3492 Publicações -

[ARTIGO] Facilidades e desafios do enfermeiro na gerência da assistência de enfermagem

há 2 anos     -     
[ARTIGO] Facilidades e desafios do enfermeiro na gerência da assistência de enfermagem


[Esse artigo científico faz parte da série "Sistematização de Assistência em Enfermagem". Toda semana, um novo artigo sobre o tema é publicado no blog da Editora Sanar.]
 

Sistematização da assistência de enfermagem: facilidades e desafios do enfermeiro na gerência da assistência


RESUMO:

Objetivo: Analisar as facilidades e os desafios do enfermeiro na gerência da assistência instrumentalizado pela Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado no referencial da Hermenêutica-Dialética. A amostra constituiu-se de 32 enfermeiros de três Hospitais de um município do Sul de Minas Gerais. Utilizou-se o Grupo Focal com a questão norteadora: "Quais são as facilidades e os desafios para a implementação da SAE na gerência da assistência?". Após as entrevistas, as falas foram transcritas na íntegra. A análise de conteúdo dos dados possibilitou extrair a categoria Facilidades e desafios para a SAE no cotidiano de trabalho do enfermeiro. Resultados: Os resultados mostraram pontos facilitadores e desafiadores, onde os participantes consideram a SAE facilitadora no planejamento e na organização da assistência, porém, existem aspectos internos nas instituições que servem como entraves ao enfermeiro na sua implementação.Conclusão: No entanto, o sucesso da operacionalização da SAE se dá por meio de um desenvolvimento mútuo. 

Palavras-chave: Enfermeiros; Gerência; Hospitais; Processos de Enfermagem; Assistência ao Paciente.


INTRODUÇÃO

Desde décadas passadas nos distintos serviços de saúde, especialmente, no âmbito hospitalar, a gerência em enfermagem tem assumido fundamental importância na articulação entre os vários profissionais da equipe de saúde e na organização do trabalho da enfermagem para os que buscam esses serviços.

Entende-se que a organização hospitalar é um dos mais complexos serviços de saúde devido à coexistência de inúmeros processos assistenciais e administrativos e, uma fragmentação dos processos de decisão assistencial com a presença de uma equipe multiprofissional com elevado grau de autonomia.  Dessa forma, utiliza a tecnologia de forma intensiva e extensiva, podendo ainda, constituir-se em espaço de ensino e aprendizagem além de um campo de produção científica(1).

Nesse contexto, o enfermeiro vivencia um desafio na edificação e compilação do conhecimento sobre o qual se fundamenta sua prática gerencial e assistencial. Faz parte desse desafio o desenvolvimento do processo de trabalho da enfermagem, para concretizar a proposta de promover, manter ou restaurar o nível de saúde do paciente. Assim, a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) vem para somar e conformar o planejamento, a execução, o controle e a avaliação das ações de cuidados direto e indireto aos pacientes(2).

Vale ressaltar que existem diversos modos de sistematizar a assistência de enfermagem, entre os quais se podem citar os planos de cuidados, os protocolos, a padronização de procedimentos e o processo de enfermagem.
Trata-se de diferentes formas de se desenvolver o cuidado, ou seja, diversos métodos podem ser utilizados para se solucionar uma situação real em um determinado tempo, a fim de alcançar resultados positivos para a saúde dos pacientes. Essas modalidades de agir não são excludentes e têm naturezas diferentes(3).

Em função disso, compreende-se que a gerência e a assistência de enfermagem são funções primordiais no cotidiano do enfermeiro, visando a excelência da qualidade na atenção à saúde oferecida ao paciente, a família e a coletividade com intervenção no processo saúde-doença.

Partindo dessa premissa, é que se localiza a SAE como um dos instrumentos do processo assistencial do enfermeiro que pode contribuir para assegurar a qualidade da assistência, uma vez que a mesma contempla uma gama de ferramentas que inclui a comunicação, a interação e a articulação das dimensões gerenciais e assistenciais(4).

Nesse sentido, na tentativa de facilitar a operacionalização da SAE, muitas vezes, a equipe de enfermagem, inicialmente, faz a opção pela...

Para continuar lendo o artigo na íntegra, clique aqui.

Leia um trecho sobre a Sistematização da Assistência e do Processo de Enfermagem no livro: Enfermagem Avançada: Um guia para a prática.

 
3492 Publicações - 0 Seguidores

  • 3492 Publicações