4128 Publicações -

Casos de sarampo triplicam em 2019, alerta OMS

há 2 meses     -     
Casos de sarampo triplicam em 2019, alerta OMS



O número de casos registrados de sarampo nos primeiros 6 meses de 2019 é o maior desde 2006. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS),
a incidência da doença triplicou em relação ao mesmo período do ano anterior. 

 

Surtos de sarampo continuam a se espalhar rapidamente pelo mundo, de acordo com os últimos relatórios preliminares fornecidos à Organização Mundial da Saúde (OMS), com milhões de pessoas em risco de contrair a doença.

 

No período de 1º de janeiro a 31 de julho de 2019, 182 países notificaram 364.808 casos de sarampo à OMS. Para a mesma época do ano passado, 129.239 casos de sarampo foram registrados em 181 países.

 

Surtos pelo mundo

 

A epidemia de sarampo é um fenômeno global. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) mostram que, em 2017, a doença foi responsável por 110 mil mortes.

 

No relatório divulgado na última segunda-feira (12/08), a organização destacou que a incidência da doença na África aumentou dez vezes. Madagascar (127 mil casos), Ucrânia (54,3 mil) e República Democrática do Congo (7,5 mil) foram os três países mais afetados no período. 

 

O porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, em entrevista coletiva realizada na última terça (13/08), ressaltou que o número de casos em sete meses já superou o total registrado em todo o ano de 2018.

 

Ele também relatou que o aumento de casos está relacionado a distintos fatores, que incluem desde a falta de acesso a serviços de saúde e vacinação a surtos em zonas em conflito ou em grandes comunidades deslocadas. Também citou entre esses fatores a "desinformação e a falta de conscientização sobre a necessidade de se vacinar", em alusão a fenômenos como os movimentos antivacinas.

 

O número de casos registrados na Europa nos seis primeiros meses do ano ronda 90 mil, mais do que o número total de 2018 (84 mil), um aumento de 120% (mais do que o dobro) com relação à primeira metade do ano passado. O número de casos nos Estados Unidos (1.100 registros) é o mais alto em 25 anos, no Mediterrâneo Oriental aumentou em 50% e no Pacífico Ocidental, 230%.

 

Em meio há tantos dados preocupantes, a organização divulgou um número positivo. Houve uma queda de 15% dos casos reportados em todo o continente americano. 

 

Surto no Brasil

 

No Brasil, 907 casos de sarampo foram confirmados entre 5 de maio e 3 de agosto, de acordo com o Ministério da Saúde. Os casos se concentraram em três estados: São Paulo (901), Rio de Janeiro (5) e Bahia (1).

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil vinha de um histórico sem registros de casos autóctones (adquiridos dentro do país) desde o ano 2000 - entre 2013 e 2015, ocorreram dois surtos, um no Ceará e outro em Pernambuco, a partir de casos importados. Agora, o alerta está cada vez mais alto.

 

A doença contagiosa, que pode ser prevenida com a inoculação de duas vacinas durante a infância, "está causando grandes perdas aos sistemas sanitários, incapacidades e mortes em diversas partes do mundo", destacou o porta-voz da OMS. Lindmeier advertiu também que os casos registrados pela OMS são só a ponta do iceberg da situação real, já que se estima que só um em cada 10 casos são reportados.


Principais concursos abertos na Saúde!?
4128 Publicações - 1 Seguidores

Dar superpoderes e empoderar o profissional da Saúde, esse é o propósito da Sanar!! Para isso, disponibilizamos bem aqui todas as ferramentas necessárias para você alcançar seus maiores sonhos! Em nosso blog, você encontrará tudo sobre Residências Multiprofissionais e sobre os melhores Concursos voltados para a área da Saúde. Nossa página é atualizada diariamente com notícias, artigos, dicas de estudo e muitos conteúdos incríveis para sua preparação! :)

  • 4128 Publicações