3439 Publicações -

8 Estratégias para estudar em casa sem perder o foco!

há 1 ano     -     
8 Estratégias para estudar em casa sem perder o foco!


Chegou a hora de começar a estudar, você vai lá, separa o material, senta-se à mesa e quando lê a primeira linha... O telefone toca ou alguém te chama.

Eu mesmo, por muito tempo, dizia para meus amigos e até para mim que estudar ou trabalhar em casa não dava certo. Isto porque não conseguia me concentrar, e sempre algo iria tirar minha atenção, até mesmo a voz da geladeira que ficava me chamando: "vem pegar alguma coisa aqui em mim..."

Então, tive que rever todos os meus hábitos e parar de perder tempo com distrações ou atividades que não tinham nada a ver com as minhas tarefas. Desenvolvi 8 estratégias que vou te apresentar agora:

1 - Estudar sempre no mesmo lugar

Parece besteira, mas antes eu sentava na mesa da sala, no outro dia na cama, depois na mesa do quarto, voltava pra sala só que dessa vez no sofá, e não dava certo.

Ter um local fixo para estudar em casa é a primeira estratégia para reforçar o seu hábito de estudos, isso porque sempre que você sentar neste local de estudos, seu cérebro já vai reconhecer que está na hora de estudar.

Depois que descobri isso, ajeitei uma mesa no meu quarto com boa iluminação, cadeira confortável e quando eu sento nesse local me sinto mais motivado a entrar em ação. Agora lembre-se: quando reservar o seu local de estudos, use-o somente para este fim. Evite de usá-lo para fazer coisas que não tenham relação com sua preparação.

2 - Organize seu material de estudos

A organização do material vai evitar que você perca tempo procurando um livro ou apostila. Além disso, alivia sua mente do estresse de nunca saber onde as coisas estão e não deixa você gastar vários minutos preciosos atrás de uma caneta por exemplo.

Tenha um local exclusivo para livros, coloque as canetas e clips numa caneca que você não usa por exemplo, separe as anotações. E ao terminar seu tempo de estudos, devolva tudo aos seus devidos lugares.

O hábito de organizar seus materiais de estudo faz com que você acelere seu aprendizado e evita a procrastinação. Eu mesmo antigamente quando ia começar a estudar e não encontrava um livro que fosse, já era motivo para desistir, então, evite que isso aconteça com você.

3 - Siga seu planejamento

Uma das coisas que eu mais repito em minhas postagens é: "tenha um bom planejamento". Sim, porque é através desse plano de estudos que você saberá o quê e o quanto terá que estudar.

Mas não existe nada pior do que ter um cronograma de estudos pronto, e nunca conseguir completá-lo. Você olha pra ele todos os dias e sente uma sensação de fracasso e desânimo. Isso acaba com sua motivação para estudar.

Porém, quando você olha para seu planejamento e vê que está avançando de acordo com as metas estabelecidas, sua motivação aumenta e você estuda cada vez mais. Portanto, separe um tempo para fazer seu plano de estudos de acordo com a sua realidade e depois parta para a ação.

4 - Faça pausas regulares entre os estudos

Quando estudamos em casa, podem surgir dois problemas: O excesso de estudos, ou o excesso de descanso. Ambos são ruins e prejudicam seu aprendizado.

Tudo nesta vida é meio termo e isso aprendi nas minhas sessões de terapia. Então, depois desse aprendizado, comecei a fazer pausas de 10 a 15 minutos a cada 40/45 minutos de estudos.

Pode parecer estranho, eu também achei, mas na prática funciona muito bem, e quando esse hábito é desenvolvido você percebe como a fixação do conteúdo é muito melhor e mais rápida.

Atenção: Ao fazer essa pausas evite ficar no celular, na internet ou na frente da TV. Essas coisas foram feitas para entreter pessoas, e se você cair em tentação vai passar muito mais de 15 minutos e sua mente não vai descansar.

Procure relaxar, meditar, beba uma água, dê uma caminhada curta.. Ou faça como eu e fique na varanda só olhando os carros passarem :]

5 - Afaste-se das distrações

Estudar em casa pode não fazer muito sentido, afinal, a casa da gente foi feita para descansar, e justamente por este motivo ela é um oásis da distração. Tem computador, wi-fi liberado, televisão, video-game, geladeira (essa acaba comigo), enfim.. Como lutar contra todos esses inimigos da concentração?

A resposta é simples, fique longe deles. Mas como Coruja? A 1ª estratégia que contei responde essa pergunta: tenha seu local exclusivo de estudos.

Mas o problema é que o maior inimigo da concentração na atualidade se chama Telefone Celular (você pode chamar também de smartphone). Pois é, esse "amiguinho" não pode ir com você para o seu santuário sagrado de estudos.

Não adianta vir com desculpas que "é a tecnologia a nosso favor", "novas maneiras de aprender", "o celular me auxilia muito".. Convenhamos, você não estuda pelo celular. Se está duvidando, faça o teste e veja quantos minutos você gasta no celular com estudos e quantos com coisas que não agregam nada. O celular, assim como a Tv (e minha geladeira) foram feitos para distrair pessoas e esquecer do mundo.

6 - Converse com as pessoas

Quando você está em casa trancando no seu "santuário', as pessoas não tem como saber se você está estudando mesmo ou assistindo Netflix, portanto, você precisa manter o hábito de conversar com as pessoas que moram com você e também as que não moram.

Tenha antes de tudo uma boa conversa com as pessoas que moram com você explicando da sua decisão de estudar e que em determinadas horas do dia você precisará de privacidade e silêncio, e que elas precisarão colaborar.

É importante ter também um horário específico de estudo, pois as pessoas da casa também querem o horário delas para falar alto, escutar música, mas isso você já tem que ter definido no 3º hábito. Daí todos saberão o horário do silêncio e também o horário livre.

Avise também aos seus amigos que irá se afastar um pouco, e que em determinados horários não será possível falar com você. (você estará sem celular lembra?) Deixe um telefone para recado onde essas pessoas o procurarão somente em emergências.

7 - 'PRI' de PRImeiro suas PRIoridades

Prioridades começa com 'PRI', de PRImeiro. Foi assim que eu consegui encaixar essa ideia na minha cabeça. Imagine que você está trabalhando por exemplo e recebe um telefonema" urgente "de alguém da sua casa pedindo para comprar pão e leite. O que você faz?

Larga seu trabalho e vai correndo comprar leite.
Avisa a pessoa que você está trabalhando e não pode ir comprar agora.
Óbvio não acha? Você faz isso porque a sua prioridade naquele momento é seu trabalho, e se deixar seu posto para comprar pão e leite no meio do expediente vai sofrer as consequências.

Eu fazia isso, qualquer besteirinha era motivo para largar os estudos e sair pra 'comprar pão', era um erro, reconheço. Mas o pensamento é simples: No trabalho você sabe que será punido, e nos seus estudos você não tem consciência dessa punição. Mas ela vem, depois de um tempo, quando você vê que não foi aprovado naquele concurso porque sua prioridade foi sair para comprar pão.

8 - Motivação e Disciplina

Tenha consciência que estudando em casa tudo depende exclusivamente de você, não tem ninguém em cima cobrando, é só você e sua consciência.

Se você não estiver motivado o suficiente acabará deixando de estudar. Um dia sem estudar além de atrapalhar seu desempenho é um passo para que você desista de vez, por isso é essencial criar o hábito de sempre se motivar.

Faça assim: Todo o dia pela manhã revise seus motivos e objetivos, esteja ciente da sua escolha de estudar e porque você está estudando. Lembre-se de que essa é sua maior prioridade agora e que você deve se dedicar para conseguir resultados. Faça disso um hábito.

Haverá dias que sua motivação pode estar mais fraca, então entra em cena adisciplina. Ao contrário da motivação, a disciplina é você fazer algo que não está com vontade de fazer, mas que você sabe que isso é importante e lhe trará recompensas no futuro.
3439 Publicações - 0 Seguidores

  • 3439 Publicações