Bucomaxilofacial: Residência ou Especialização?

há 1 semana     -     
Bucomaxilofacial: Residência ou Especialização?


Vocês sabem qual é a diferença na prática entre fazer uma residência ou optar por uma especialização em Bucomaxilofacial?

Vem com a Sanar que a gente te explica!

ESPECIALIZAÇÃO:
Primeiramente é preciso definir a diferença entre os dois programas: os cursos de especialização possuem a carga horária mínima de 360 horas, não havendo definição de carga horária máxima. A frequência da especialização deve ser no mínimo de 75% de atividades programadas, e é exigido trabalho de conclusão de curso ou monografia para aprovação final do aluno. Além disso, uma dos principais aspectos que diferem a especialização da residência é: os alunos pagam pelo curso, em forma de mensalidades.

RESIDÊNCIA:
Já a residência é uma modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização. Funcionando em instituições de saúde como hospitais-escola, os pós-graduandos realizam atividades profissionais remuneradas sob a orientação de especialistas (preceptores), A residência tem carga horária pré-definida: 60 horas semanais, (sendo 2880 horas anuais) distribuídas em 20% teoria e 80% prática. Além disso, o residente tem direito a 30 dias de férias anuais, bolsa mensal de R$ 3.330,43 e o regime do programa é de dedicação exclusiva. A depender da instituição é obrigatório também o trabalho de conclusão de curso.

Veja aqui as residências que estão abertas hoje nos hospitais e universidades de todo o Brasil!

Ou seja, na cirurgia buco-maxilo-facial a diferença entre a residência e a especialização está basicamente na forma de ingresso e no recebimento de bolsa. A tabela abaixo lista algumas diferenças e semelhanças entre as duas:
 
ASPECTOS RESIDÊNCIA ESPECIALIZAÇÃO
Ingresso Prova de Conhecimentos Gerais e Específicos; Análise de Currículo (prova de títulos) e Entrevista A maioria realiza apenas prova de conhecimentos específicos; Análise de currículo; Entrevista; Tradução de texto em inglês
Carga horária 60 horas semanais 60 horas semanais
Bolsa Sim Não
Mensalidade Não Sim
Férias Sim Depende do programa
Funções Atendimento em hospitais, ambulatórios, aulas teóricas, discussão de casos clínicos, etc. Atendimento em hospitais, ambulatórios, aulas teóricas, discussão de casos clínicos, etc.
Título Especialista Especialista

E aí, entendeu tudo? Já tomou a sua decisão?

Conte com a gente para te ajudar a passar no programa de residência dos seus sonhos!  



40 Publicações - 3 Seguidores

Sou o Dentista Concurseiro da Editora Sanar! No meu blog você vai encontrar tudo sobre concursos, residências e sobre a carreira do dentista no Brasil! Estamos melhorando aos poucos a sua experiência por aqui!

Caso tenha alguma sugestão, pode falar com concurseirodentista@gmail.com

  • 40 Publicações