Artigo - Ventilação mecânica na Asma Grave Aguda

há 1 ano     -     
Artigo - Ventilação mecânica na Asma Grave Aguda

Ventilação mecânica na ASMA GRAVE AGUDA

 

A Ventilação Mecânica (VM) se torna essencial no tratamento de crises asmáticas graves quando a abordagem inicial do paciente com fármacos de alívio de primeira linha não responde de forma adequada.

O principal objetivo da instauração na VM é promover uma oxigenação adequada do paciente a fim de manter as trocas gasosas nos alvéolos, de forma a restaurar o equilíbrio entre ventilação e perfusão que fora comprometido com o processo de obstrução provocada pelo remodelamento das vias aéreas em associação ao broncoespasmo, enquanto o tratamento farmacológico de resgate reverte o estado de inflamação brônquica. A reversão do processo inflamatório dos brônquios é essencial para promover a melhora clínica e restaurar a função pulmonar, que se traduz no aumento do Volume Expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) e Pico de Fluxo Expiratório (PFE).

A utilização da ventilação não-Invasiva (VNI) se mostrou efetiva no tratamento do paciente em crise asmática grave quando associada à fármacos, demonstrando uma melhora maior e mais rápida da função pulmonar e reduções das taxas de hospitalização. No entanto, não deve ser utilizada em estado de disfunção orgânica, como PCR ou instabilidade hemodinâmica e alteração do nível de consciência, ou em caso de deformidade facial ou grande quantidade de secreção. Para essas situações, a intubação orotraqueal (IOT) deve ser utilizada.

Na VM para a crise asmática grave é fundamental que haja garantia da ventilação alveolar, mas sem piorar a insuflação dinâmica (PEEPi - Pressão expiratória final positiva intrínseca) do paciente. Sendo assim, é essencial que o modo de ventilação promova o prolongamento do tempo expiratório (relação inspiração/expiração ≥ 1:2), configuração que é ajustada através da redução do volume-minuto, pela redução da frequência respiratória ou do volume corrente, ou redução do tempo inspiratório.

  • 7 Publicações