93 Publicações -

5 jogos para médicos: interatividade a favor do conhecimento | Colunistas

há 3 semanas     -     
5 jogos para médicos: interatividade a favor do conhecimento | Colunistas
5 jogos para médicos, a interatividade a favor do conhecimento.
 
Com a revolução técnico-científica, novos hábitos se incorporam ao cotidiano das pessoas, novos conceitos sociais, novas formas de trabalho e, por conseguinte, novas competências profissionais.
 
Na área da acadêmica, estas tecnologias, protagonizadas pelas redes sociais e aplicativos, surgem como uma alternativa a mais no processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, os jogos são uma maneira lúdica e acessível para obter conhecimento, certamente até Hipócrates se renderia aos encantos da era digital para aprender mais , não é mesmo? Então, se você é médico ou estudante de medicina, esses jogos podem te ajudar a deixar as redes sociais um pouco de lado, para mergulhar na interatividade em busca de novos desafios.
 
1. IRRADIOLOGY: 
Uma estratégia de aprendizagem valiosa para acadêmicos de medicina e residentes cujo tempo livre é raro, o iRadiology permite a rápida revisão de casos de radiologia mais comuns na atividade clínica. E o melhor não necessita de conexão com a internet, ou seja, você não corre o risco de se distrair com as redes sociais em seu tempo de estudo! O Classics Collection iRadiology de Lieberman é um compilado de mais de 500 imagens inéditas que revelam os achados radiológicos clássicos de uma infinidade de anormalidades.
 
2. DUOLINGO:
É um dos maiores sites para aprendizagem gratuita de idiomas do mundo. Nesse aplicativo, estão disponíveis para aprender uma infinidade de idiomas: espanhol, inglês, francês ,alemão, italiano, russo, entre outros. E o melhor de tudo: O jogo é divido em estágios, e previamente é realizado um nivelamento ; ainda que o estudante não tenha uma boa base de umas dessas línguas estrangeiras ,fica bem mais fácil de aprender. Além de estar disponível para uso completo e irrestrito na web, o Duolingo apresenta versões para Android, iOS (iPhone iPad e iPod touch) e Windows Phone. Com acesso facilitado, o serviço pode ser acessado na íntegra tanto pelo computador quanto por meio de um tablet ou smartphone.
 
3. HAND TALK:
A população de surdos no Brasil pode chegar a 10 milhões de pessoas, segundo o último censo realizado pelo IBGE. Já parou para pensar na dificuldade que essa população encontra nas consultas médicas? O Hand Talk é uma plataforma que traduz simultaneamente conteúdos em português para a língua brasileira de sinais (Libras) e tem por objetivo a inclusão social de pessoas surdas. Na medida que o médico cria habilidade com o aplicativo, e por consequência, com a língua de sinais, o profissional pode realizar a consulta com o paciente surdo, sem que exista a participação do intérprete ou acompanhante. O que assegura a privacidade da consulta,  bem como,  fortalece a  relação médico-paciente, que muitas vezes é fragilizada por essa barreira comunicativa.

4. PROGNOSIS: 
É um aplicativo bastante interativo, que através de um jogo são adicionados os sintomas e logo depois a doença é resolvida  permitindo averiguar casos clínicos complexos em poucos minutos. É interessante para treinar antes das provas práticas, que são tão temidas pelos estudantes da área da saúde, então vamos treinar com o Prognosis  antes.
 
5. RESSUSCITATION:
 É um jogo, em inglês, que apresenta um paciente com uma certa patologia e permite que você desempenhe as condutas ensinadas na sua faculdade. Os casos dão a oportunidade de análise clínica da história da doença, exame físico, elaboração do diagnóstico, e também a  administração de medicamentos para tratamento do seu paciente virtual. 
O interessante é que você pode monitorizar, realizar medicações intravenosas, e outras indicações dentro da particularidade de cada caso clínico. Você verá mudanças em tempo real no monitor cardíaco enquanto são executados determinados procedimentos ou são fornecidas várias medidas terapêuticas. Se você toma decisões equivocadas, o paciente pode entrar em óbito de imediato. Há também imagens radiológicas, apesar de não estarem em alta resolução, são  ótimas para revisar.
 
 
 
 
 
93 Publicações - 0 Seguidores

Nossa comunidade existe para orientar nas principais decisões da carreira do médico, oferecendo um espaço para compartilhamento de conhecimento dos nosso membros.

  • 93 Publicações