3565 Publicações -

Como estudar para Concurso Público com pouco tempo? Confira nossas 7 Dicas na #SemanaDoEstudante

há 4 meses     -     
7 Dicas de estudo para quem tem pouco tempo para estudar



Um edital te pegou de surpresa e você tem pouco tempo para estudar? Não entre em pânico.
Nessas situações, a melhor opção é otimizar seus estudos, fazendo com a qualidade do seu aprendizado compense o pouco tempo que restou para se dedicar ao conteúdo.

É sempre bom lembrar da necessidade de se organizar e elecar prioridades

Você precisa usar cada minuto ao máximo e não desperdiçar o pouco tempo disponível. Mas, não, isso não significa deixar de dormir para estudar. Até porque, com a privação de sono, você teria uma queda de produtividade - trate de descansar.

Preparamos uma lista de dicas para você aprender a otimizar seu tempo e seus métodos de estudo, vamos lá:

1. FAÇA UM ROTEIRO DE ESTUDOS

Não importa se falta um mês ou dois dias até a prova, o primeiro passo de sua preparação sempre será o mesmo: leia o edital com bastante atenção. Descubra quais conteúdos serão cobrados e, então, faça um roteiro de estudos. Anote todo o seu cronograma em uma agenda. Olhar a agenda lhe dará uma compreensão muito melhor sobre como será a sua semana, mês ou semestre. Essa visão vai te ajudar a organizar o seu tempo. 

Até aqui, incentivamos que você faça um roteiro geral, certo? Pronto, agora faça uma lista detalhada para cada conteúdos - quais capítulos ou conceitos foram pedidos no edital? Divida o tempo disponível de acordo com o volume de cada conteúdo. 

Ainda está em dúvida de como preparar o roteiro de estudos?
Temos um material para você: Aprenda a planejar os seus estudos. 

2. SAIBA APROVEITAR O TEMPO

Faça um compromisso com você mesmo: não vai adiantar sentar para estudar se você não encarar esse momento como uma aula real. Utilize seu tempo com seriedade. Comece desligando o celular e só use a internet para pesquisar ou esclarecer dúvidas que surjam duante as leituras. Os aparelhos eletrônicos são uma armadilha para quem não pode perder a concentração. 

Outra boa dica é optar por estudar sempre nos mesmos horários do dia. Escolha o período em que sente o seu cerébro mais alerta. Algumas pessoas gostam de estudar os materiais logo depois da aula, quando o conteúdo ainda está fresco na mente. Outras, preferem descansar a mente antes de avisar o conteúdo apresentado na aula. 

3. FAÇA QUESTÕE DE PROVAS PASSADAS

Parece uma dica óbvia, mas muitos concurseiros acabam esquecendo da necessidade de praticar o que está aprendendo. 

Deixe selecionadas questões sobre o que você está estudando e regularmente veja essas questões e as responda. Isso irá te ajudar a colocar em prática o que aprende. Esse tipo de exercício também é excelente para avaliar seu conhecimento e saber se você está realmente aprendendo o que está estudando. Caso você perceba que não está acertando, pode ser um momento de reforçar os estudos naquele conteúdo.

Outra dica óbvia: dê preprefência às provas da mesma banca do concurso que você irá prestar.


4. COMECE A ESTUDAR

Da mesma forma que é importante escolher quando e o que estudar, também é necessário escolher o local. Escolha um lugar tranquilo, iluminado e sem perturbações para poder absorver a disciplina. Escolher o ambiente correto significa selecionar um lugar onde você se sinta “localizado” e livre de distrações. Evite ficar perto de uma televisão ou ir a lugares onde pessoas estejam conversando ou rindo. Se estiver estudando no quarto, feche a porta e procure não estudar na cama, pois a tendência é que dê sonolência.

Atente-se que o momento do dia em que você estuda é tão importante quanto o ambiente. Caso você seja alguém que acorda cedo e acha melhor estudar na manhã, maximize seu tempo de estudo matinal. Caso você seja uma pessoa da noite, deixe para o fim do dia.

5. TENHA CALMA

É difícil manter a calma quando se está perto de prestar as provas do tão esperando concurso, no entanto manter a calma é fundamental. Faça intervalos durante os estudos, descansar é tão importante quanto focar nos estudos. A mente trabalha melhor quando você faz uma pausa a cada 25 minutos de estudo - experimente pausar por cinco minutos. 

Leia mais: Organize seu tempo com o médoto Pomodoro.

Essa técnica ajuda a absorver a matéria e relaxar, fazendo com que sua mente se sinta renovada para mais estudos. Lembre-se também de fazer alguma atividade física, uma simples caminhada já é o suficiente. O importante é que o corpo se movimente, assim você ficará mais alerta e contribuirá para que corpo e olhos se ajustem depois do tempo excessivo concentrado em um único ponto. Não se esqueça de comer, mesmo que os lanches o ajudem a encarar uma sessão rigorosa de estudos, não pule refeições para estudar mais. Faça uma pausa para comer um lanche saudável ou alimentos que lhe deem energia!

6. ESCREVA PARA NÃO ESQUECER

Uma boa técnica para fixar o conteúdo é escrevendo os principais tópicos do assunto, como um esquema com palavras chaves que ajudam a lembrar a matéria. Pois a escrita desenvolve a criatividade e a expressão pessoal, contribuindo para o raciocínio cognitivo. Por isso, se você está estudando você precisa escrever bastante. Resumos, mapas mentais, grifos, anotações em livros, esquemas coloridos e até mesmo desenhos que lembrem o conteúdo são uma excelente técnica de memorização. Quanto maior a escrita, mais fácil será o aprendizado, então sempre que puder, escreva!

7. MANTENHA SUA MOTIVAÇÃO

Não existe estímulo maior do que pensar no objetivo alcançado. Se imagine no dia da sua aprovação, depois na nomeação e até mesmo exercendo a função. Se mantenha focado em seu objetivo e não desista, toda vez que se sentir cansado, lembre-se do porque deseja a aprovação e continue!



 



3565 Publicações - 0 Seguidores

  • 3565 Publicações