3492 Publicações -

COFFITO firma parceria com o Ministério da Saúde para criação de comitê

há 2 anos     -     
COFFITO firma parceria com o Ministério da Saúde para criação de comitê


No dia 26 de novembro, em Brasília, em reunião entre o Ministério da Saúde, OAB, Sistema COFFITO/CREFITOs, e FIOCRUZ, foi discutida a necessidade de inserção e de ampliação dos serviços de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional na Atenção Básica, inclusive nas áreas de prevenção e promoção da saúde. Na oportunidade, após a solicitação das entidades, o ministro da Saúde, Dr. Marcelo Castro, aprovou a criação de uma portaria que vise estreitar a relação entre o governo e os conselhos profissionais para discutir estratégias de atendimento à população.

Para a Dra. Vera Lúcia Ferreira Mendes, coordenadora-geral da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, já existem políticas que contemplam fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, no entanto ela admite ser necessária, ainda, uma aproximação do governo com os conselhos, a fim de proporcionar melhorias na atenção à saúde.

O presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda, agradeceu a oportunidade de, mais uma vez, poder dialogar com o governo acerca dos serviços de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional. Em sua fala, ele lembrou que as profissões, apesar de serem bastante reconhecidas socialmente e institucionalmente na atenção terciária, também desempenham papel primordial na prevenção e na promoção da saúde, podendo, inclusive, melhorar a qualidade de vida das pessoas e evitar gastos do governo com possíveis internações hospitalares.

Após os argumentos das entidades, o ministro da Saúde autorizou a criação de um Comitê para a discussão do tema, salientando que muitas das propostas apresentadas são de interesse do governo.

Também estiveram presentes na reunião o presidente do CREFITO-14, Dr. Marcelino Martins;  o presidente do CREFITO-16, Dr. Fernando Muniz;  a representante da OAB e assessora jurídica do CREFITO-14, Dra. Giovana Nunes; e o representante da FIOCRUZ, Dr. José Nogueira Paranaguá de Santana.

Fonte: Coffito

3492 Publicações - 0 Seguidores

  • 3492 Publicações