3813 Publicações -

5 erros dos concurseiros durante a prova

há 2 meses     -     
5 erros dos concurseiros durante a prova


 

A Sanar está completando 5 anos de existência! Como nosso objetivo é dar cada vez mais poderes para que VOCÊ voe longe, preparamos conteúdos incríveis para te ajudar a alcançar seus objetivos!

 

No aniversário da Sanar, quem ganha são vocês! Serão novidades durante toda a semana, fiquem ligad@s!

 

Hoje, preparamos para vocês os 5 erros dos concurseiros durante a prova!

 

Do que adianta passar meses estudando por livros, video-aulas, resumos e mapas mentais, se quando chega o momento crucial de realização da prova, você se perde por falta de tempo, nervosismo ou desorganização?

 

Tão importante quanto os estudos, é a preparação física, mental e emocional para o tão esperado dia da prova. É preciso verificar corretamente todas as informações de local e hora da avaliação, dormir bem na véspera e se alimentar adequadamente. Tudo isso vai te ajudar a ir preparado para a sala de prova.

 

Porém, as coisas podem desandar a partir do momento em que você vira a prova e as horas começam a contar. Para que você não deixe esse momento ser afetado por fatores adversos, nós separamos os 5 ERROS DOS CONCURSEIROS DURANTE A PROVA. Confira e passe longe deles!


1. Não se organizar mentalmente

Existem limites diferentes para cada pessoa quando se trata de organização mental.

Geralmente, as questões de cálculo são as mais cansativas. Por isso, tem quem prefira resolvê-las primeiro, para se livrar. Já outras pessoas, preferem começar pelas mais fáceis.

 

São boas táticas, mas é preciso saber como o cérebro funciona. Isso é possível descobrir durante suas técnicas de estudo. Assim, na hora da prova já dá pra saber como começar. Até porque não adianta nada fazer as mais complexas primeiro e continuar a prova com a mente cansada, não é?

 

A tática que, geralmente, é mais utilizada pelos concurseiros é dar uma olhadinha básica na prova inteira e marcar as questões mais fáceis de serem respondidas. Comece por elas e depois vá passando para as que você acredita ter mais dificuldade. Isso te ajudará a se sentir mais confiante e seguro, já que fazer primeiro as mais “fáceis” pode fortalecer sua autoestima e acelerar seu ritmo de prova. Assim, não apenas seu emocional poderá ser fortificado, como também o seu tempo de prova poderá ser otimizado.

 

 

2. Não ler corretamente as questões

Saber ler o enunciado e interpretar bem as questões é primordial para se dar bem em uma prova. Apenas após a leitura e a interpretação que o concurseiro começará a definir e/ou construir sua resposta. Se a prova for discursiva, é fundamental responder de modo objetivo, focando apenas no que foi perguntado.

 

Para isso, tenha sempre calma ao ler as questões, entenda o tema que está sendo trabalhado e identifique exatamente o que o enunciado quer que você faça. No caso de uma questão objetiva, tenha muito cuidado ao ler as alternativas. Algumas podem ser muito parecidas, é preciso atenção para identificar qual se relaciona melhor ao que foi pedido.

 

Geralmente, em provas de concurso, existem textos que são relacionados à várias questões. Uma boa tática é ler primeiro as questões e depois ler o texto, assim você já enfrenta o “textão” sabendo exatamente pelo que procura. A avaliação das provas anteriores mostra que nem sempre é preciso compreender o texto de forma integral para responder as perguntas sobre ele.

 

É importante lembrar que cada banca organizadora tem um estilo próprio de avaliação. Por isso, faça as provas anteriores da banca, entenda como funciona sua estrutura de questões e internalize sua forma de cobrança padrão. Assim, você já vai para a batalha sabendo o que estará te esperando!


CONFIRA TODAS AS OFERTAS DO ANIVERSÁRIO SANAR



 

3. Ignorar o relógio

Alguns concurseiros relatam que evitam olhar para o relógio durante a prova, porque isso os deixa mais nervosos. Esse é um GRANDE ERRO! Ignorar o tempo atrapalha na resolução das questões, pois faz você perder o principal parâmetro que determina sua estratégia de prova. É por isso que você se desespera quando percebe que restam apenas 5 minutos para o final da prova e ainda faltam 10 questões para serem respondidas.

 

O melhor modo para administrar bem seu tempo, é usando a dica 1: se organizar mentalmente e determinar qual será a ordem de resolução das questões. Além disso, é essencial ter certa frieza ao se deparar com uma questão mais complexa. Insistir em questões que você não sabe a resposta é praticamente um “concursídio”!

 

O tempo para a realização da prova é dimensionado para que todas as questões possam ser (bem) resolvidas. Não tente terminar logo só para se livrar da prova e ir embora, resolva as questões com calma e, ao final, se sobrar tempo, aproveite para revisá-las e, se for o caso, corrigi-las. Seja inteligente não apenas no conteúdo técnico, mas também na FORMA como você planeja a resolução de sua prova.



 

4. Transferir as respostas de forma errada para o gabarito

Esse é aquele erro que todo mundo já cometeu pelo menos uma vez na vida. Seja na escola, no vestibular ou em concursos, errar na hora de passar as respostas para o gabarito é um grande clássico. Não há nada mais frustrante do que ter certeza de que a resposta de uma questão está correta e na hora de passar para o gabarito...Ferrou!

 

Uma forma de tentar evitar esse desastre é separar um tempo razoável para o preenchimento do gabarito, assim você pode ter calma e tranquilidade para verificar a correspondência de cada questão na folha de resposta. A melhor amiga dos erros é a pressa!



 

5. Deixar-se abalar pelo emocional

Inteligência emocional é tudo! Ela é que irá te ajudar a manter o equilíbrio durante toda a prova. Quando você perceber que o nervosismo está começando a tomar conta, pare por um minuto, esvazie a mente, respire fundo, beba uma água e depois volte com tudo.

 

Tente não focar nos erros, na insegurança e no tempo que está passando. Seja resolutivo! Não sabe a resposta da questão? Sinaliza com um lápis, pula para outra e, no final, se tiver tempo, volta nela e tenta encontrar uma solução. Simples assim. O desespero só aparece quando nos alimentamos daquilo que está nos fazendo mal, é necessário filtrar nossos próprios pensamentos e sentimentos, afugentar o nervosismo e segurar com força na mão da confiança.

 

Alguns concurseiros, inclusive, começam práticas meditativas enquanto se preparam para concursos, o que ajuda a preparar a mente de forma mais adequada. Uma boa atividade a se seguir é Yoga, ótima opção para quem precisa de foco e determinação.

 

 
3813 Publicações - 1 Seguidores

Dar superpoderes e empoderar o profissional da Saúde, esse é o propósito da Sanar!! Para isso, disponibilizamos bem aqui todas as ferramentas necessárias para você alcançar seus maiores sonhos! Em nosso blog, você encontrará tudo sobre Residências Multiprofissionais e sobre os melhores Concursos voltados para a área da Saúde. Nossa página é atualizada diariamente com notícias, artigos, dicas de estudo e muitos conteúdos incríveis para sua preparação! :)

  • 3813 Publicações