a era pós digital, somos contemporâneos ao desenvolvimento da inteligência artificial, dos softwares médicos e das mudanças organizacionais na área da saúde, obviamente a nossa forma de trabalhar está mudando.

Em nossa realidade atual e perspectiva futura não podemos nos abster as mudanças significativas que acontecem, o médico de resultado do passado não tem as mesmas competências que o de hoje.

É importante que outras habilidades sejam desenvolvidas durante nossa formação, retomando as inteligências múltiplas, hoje vou falar sobre inteligência interpessoal, mais especificamente sobre quadro dicas simples de liderança e gestão de pessoas - independente de optar por uma carreira intra hospitalar, autônoma ou empreendedora, saber liderar pessoas é uma das competências mais importantes e, quanto mais você prosperar em sua jornada, mais precisará dessa habilidade.

A primeira dica para se tornar um líder de resultado é estabelecer com clareza o seu propósito: para onde você quer ir? Para onde quer levar seu time? Que resultados quer atingir e porquê? Estabeleça a direção antes de mais nada.

Após ter desenhado seu propósito é preciso estabelecer o modo como guiará seu time até ele, para isso é preciso conhecer seus valores pessoais, que são o que te movem, é o que nunca se deve abrir mão, o que é inegociável. A segunda dica é que elenque seus valores de forma hierárquica e trabalhe em harmonia com eles. Por exemplo, se você possui como valor mais forte honestidade transfira esse valor para seu estilo de liderança, haja sempre respeitando-o, isso lhe trará mais que resultado, lhe proporcionará realização pessoal. Não fira seus valores, isso lhe causará dor e sofrimento.

Sua equipe deve ser formada de pessoas com pensamentos diferentes e valores semelhantes.

Estabelecido propósito e valores a terceira dica é: foque nas pessoas; elas são o maior ativo de uma empresa, as tenha como diferencial estratégico. Selecione bem seu time e tenha na comunicação sua atenção genuína, compartilhe planejamentos, objetivos, alinhe as expectativas, discuta acertos e erros; desenvolva as pessoas continuamente. Seja contagiante.

“Conhecer o ser humano. Essa é a base de todo o sucesso.” – Charles Chaplin

Para se ter resultado como líder é preciso ter generosidade para ensinar o que sabe, coerência para se praticar o que ensina e humildade para perguntar o que se ignora.
Segundo a definição de Vicente Falconi, “liderar é bater metas com seu time de forma ética”, simples, mas não é fácil. Assim como qualquer outra habilidade é preciso muito estudo e prática. O mais importante é ter consciência da importância que essa ferramenta terá em sua carreira e não se esqueça, o reconhecimento de um consultório, de uma clínica ou até mesmo de um hospital é reflexo das pessoas que neles trabalham. 

A quarta dica é: Tenha a melhoria contínua como estilo de vida, identifique seus pontos frágeis e aja constantemente sobre eles, seja generoso consigo mesmo em assumir suas dificuldades e falhas, aprenda com as adversidades e veja cada desafio como um novo aprendizado. Seja melhor a cada dia.

Nós, médicos, precisamos estar preparados para liderar a saúde de nosso país.

O que você está fazendo hoje para se tornar um líder de resultado?

Leonardo De Gasperi
Médico, COACH e professor de PODERES ESPECIAIS para Médicos de Resultado

 
93 Publicações - 0 Seguidores

Nossa comunidade existe para orientar nas principais decisões da carreira do médico, oferecendo um espaço para compartilhamento de conhecimento dos nosso membros.

  • 93 Publicações