115 Publicações -

5 cursos gratuitos nas melhores Universidades do Mundo

há 4 meses     -     
5 cursos gratuitos nas melhores Universidades do Mundo



Muitos de vocês já devem conhecer o Coursera. Para os que não conhecem, essa plataforma reúne cursos EAD selecionados das melhores instituições do mundo como
Harvard, Yale, e Stanford. O mais legal é que as aulas são gratuitas, são flexíveis e algumas possuem legenda em português. O time do Carreira Médica organizou 5 cursos bem interessantes para médicos e acadêmicos em medicina.

 

1) Vital Signs: Understanding What the Body Is Telling Us - University of Pennsylvania

 

Esse curso aborda a fisiologia, anatomia e as formas adequadas de fazer a mensuração dos sinais vitais. É dividido em 6 partes nas quais exploram a anatomia e fisiologia de forma integrada para explicar como o corpo funciona. O sistema cardiovascular e respiratório são revisados seguidos de explicações de como isso se traduz nos sinais vitais. Discutem os valores normais, as principais variantes e os mecanismos que explicam as mudanças da pressão arterial, temperatura corporal, frequência respiratória e dor. Além disso, inclui demonstrações de como fazer a técnica apropriada dessas medidas.

 

Por quê é importante: Essencial tanto para quem está iniciando na medicina, como para os que estão mais avançados revisarem os principais conceitos. Não possui legenda em português.

 

2)  Writing in the Sciences - Standford

 

Esse curso ensina cientistas a se tornarem escritores mais efetivos, usando exemplos práticos e exercícios. Nos 4 tópicos abordam: Os princípios da boa escrita, dicas para escrever mais rápido e com menos ansiedade, o formato de um manuscrito científico e a escrita para a audiência em geral. Eles também abordam questões éticas nas publicações científicas. O curso possui 24 horas e sugerem que façam em 8 semanas.

 

Por quê é importante: Ideal para os médicos que pretendem ingressar pelo caminho das pesquisas científicas. Não possui legenda em português.

 

3) Medical Neuroscience - Duke University

 

O objetivo desse curso é dar a base para entender a deterioração da sensação, ação e cognição que acompanham lesões, doenças ou disfunções no Sistema Nervoso Central. Inclui os principais conceitos de neurofisiologia e neuroanatomia clínica, que estão presentes no cursos de neurociência nas escolas de Medicina. Dividido em 6 unidades nas quais abordam: 1) Neuroanatomia; 2) Sinalização Neural; 3) Sistema Sensorial; 4) Sistema Motor; 5) Desenvolvimento do Sistema Nervoso; 6) Cognição. Considerado um curso avançado, com 92 horas de duração e sugerem que façam em 8 semanas. Não possui legendas em português.

 

Por quê é importante: Muito útil para quem tem curiosidade ou quer se aprofundar no mundo da neurociência médica. Traz conceitos e sistematizações que complementam o que você aprende em sala.

 

4) Introduction to Systematic Review and Meta-Analysis - Johns Hopkins

 

Neste curso eles ensinam os métodos para fazer uma Revisão Sistemática e Meta-análises de experimentos clínicos. Eles discorrem sobre como formular uma pergunta científica, definir critérios de inclusão e exclusão, procurar por evidências, retirar dados, verificar os riscos dos viés nos experimento clínico e fazer uma meta-análise. Dividido em 4 módulos no total de 17 horas. Não possui legenda em português.

 

Por quê é importante: Ao final do curso você saberá os passos para conduzir uma revisão sistemática, saber os processo usados para coletar dados e reportá-los e interpretar os resultados dos estudos.

 

5) Aprendendo a aprender: ferramentas mentais poderosas para ajudá-lo a dominar assuntos difíceis - University of California San Diego

 

Este lhe dá acesso fácil a técnicas de aprendizagem de valor inestimável, usadas por especialistas nas mais diversas áreas. Ensinam sobre a forma como o cérebro usa dois modos de aprendizagem muito diferentes e como ele encapsula (em "pedaços") informações. Também ensinam sobre ilusões de aprendizagem, técnicas de memória, lidar com a procrastinação, e as melhores práticas apresentadas pela investigação a ser mais eficaz em o ajudar a dominar assuntos difíceis. Curso em português e que é importante para qualquer profissional. Com duração de 16 horas.

 

Por quê é importante: Aprenda a estudar com mais profundidade os assuntos complexos da faculdade e se dar bem nas provas, levando o conteúdo para toda a vida.

 

Se interessaram por algum dos cursos? Para os que estão de férias, esse pode ser o momento ideal de aprender algo novo.

 

Até a próxima!


Confira outras matérias:
Mulheres na Medicina
Marketing Médico: Você faz e nem sabia!

 
115 Publicações - 0 Seguidores

Nossa comunidade existe para orientar nas principais decisões da carreira do médico, oferecendo um espaço para compartilhamento de conhecimento dos nosso membros.

  • 115 Publicações