3406 Publicações -

Concurso Polícia Federal 2018: 05 Dicas para enfrentar a Banca Cebraspe – Antiga Cespe

há 3 meses     -     
Concurso Polícia Federal 2018: 05 Dicas para enfrentar a Banca Cebraspe – Antiga Cespe


Um dos principais segredos para ir bem nas provas de Concurso Público é conhecer bem a banca examinadora responsável por cada prova. Uma das mais conhecidas e maiores do universo dos concursos públicos, o CEBRASPE, ou Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, é também a mais temida entre os concurseiros.

A banca surgiu para dar continuidade aos trabalhos da CESPE/UNB, que trocou de nome após mudar seu modelo jurídico e ser qualificada como órgão social, em 2013. O CEBRASPE ganhou essa fama entre os concurseiros por ser considerada uma banca de dificuldade elevada e que realiza grandes concursos em território nacional.

Entre eles, será a responsável pela prova da Polícia Federal em 2018. Essa definição aconteceu em uma reunião entre o presidente da Instituição, Luís Antônio Boundes, e a Diretoria de Gestão da Polícia Federal. 

Saiba como se preparar para a prova da PF! 

Vamos, então, conferir agora as melhores dicas para fazer uma prova do CEBRASPE?

1) Entenda o CEBRASPE!

A banca tem dois jeitos de avaliar os candidatos: questões de certo e errado, ou múltipla escolha. Qual será a opção adotada no concurso ebserh, só saberemos depois que o edital sair.

Eles costumam cobrar um raciocínio mais analítico e que exija uma boa capacidade de interpretar dados e de gráficos. É necessário entender como a banca pensa e estudar pensando na forma como você pode ser cobrado durante a prova – só assim você poderá se sentir seguro para vencer um dos maiores desafios: as pegadinhas.

2) Estude muito termos específicos e que tenham colocações generalistas

É uma velha conhecida tática da CEBRASPE trocar apenas um termo de uma afirmativa, fazendo com que ela se torne falsa por conta de uma palavra.

Portanto, cuidado: com palavras generalistas, com grandes textos técnicos, com questões e textos aparentemente fáceis demais. É importante, também, não ficar paranóico, e dai vem a minha próxima dica:

3) Se tem certeza, responda e siga para a próxima!

Por conta do medo e das pegadinhas muitos candidatos acabam passando muito tempo nas mesmas questões, não cuidando do tempo de realização da prova.

Não faça isso: se estiver certo da resposta, marque a alternativa que deseja, e siga. A insegurança pode te atrapalhar no decorrer da seleção.

4) Não decore o conteúdo, aprenda!

Outro motivo que faz a CEBRASPE ser conhecida dentre os concurseiros é que ela não cobra o conteúdo em formato de decoreba, ela avalia a sua interpretação de casos específicos aplicando o conheciemento necessário à prova.

Questões longas e complexas, que exigem uma linha de raciocínio correta e sem desvios. Muitas vezes, multidisciplinatres.

5) Responda muitas, muitas questões de concursos anteriores!

Uma coisa é fato: na CEBRASPE é fundamental que você estude o máximo que puder por questões de concursos anteriores, tanto da banca, quando da ebserh.

Por ser uma banca tradicional e responsável pela organização de muitos concursos, o volume de questões é enorme! E não se atenham apenas a questões do mesmo cargo que o seu: questões de nível superior, em conhecimentos gerais, tem o mesmo nível de complexidade.

O mais importante é saber que é fundamental estudar. Fazendo isso, tudo pode ser semelhante!


 




3406 Publicações - 0 Seguidores

  • 3406 Publicações