3272 Publicações -

Café ou chá? Nutricionista diz qual é o mais saudável

há 2 anos     -     
Café ou chá? Nutricionista diz qual é o mais saudável



Uma colega recentemente veio me perguntar o que é melhor: café ou chá? Ela me disse que ela (uma bebedora de café) e o namorado (que prefere chá) estavam debatendo sobre qual bebida é mais saudável, sendo que cada um acreditava que sua preferência pessoal era a opção mais correta.

Essa é uma boa pergunta, porque parece que todos os dias há novas notícias sobre os benefícios do café e do chá à saúde, mas você nunca vê os dois sendo comparados.

A verdade: não há um claro destaque. Ambas as bebidas têm sua própria lista infindável de prós – e contras – à saúde. A seguir, direi por que tomar um ou o outro, juntamente com dicas para tirar o máximo proveito de cada bebida.

Os prós: o chá possui uma longa lista de benefícios para a saúde. Os ricos antioxidantes do chá combatem a inflamação e demonstraram ajudar a evitar o enrijecimento dos vasos sanguíneos.

Quem toma chá tem um risco significativamente menor de acidente vascular cerebral e doenças cardíacas, e o chá é conhecido por aumentar a saúde do cérebro.

Um estudo, por exemplo, descobriu que, em comparação com os adultos mais velhos que beberam menos de três xícaras por semana, aqueles que bebiam mais de duas xícaras de chá verde por dia tiveram um risco significativamente menor de declínios na memória relacionados à idade.

Quem toma chá regularmente também têm níveis mais elevados de densidade óssea e taxas mais lentas de perda óssea.

Em geral, o chá está associado ao antienvelhecimento: pesquisas mostram que as células dos bebedores regulares de chá têm uma idade biológica mais jovem que aqueles que não ingerem essa bebida. Que potente!

Contras: O primeiro é puramente estético — os dentes ficam manchados.

Outra é o potencial impacto sobre os níveis de ferro devido aos taninos, um tipo de antioxidante que interfere na absorção do ferro não-heme (ou à base de plantas), por meio de alimentos como verduras e feijões.

Em um clássico estudo de 1982 sobre o consumo de chá durante uma refeição resultou em uma redução de 62% na absorção de ferro em comparação com 35% de café.

Por fim, se você é sensível a ela, a cafeína no chá também pode ser um contra, embora os níveis sejam mais baixos do que os do café. Uma xícara ou 240ml de chá preto contém 14-70 mg de cafeína – a mesma quantidade de chá verde apresenta 24-45 mg – em comparação com 95-200 mg na mesma porção de café.

Fonte: Correio do Estado

3272 Publicações - 0 Seguidores

  • 3272 Publicações