112 Publicações -

O jaleco interfere na relação com o paciente. Será?

há 4 meses     -     
O jaleco interfere na relação com o paciente. Será?

Cada vez a busca por uma medicina mais humanizada vem crescendo e por isso, muitos profissionais de saúde têm questionado o uso do jaleco, visto que esse EPI (Equipamento de Proteção individual) pode provocar influência na concepção dos pacientes. A síndrome  do jaleco branco já é conhecida e não à toa que é considerada na aferição da pressão sanguínea dos pacientes.

 

Dessa forma, a fim de tornar a relação médico-paciente de maior confiança, duas pesquisas recentemente foram realizadas para saber se o jaleco afeta a percepção objetiva e  subjetiva do paciente.

 

British Medical Journal e o Journal of the American Medical Association (JAMA Dermatology) publicaram dois estudos sobre o impacto do jaleco médico na relação com os pacientes e vamos abordá-los nos próximos tópicos. Acompanhe:

 

O British Medical Journal desenvolveu uma pesquisa em 10 hospitais acadêmicos dos Estados Unidos com 4.062 pacientes. O instrumento do estudo foi um questionário com 22 perguntas que incluiu fotos de uma mulher e um homens vestindo jaleco de 7 formas diferentes:

  1. Traje casual (calça jeans e camiseta);

  2. Casual com jaleco;

  3. Pijama cirúrgico;

  4. Pijama cirúrgico com jaleco;

  5. Formal (roupas de caráter social)

  6. Formal com jaleco

  7. Terno e gravata

 

Nos aspectos primários eles avaliaram atribuições que poderiam ou não ser transmitidas pelas fotos, como: conhecimento, confiabilidade; cuidado; acessibilidade e conforto. Já nos aspectos secundários, consideraram as variações de preferências de acordo com o contexto do cuidado à saúde e a região geográfica em que estavam.

 

Os resultados do estudo evidenciaram que 53% dos pacientes consideraram o jaleco médico importante durante o atendimento e mais de um terço dessas pessoas afirmaram que esse vestuário diretamente em seu nível de satisfação diante do serviço prestado. Entre os 7 tipos de combinações apresentadas, a opção de roupa formal com jaleco médico foi a preferida (44%) e em segundo lugar o traje “pijama cirúrgico com jaleco” (26%) de forma geral.

 

Como foi dito, as preferências são influenciadas pelo contexto que o paciente está, incluindo se são atendidos no final de semana. Na emergência, a opção de pijama cirúrgico com jaleco foi a mais votada (39%), enquanto que ambulatorialmente a opção formal continua ganhando. Quando se trata de cirurgiões, os pacientes do estudo responderam que não se importam se as mulheres usam ou não jaleco, mas que preferem que os homens não usem.

 

O Jounal of the American Medical Association desenvolveu outro estudo sobre uso do jaleco com 255 pacientes no contexto clínico da Dermatologia. Nesse, os participantes responderam um questionário com 19 perguntas referentes aos tipos de trajes. Os entrevistados eram apresentados às seguintes combinações com jaleco:

 
  1. Terno e gravata

  2. Gravata e jaleco

  3. Camiseta e jeans;

  4. Traje cirúrgico

 

O resultado confirmou o do estudo anterior: 73% dos participantes optou pela vestimenta combinada de gravata e jaleco médico. Porém, é importante frisar que o traje cirúrgico foi o preferido em situações de emergências.

 

Diante do exposto, é possível concluir que a presença do jaleco médico influencia diretamente a expectativa e satisfação dos pacientes em relação aos profissionais se saúde. Como consequência, a experiência vivenciada tem impactos positivos e consideráveis nos resultados clínicos, uma vez que a confiança estabelecida e a aderência ao tratamento dependem dessa percepção. Qual é a sua opinião sobre o uso do jaleco médico e o impacto que ele causa na relação com os pacientes? Acha que ele é imprescindível na prestação dos serviços da saúde ou pensa que existem alternativas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e discuta com seus colegas sobre o assunto!

 

É importante ressaltar, entretanto, que os estudos foram elaborados em outro país e poderiam apresentar diferenças se inseridos nas circunstâncias do contexto brasileiro devido às características culturais aqui existentes.

 

Qual é a sua opinião sobre o uso do jaleco médico e o impacto que ele causa na relação com os pacientes?

 

Até a próxima

Confira outras matérias:

Todo Médico é Rico. Será?
Mulheres na Medicina




 
112 Publicações - 0 Seguidores

Nossa comunidade existe para orientar nas principais decisões da carreira do médico, oferecendo um espaço para compartilhamento de conhecimento dos nosso membros.

  • 112 Publicações