71 Publicações -

Por que você entre os quase 500 mil Médicos brasileiros?

há 2 meses     -     
Por que você entre os quase 500 mil Médicos brasileiros?
:
 

Atualmente somos cerca de 500 mil Médicos no Brasil (mais precisamente 451.777) segundo o último levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina. Com o aumento das Faculdades de Medicina, cada vez mais médicos estão formando, e por isso, se torna cada vez mais difícil se destacar entre tantos.

Evolução no número de médicos e da população entre 1920 e 2017 - Brasil, 2018


Fonte: Schefer M. et al., Demografia Médica no Brasil 2018.


Claro que ser um excelente aluno e fazer uma boa graduação e residência ajudam bastante. Contudo, isso não é tudo. Veja o exemplo: o simples fato de um médico ter feito residência na USP (a universidade mais concorrida) não garante que ele terá mais sucesso do que um médico que não estudou em uma faculdade renomada, mas se empenhou muito na sua carreira.

Acredite: Não é só formar e começar a atender. Tem muita coisa por trás. Ter um Plano de Carreira é necessário. O plano de carreira ajuda aos profissionais chegarem a um patamar de sucesso desejado, com objetivos bem definidos e metas estabelecidas para que o sucesso profissional seja alcançado. O ideal é você já começá-lo na  graduação, para que possa definir exatamente aonde deseja chegar, quais são os planos que possui para sua carreira e os outros fatores do qual só podem ser alcançados quando finalmente for aprovado para cursar a residência médica.

Um ótimo vídeo que fala sobre metas e plano de carreira foi feito pelo canal do Youtube “Me Poupe” e você pode usar como guia para começar a se planejar.

Dois pontos básicos já podemos adiantar que trazem muitos benefícios, e devem ser encarados com seriedade e compromisso, são:
 

  1. Investir em capacitações: Procure se atualizar dos diversos procedimentos na sua área. De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Catho, um médico com pós-graduação ou especialização ganha quase o dobro do que aquele que possui só graduação. Já aquele que é fluente em uma segunda língua pode ganhar até 28% mais do que aquele que sabe apenas uma.
 
  1. Ser um bom comunicador: Nisso incluo tanto com os seus colegas de profissão, como quanto com os seus pacientes. Networking é de extrema importância e ter uma equipe multidisciplinar com  boa interação também. Além disso, saber passar  o conhecimento técnico de forma simples e saber acolher seu paciente, ajuda muito na relação médico-paciente.
Além disso, deve-se manter atento a pontos como:
  • Ter segurança para escolher de uma especialidade que realmente combine com você;
  • Aprender a fazer marketing médico para um melhor desempenho profissional e financeiro;
  • Administrar corretamente seu dinheiro e não passar aperto;
  • Saber como conquistar mais pacientes;
  • Fazer e expandir constantemente o seu networking
  • Manter-se atualizado constantemente sobre o mercado de medicina e os fatores que o influencia;
  • Aprender sobre direitos dos médicos, saber quais são os possíveis caminhos que pode-se seguir e várias outras questões.

 
Infelizmente, não existe uma resposta certa para essa pergunta. Mas deve ser algo para termos em mente: Como nos destacar? Iremos trazer os diversos tópicos que acreditamos ser de suma importância para a Carreira do médico bem sucedido. Por isso, continue nos acompanhando, afinal, queremos crescer juntos com você!
 
Até a próxima!
 

Confira outras matérias:
Precisamos falar sobre a Gestão da Carreira Médica
Marketing Médico: Você faz e nem sabia!



 
71 Publicações - 0 Seguidores

  • 71 Publicações