3449 Publicações -

[ARTIGO] Aplicabilidade da sistematização da assistência de enfermagem na Estratégia de Saúde da Família

há 2 anos     -     
[ARTIGO] Aplicabilidade da sistematização da assistência de enfermagem na Estratégia de Saúde da Família
??

[Esse artigo científico faz parte da série "Sistematização de Assistência em Enfermagem". Toda semana, um novo artigo sobre o tema é publicado no blog da Editora Sanar.]
 

Aplicabilidade da sistematização da assistência de enfermagem na Estratégia de Saúde da Família: uma revisão bibliográfica


RESUMO:

Resumo: Trata-se de uma revisão da literatura realizada no período de 2002 a 2012 cujo objetivo foi revisar e analisar as publicações relacionadas à aplicabilidade da Sistematização da Assistência de Enfermagem na Estratégia de Saúde da Família. Os trabalhos selecionados foram agrupados por similaridade em três categorias temáticas: Funções assistenciais do enfermeiro na ESF; Aplicabilidade da SAE na prática do enfermeiro da ESF; Implementação da ESF e da SAE. Foi demonstrado aumento das publicações nos últimos anos e maior preocupação por parte dos enfermeiros a cerca da temática e que a utilização da SAE na ?ESF proporciona o estabelecimento de vínculo entre enfermeiro-usuáriofamília com fortalecimento do elo com a comunidade, de modo que o enfermeiro poderá interligar as informações disponíveis, guiando a assistência prestada a nível individual e familiar. Aplicar a SAE na ESF requer ao enfermeiro dedicação, ousadia e determinação frente às dificuldades em assimilar gerência e assistência, duas funções importantes que o enfermeiro realiza diariamente.

Palavras-chave: Saúde da família. Assistência de enfermagem. Atenção primária à saúde.?


INTRODUÇÃO

A Atenção Primária à Saúde (APS) é apresentada como estratégia de organização da atenção à saúde para responder de forma regionalizada, contínua e sistematizada as necessidades da população, integrando ações preventivas e curativas, bem como atenção à indivíduos e comunidades(1) .

A APS busca implementar outros modelos de assistência como: acessibilidade, longitudinalidade, integralidade e coordenação, uma vez que o modelo hospitalocêntrico não atende às modificações do mundo moderno e às necessidades de saúde dos indivíduos/família/ comunidade(2) .

No Brasil, em 1990 foi criado pelo Ministério da Saúde (MS), o Programa Saúde da Família (PSF) para reverter o modelo assistencial até então vigente com intuito de melhorar o atendimento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) (3) Referências Formato VANCOUVER.

O programa passou por diferentes percepções: trabalho em equipe; territorialidade com adscrição da clientela; participação social; integração a um sistema regionalizado e hierarquizado e a oferta de ações de atenção básica de promoção, proteção, recuperação e manutenção da saúde(4) sendo atualmente definido como Estratégia Saúde da Família (ESF) por se tratar de um modelo contínuo de atenção, tendo em vista seu caráter de reorganização da APS e sem previsão de término(2) .

A ESF é uma tática implantada pelo MS para reorganizar a prática assistencial e aproximar os serviços de saúde da população sendo assim considerada como principal porta de entrada do sistema público(5,6) . Nesse modelo de assistência, a família passa a ser objeto de atenção, compreendida a partir do ambiente onde vive proporcionando uma nova dinâmica de estruturação do serviço de saúde e sua relação com a comunidade, priorizando o ser humano enquanto cidadão através da universalidade da atenção, descentralização de decisões e definição de bases territoriais para atuação (7,8).

O ponto básico da ESF é o estabelecimento de vínculos e a criação de laços de compromisso e de coresponsabilidade entre os profissionais de saúde e a comunidade constituindo em espaço privilegiado para atenção integral à saúde devido a sua proximidade com o usuário através da assistência domiciliar baseada na...

Para continuar lendo o artigo na íntegra, clique aqui.

Leia um trecho sobre a Sistematização da Assistência e do Processo de Enfermagem no livro: Enfermagem Avançada: Um guia para a prática.

 
3449 Publicações - 0 Seguidores

  • 3449 Publicações