3348 Publicações -

5 dicas de como se apaixonar pela sua rotina na #SemanaDoEstudante

há 1 ano     -     
5 dicas de como se apaixonar pela sua rotina de estudos



Você consegue lembrar da sua vida antes de escola? Antes das tarefas de casa e dos boletins?
Pois bem, a rotina de estudos é uma constante em sua vida desde que você era só uma criança. Com o tempo, as obrigações acadêmicas só ficaram mais pesadas e perderam de uma vez aquele toque lúdico da infância, não é? Aposto que a maioria dos seus amigos já encerrou a vida estudantil e você se sente um pouco isolado entre as apostilas e vídeo-aulas...

Não é o cenário mais animador do mundo, mas você precisa lembrar que manter uma rotina de estudos é o que vai te levar à aprovação em um bom concurso público.

Uma rotina de estudos exige da gente muito mais do que vontade. Você precisa fazer com que a rotina seja sua aliada. A gente sabe que essa tarefa não é nada fácil e por isso organizamos algumas dicas para você fazer as pazes com a sua rotina de estudos:

1. CONDICIONE A SUA MENTE

Neurocientistas garantem que qualquer atividade repetida regularmente pode se tornar um hábito. A regra vale para mudanças na alimentação, na prática de exercícios físicos e para começar ou potencializar aquela rotina de estudos. O primeiro passo é encarar a mudança com positividade. Pare de remoer aqueles velhos pensamentos de que a preparação é uma passagem pelo inferno, que você sofre e não vive... Pense que esse momento é crucial para que você conquiste os seus objetivos. Lembre que é um privilégio poder dedicar seu tempo aos estudos. Ter uma atitude positiva vai ajudar a condicionar a sua mente e logo você se sentirá muito melhor.

2. RESERVE UM HORÁRIO PARA ESTUDAR

Ser concurseiro é o seu trabalho agora. Então, como um funcionário dedicado, você deve delimitar os dias e horários para estudar. Anote em sua agenda ou pregue um cartaz numa parede bem vísivel. A ideia é, literalmente, não perder a  sua rotina de estudos de vista :) E seja sempre pontual, hein? Você pode ser promovida de concurseiro a concursado.

3. SE PERMITA PEQUENOS PRAZERES

Ok. Acabamos de dizer que você deve estudar na hora de estudar e deixar todo o resto para depois. Mas você é um adulto, tem responsabilidades, e também precisa de um pouco de prazer para não se sentir tentado a abandonar a rotina. Não fique muitas horas lendo. Faça pausas de alguns minutos entre os assuntos e questões. Dê uma volta. Coma alguma coisa que você goste. Ou, se é do time da endorfina, encontre uma atividade física que caiba na sua vida e no seu bolso. Mas lembre de retornar as estudos.

Leia mais: Organize seu tempo com o médoto Pomodoro.

4. SEJA CRIATIVO


Os dias não precisam ser todos iguais só porque você precisa estudar diariamente. Abuse da sua criatividade. Você sempre estuda sentado na mesma cadeira e admirando a mesma parede? Pois bem, mude a vista. Leve os livros para dar uma volta, leia em um parque, assista as vídeo-aulas em um café... Você já experimetou fazer anotações de uma forma diferente do convencional? Já usou aplicativos? Já tentou fazer um mapa mental? Pois é, existem diversas formas de fazer o que você está fazendo agora e variar a rotina pode torná-la muito mais gostosa.

5. NÃO DESISTA

Sim, é necessário muita persistência para não desistir dessa vida de concurseiro. Você vai precisar de muita disciplina para não cair na tentação e deixar todas as suas obrigações para depois do lazer. Você vai se sentir desmotivado alguns dias, por mais que varie a rotina ou coma chocolate enquanto resolve questões antigas. A nossa maior dica para você é: LEMBRE DO SEU OBJETIVO. Quando você for aprovado, todos os momentos de angústica e cansaço terão valido a pena. Pensa em seu nome no Diário Oficial e desista de desistir.

#SemanaDoEstudante






3348 Publicações - 0 Seguidores

  • 3348 Publicações