3411 Publicações -

5 dicas para aliviar a dor no joelho

há 2 anos     -     
5 dicas para aliviar a dor no joelho



A dor no joelho deve passar completamente em 3 dias, mas se ainda incomodar muito e limitar os movimentos, é importante consultar um ortopedista para examinar o joelho e tratar a causa da dor corretamente. No entanto, é possível aliviar a dor no joelho enquanto espera pela consulta com os seguintes passos: 

Dica 1: Colocar gelo
Aplique compressas geladas durante 3 minutos para diminuir o inchaço logo após ter batido o joelho e durante os 2 dias seguintes. O gelo também pode ser usado para reduzir o inchaço no caso de reumatismo, por exemplo.

Dica 2: Fazer uma massagem
Faça massagens no joelho para evitar que fique duro, movimentando o osso redondo do joelho, de um lado para o outro durante 3 a 5 minutos, apoiando o pé do lado como mostram as imagens.

Dica 3: Colocar uma compressa morna
Aplique compressa morna comum pano morno ou uma gaze molhada em chá de camomila morno sobre o joelho que dói durante 5 a 10 minutos, 2 a 3 vezes por dia, para aliviar a dor quando o joelho já não está inchado. Isto nunca deve ser feito quando o joelho está inchado, como após uma queda ou pancada pois pode piorar o inchaço. Tire suas duvidas sobre como e quando usar compressas quentes ou frias.

Dica 4: Drenagem postural
Deitado na cama ou no sofá, levante a perna do joelho que está doendo, colocando uma almofada em baixo do pé para melhorar a circulação do joelho e diminuir a dor.

Dica 5: Fazer alongamentos
Alongue suavemente a perna do joelho que está doendo, dobrando a perna para trás sem forçar muito, apoiando-se numa cadeira para não cair.
A dor no joelho normalmente surge por causa de uma lesão provocada por uma queda na calçada, por exemplo, ou devido a artrite, artrose ou gota, que são doenças crônicas que em geral fazem o joelho doer. Porém a dor localizada no joelho pode ter outras causas.


Quando ir no médico
É recomendado ir ao ortopedista quando a dor no joelho não melhora em 3 dias com estas dicas ou piore, para que o médico possa examinar o joelho e descobrir a causa, recorrendo a exames de diagnóstico como raio X ou ressonância magnética.
O tratamento para aliviar a dor no joelho pode ser feito com fisioterapia e com remédios analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico como Paracetamol, Ibuprofeno, Diclofenaco ou Coltrax, por exemplo.

Fonte: Tua Saúde

3411 Publicações - 0 Seguidores

  • 3411 Publicações