CEC de Esôfago

há 1 ano     -     
CEC de Esôfago

 

Carcinoma espinocelular (CEC) é o segundo tipo mais comum de câncer de pele, sendo superado somente pelo carcinoma basocelular. Não é exclusivo da pele, acometendo também mucosas, como, garganta, boca, colo do útero, vagina e pênis. Seu comportamento é mais agressivo nas mucosas, principalmente em boca e garganta, com maior risco de metástases e evolução para óbito. Tem como fatores de risco pele clara, sexo masculino, exposição à radiação ultravioleta, HPV, imunossupressão, úlceras crônicas e cicatrizes e tabagismo.

 


Paciente do sexo masculino, 78 anos, proveniente de Brasília - DF. Relata disfagia para alimentos sólidos, odinofagia e perda progressiva de peso há aproximadamente 6 meses. Em uso de enalapril 2×/dia. Ex-tabagista e hipertenso.

Realizou videoendoscopia, na qual se observou lesão infiltrativa, endurecida e circunferencial na transição esôfago-gástrica, ocupando 95% da luz esofágica, presença de estase de conteúdo líquido, sugestivo de CA de esôfago distal. TC de tórax, verificando a presença de nódulo pulmonar sólido não calcificado no segmento basal lateral do lobo pulmonar inferior esquerdo, 1.3 cm. Milimétricos nódulos esparsos em ambos os pulmões, <4mm cada. Hemicúpula diafragmática esquerda elevada, com faixas atelectásicas na base pulmonar. Presença de espessamento parietal circunferencial do terço médio/distal do esôfago na extensão craniocaudal, sem sinais de metástase. Linfonodo periesofágico à direita (medindo 1.3×1 cm) e linfonodo adjacente a cárdia no hiato diafragmático (medindo 1.6×1 cm); e US abdome, com cistos renais bilaterais. 

Diagnóstico de CEC de esôfago médio-distal, estadiamento clínico IIIA. Iniciou tratamento quimioterápico (QT de indução) com carboplatina AUC2 + paclitaxel 50mg/m2 semanal e hidratação venosa de suporte. Boa resposta clínica após S4, apresentando controle álgico completo e melhora da disfagia. Encontra-se em fase final do tratamento.

VEJA TAMBÉM

Anticoncepcionais – Perigo Silencioso

Câncer de Pulmão: Histologia, Estadiamento, Tratamento e Sobrevida

A importância da Mulher na Prevenção do Homem Contra o Câncer de Próstata

6 Publicações - 3 Seguidores

  • 6 Publicações