3356 Publicações -

4 técnicas de como chutar em provas de concurso

há 1 ano     -     
4 técnicas de como chutar em provas de concurso


Agora, vamos falar de algo que quase todo mundo (se não todo mundo) faz quando não sabe responder alguma questão de múltipla escolha. Ou vai dizer que nunca arriscou em alguma alternativa? Afinal, é melhor chutar em uma questão que se tem dúvida, do que deixar em branco, não é mesmo?
 
Geralmente, quando a gente se depara com uma questão que não sabe responder, principalmente se essa prova é muito importante, nossa primeira reação é se desesperar. A tensão e o nervosismo tomam conta da gente e tudo que a gente consegue prometer é que vai estudar mais na próxima. Quem nunca?
 
Estudar muito, sempre é a melhor alternativa do que contar com a sorte, mas chutar não precisa simplesmente ser uma questão de sorte, mesmo não sendo uma ciência exata. É possível aplicar algumas técnicas para escolher a melhor alternativa naquele momento que falta o conhecimento necessário para resolver tal questão. Por mais consciente que seja, no entanto, é bom lembrar que o chute não substitui o estudo. Além disso, nem sempre a resposta certa será aquela que a “técnica do chute” indicar. 
 
Com tal técnica, as vezes é possível acertar uma questão apenas olhando pras alternativas até porque, um bom candidato também deve estar preparado para chutar. Mas espere aí! Se for em uma prova em que uma questão errada anula uma questão certa, não vale a pena o risco.
 
É bom saber que:
1 – As bancas dificilmente colocam assuntos muito controvertidos (salvo especificado na bibliografia)
É bom estar em dia com o que é predominante no estudo da disciplina e, principalmente, com as referências bibliográficas feitas pela banca.

2 – Não estranhe caso se depare com questões muito semelhantes
É possível restringir as alternativas, já que o trabalho da banca é selecionar quem sabe a questão certa, por isso, a tendência é que se repitam mais vezes as respostas certas dentro da própria questão.

3 – É possível eliminar alternativas muito categóricas
Alternativas que não abram espaço para exceções ou que contenham palavras como “nunca”, “sempre”, “sem exceções”, “jamais” etc. têm maior chance de estarem incorretas. 

4 – Cuidado com a alternativa “A”
É bom lembrar também que sempre que a alternativa da letra “A” pode ser uma casca de banana. Então sempre que achar que essa alternativa possa ser a correta, leia mais uma vez e releia para ter certeza disso. O examinador também tende a não colocar todas as respostas em uma mesma letra. Logo, se estiver em dúvida entre alguma letra marque aquela que não está sendo repetida. 

E o mais importante: mesmo sabendo as técnicas de chute, não confie apenas nelas, pois sabemos que nem sempre podem estar corretas e o certo mesmo, é se aplicar nos estudos antes de realizar uma prova tão importante.

Mesmo que você saiba todas essas técnicas, confira aqui como não precisar chutar e arrasar na prova que deseja:

Medicina | Enfermagem | Farmácia | Fisioterapia | Medicina Veterinária | Nutrição | Odontologia | Psicologia
 
3356 Publicações - 0 Seguidores

  • 3356 Publicações