3758 Publicações -

Aprenda a descansar, mas não desista. Seja INABALÁVEL!

há 2 meses     -     
Aprenda a descansar, mas não desista. Seja INABALÁVEL!


“O que não me mata, me torna mais forte”. Nietzsche, filósofo

 

Quem diz que nunca pensou em desistir ou se sentiu cansado,exausto está mentindo.

 

Afinal, quando se tem um objetivo desafiador para alcançar, como passar em um concurso ou residência, sabemos que a jornada não é fácil e os obstáculos são grandes.

 

Algumas pessoas privilegiadas conseguem ter a oportunidade de apenas se dedicar aos estudos e, mesmo assim, já é difícil lidar com a pressão, comentários e piadinhas: “Ah, você só estuda?”; “Quando vai arranjar um emprego?” e mais…

 

A maioria, no entanto, tem que dividir a rotina de estudos entre trabalho, filh@s, família e mais! É realmente um trabalho para os super-heróis e heroínas do dia a dia. Afinal, nem todo herói usa capa, não é mesmo?!

 

Por isso, o cansaço é inevitável. Você vai se sentir casado. Em algum momento da história da humanidade alguém decidiu contar a grande mentira de que nós devemos nos sentir bem o tempo todo, sempre com um grande sorriso no rosto.

 

Mas a verdade é que, sim, nós cansamos, nos sentimos mal de vez em quando. E talvez não se culpar por isso já faz te sentir melhor.

Na verdade, buscar uma vida totalmente livre de estresse pode gerar mais estresse e nós acabamos nuca superando nossos principais desafios, de acordo com Alia Crum - professora de Psicologia de Stanford e escritora da Harvard Business Review.

Ela propôs que nós refeletissemos sobre algum momento em que tivemos um grande aprendizado ou que crescemos bastante, certamente houve algum nível de estresse envolvido ali.

 

Muitas vezes na loucura de alcançar uma meta ou um grande sonho, acabamos nos esquecendo de nós mesmos, pensamos em desistir, é verdade…

 

Esse artigo foi criado pra te lembrar de que quando você se sentir assim, tudo bem! Se você cansar, aprenda a descansar e não a desistir e, assim, você será INABALÁVEL! IMPARÁVEL!

 

E por que não desistir é tão importante?!

 

Vamos lá, pense comigo.

 

Imagine se Thomas Edison tivesse parado após fracassar na primeira tentativa de inventar a lâmpada elétrica?

 

Como seria o mundo de hoje se ele desistisse após 999 tentativas sem êxito?

 

Edison tentou milhares de vezes antes de ser bem-sucedido e mudar por completo o rumo da humanidade. É daí quem vem a tão famosa frase: “Eu não falhei. Apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionam”.

 

E se Nelson Mandela tivesse simplesmente parado, desistido após a sua prisão? Provavelmente ele não teria se tornado presidente do seu país, nem ganhado o prêmio Nobel da Paz, nem contribuído para a promoção da igualdade racial na África. E não teria se tornado a inspiração que é hoje em todo o mundo!

Mais recentemente, Lady Gaga em seu discurso emocionado ao ganhar um oscar afirmou:

 

“Se você está em casa sentad@ no seu sofá e estiver assisstindo isso agora, tudo que eu tenho pra falar é que isso é resultado de trabalho duro. Eu trabalhei duro por muito tempo e não é sobre ganhar. Mas sim sobre NÃO DESISTIR. Se você tem um sonho, lute por ele! Existe disciplina na paixão. E não é sobre quantas vezes você é rejeitad@ ou cai e é derrotado. É sobre quantas vezes você se levanta e é corajoso e continua caminhando!”.

 

Assista o discurso dela aqui.

 

O que há de comum em todas essas histórias de sucesso é que nenhum desses protagonistas desistiu! Sim, eles cansaram, caíram, mas se levantaram e continuaram caminhando.

 

E eu sei que você também já fez isso inúmeras vezes na sua vida até chegar aqui e pode continuar fazendo.

 

“…lembre-se sempre: enquanto houver vida, há possibilidade de continuar e de evoluir.”

 

Então, vamos juntos, #VemComASanar porque por aqui nós também não desistimos de fazer sempre o nosso melhor. De ter melhores cursos e livros, cada vez mais acessíveis e mais inovadores. Então, se você quer vir com a gente e não vai desistir comenta aqui: “#EuVouComASanar e quando pensar em desistir, eu vou descansar!”

 

Existem algumas práticas, inclusive, que podem te ajudar a descansar de verdade!

 
- Medite! Tire um tempo pra não pensar em nada, não fazer nada e não querer nada. Você pode encontrar diversas meditações guiadas na internet, inclusive no Spotify e Youtube. Existem também diversos aplicativos voltados para meditação, como Vivo Meditação, Headspace e Sattva!

- Reserve um tempo para fazer algo que você AMA! É muito fácil na correria do dia a dia esquecer da gente! Qual foi a última vez que você fez algo que faz seus olhos brilharem?!

- Viva uma experiência nova: fazer atividades que a gente não costuma fazer pode ser renovador e nos trazer uma nova perspectiva sobre a vida!
 


 

- Ir a uma festa ou dançar sozinho: o lazer faz parte da vida e também não adianta abandonar todas as atividades lúdicas porque isso pode trazer prejuízos, inclusive para a produtividade.

 

- Durma! Muitas pessoas esquecem da importância de dormir bem, principalmente para o aprendizado e assimilação de conteúdos. Por isso, se você não dorme bem há muito tempo, reserve um dia para fazer isso.

 

- Celebre as pequenas conquistas: é importante você não deixar pra comemorar somente quando alcançar seu objetivo principal, mas faça isso sempre! Todos os dias a cada pequeno passo. Cada questão respondida é importante e te deixa mais perto da sua meta.

 

Você quer aprender como estudar para concurso e como passar?! Confira nosso artigo sobre o tema aqui
3758 Publicações - 1 Seguidores

Dar superpoderes e empoderar o profissional da Saúde, esse é o propósito da Sanar!! Para isso, disponibilizamos bem aqui todas as ferramentas necessárias para você alcançar seus maiores sonhos! Em nosso blog, você encontrará tudo sobre Residências Multiprofissionais e sobre os melhores Concursos voltados para a área da Saúde. Nossa página é atualizada diariamente com notícias, artigos, dicas de estudo e muitos conteúdos incríveis para sua preparação! :)

  • 3758 Publicações