3449 Publicações -

5 dicas para fazer um resumo perfeito para concursos

há 1 ano     -     
5 dicas para fazer um resumo perfeito para concursos


Uma técnica muito boa utilizada para revisar para o concurso é a prática de fazer resumos. Isso porque, através do resumo ambas as pessoas que exercitam melhor a memória através da escrita e através da leitura, saem beneficiadas pelo exercício de desenvolver resumos.
 
Os resumos te possibilitam ir desenvolvendo sua capacidade de síntese, ao passo em que vai sendo escrito, e também de ter um resultando final dos pontos mais relevantes que devem ser relembrados. Mas, muitas pessoas na hora de formular o resumo acabam em uma cópia idêntica ao livro os às aulas e esquecem que o grande diferencial do resumo é saber selecionar as informações mais importantes.
 
Mesmo sem poder ter certeza de que conteúdo será cobrado na prova, nós sempre temos ideia de que assunto é mais relevantes e é a partir deles que devemos construir nossos resumos. Por isso selecionamos algumas dicas para que o seu resumo seja sucinto e, ainda assim, completo:
 
1) Saiba o que você precisa aprender: Isso só poderá ser feito através do edital. Leia o edital novo e os antigos referentes ao mesmo certame para poder ter uma noção dos assuntos mais recorrentes. Fazer questões antigas do mesmo concurso também te ajudarão a selecionar melhor os assuntos que devem estar presentes no seu resumo.
 
2) Use suas próprias palavras: Alguns conteúdos ficam muito mais fácil de serem relembrados quando anotamos eles com as nossas próprias palavras. Assim, podemos garantir que ao rever certo assunto, será muito mais fácil entende-lo e recordá-lo. Escreva como se estivesse explicando para alguém e você será capaz de pensa mais sobre o assunto.
 
Médico(a): Conheça a melhor forma de se preparar para um concurso! 

Psicólogo(a): Conheça a melhor forma de se preparar para um concurso! 

Enfermeiro(a): Conheça a melhor forma de se preparar para um concurso! 

Vetrinário(a): Conheça a melhor forma de se preparar para um concurso! 


3) Escreva à mão: É comum que cada vez mais pessoas substituam as folhas de papel pelo computador, até pela própria agilidade. Mas, acredite, escrever seus resumos à mão, segundo pesquisas, faz seu cérebro trabalhar de forma diferente de quando se está digitando. Quando o resumo é escrito à mão ele envolver muito mais regiões do seu cérebro e quanto mais áreas envolvidas durante o estudo, melhor será sua capacidade de aprendizado e memorização.
 
4) Sublinhe e destaque apenas palavras chaves: É comum, quando fazemos os resumos, sair sublinhando mil informações que acreditamos ser importante, porém, quando o resumo é grande é importante criar filtros que nos façam chegar rápido às informações que queremos. É por isso que devemos destacar apenas palavras que sejam chaves para que se chegue à algum assunto específico.

Farmacêutico(a): Conheça a melhor forma de se preparar para um concurso! 

Dentista: Conheça a melhor forma de se preparar para um concurso! 

Nutricionista: Conheça a melhor forma de se preparar para um concurso! 

Fisioterapeuta: Conheça a melhor forma de se preparar para um concurso! 

 
5) Use e abuse dos tópicos: Dividir as matérias por tópico tornará o seu resumo muito mais organizado e limpo. E quando as informações estão mais claras e melhores dispostas à nossa leitura, fica muito mais fácil desenvolver a leitura.
 
Além disso, lembre-se de ler e reler o seu resumo e, também, que um resumo não precisa necessariamente ser finalizado. Se você acha que deixou alguma informação de fora ou que precisa adicionar mais coisas que sejam pertinentes, volte ao seu resumo, complete-o e melhore-o. E bons estudos! ;)
 
 
3449 Publicações - 0 Seguidores

  • 3449 Publicações