7 dicas para manter a saúde emocional

há 2 anos     -     
7 dicas para manter a saúde emocional

 

 

Para ser aprovado em algum concurso nós já sabemos que ser muito inteligente não é o mais importante, pois vemos muitos \'CDF\'s\' sendo reprovados em questões ridículas.

Também já sabemos que para que a aprovação chegue em menos tempo é preciso fazer um planejamento e seguir à risca sua estratégia. Mas e quando você se sente completamente preparado, com o conteúdo na ponta da língua, e mesmo assim não consegue passar? A resposta é simples, você está perdendo pra você mesmo.

Não é fácil controlar os sentimentos, mas ainda que não possamos dominá-los completamente é possível utilizar algumas técnicas básicas que favorecem o seu bem estar:

  • NÃO PARE

Exercícios físicos regulares e atividade mental ajudam a tirar o foco excessivo nas emoções negativas

  • OFEREÇA COISAS BOAS A VOCÊ MESMO

Faça o que lhe faz bem. Sempre que possível desfrute de uma boa comida, leitura e música de qualidade, além da companhia de pessoas queridas. Isso nos alimenta psiquicamente

  • EXPERIMENTE OUTROS HÁBITOS

Quebrar a rotina pode ajudar a nos concentrarmos em eventos novos e evitar o tédio. Mudar o caminho que faz todos os dias ou aprender um novo idioma pode ser algo muito estimulante.

  • 5 MINUTOS

Não importa o quanto você esteja atarefado, reserve 5 minutos todos os dias para recordar os momentos felizes; se preferir, anote num caderno as coisas boas que acontecem, e de vez em quando releia, ver fotos antigas também pode ajudar. O efeito terapêutico pode ser muito bom.

  • DIMINUA EXPECTATIVAS

Criar expectativas demais aumentam muito suas chances de frustração. Não estou dizendo para não criá-las, pois de certa forma podem até servir de estímulo. Muitos desejam a felicidade completa e desenvolvem pouca tolerância a qualquer frustração. Fazer tudo para estar alegre o tempo todo pode ser uma grande fonte de insatisfação. Experimentar algumas emoções desagradáveis (e descobrir que você consegue suportá-las) pode ser mentalmente saudável, além de um aprendizado eficaz.

  • FAÇA PARTE

Procure fazer parte de grupos, ligue para amigos que não vê há algum tempo, convide-os para um passeio ou um café. Manter sua vida social ativa é uma meio excelente para lidar com as preocupações cotidianas e diminuir sintomas de depressão e ansiedade.

  • SEJA GRATO

A gratidão precisa ser um hábito. Sem estar preso a um vínculo religioso, reconheça o que tem ou teve. Agradeça todos os dias por pelo menos três coisas. Essa atitude amplia nossa capacidade de desfrutar daquilo que já possuímos.

Se você deseja ser mais estratégico e quer melhorar seu planejamento para concursos, baixe gratuitamente este livro de técnicas e estratégias para concursos do Ex- Defensor Público Gerson Aragão. Clique aqui para baixar grátis.

Fonte: http://concursei

7 Publicações - 3 Seguidores

  • 7 Publicações