4878 Publicações -

Com uso de banco de imagens, software diagnostica câncer de pele com precisão de 86%

há 1 semana     -     
Com uso de banco de imagens, software diagnostica câncer de pele com precisão de 86%

software-diagnostica-cancer-de-pele-unicamp.jpg (284 KB)

 

A descoberta de um grupo de pesquisadores da Unicamp pode mudar a forma de diagnóstico do melanoma. Bastaria um celular com o software instalado e uma lente dermatoscópica acoplada para identificar esse câncer de pele tão agressivo e letal.

A pesquisa é desenvolvida desde 2014 e, com uso da inteligência artificial e do deep learning, técnica de aprendizado das máquinas através de redes neurais artificiais. A partir da leitura de um banco de imagens, já foi registrada precisão de 86% no diagnóstico.

"A ideia é que a gente coloque isso dentro de um posto de saúde, por exemplo, onde não tem um dermatologista. Muitas vezes a pessoa só se dá conta da lesão quando começa a crescer, coçar e sangrar, quando provavelmente o câncer já avançou e a chance de cura é muito mais baixa, de 14%. Já nos estágios iniciais a chance de cura é de 97%", destacou Sandra Avila, docente do Instituto de Computação que faz parte do estudo.

 


SAIBA COMO CONCILIAR TEORIA E PRÁTICA NA PSICO-ONCOLOGIA!


 

Como o software funciona

 

O elemento primordial desse software de diagnóstico do câncer de pele é o banco de imagens público, com quase 24 mil fotos de diferentes tipos de lesões de pele. Por meio dos algoritmos, o software consegue identificar se a lesão é benigna ou maligna.

“Esses 86% não são necessariamente sobre dados em uma situação real, é sobre um conjunto de imagens público, do qual já sabemos quais são os diagnósticos, e aí a gente compara a performance da solução com o diagnóstico real, chegando aos 86%”, explicou o doutorando Alceu Bissoto, orientando de Sandra.

Os pesquisadores já testaram a remoção de parte da informação da imagem para mensurar o desempenho da ferramenta. O resultado foi surpreendente: precisão em 71% dos diagnósticos, taxa maior que a média de 67% da avaliação de 157 dermatologistas.

 

Fonte: Unicamp

4878 Publicações - 2 Seguidores

Dar superpoderes e empoderar o profissional da Saúde, esse é o propósito da Sanar!! Para isso, disponibilizamos bem aqui todas as ferramentas necessárias para você alcançar seus maiores sonhos! Em nosso blog, você encontrará tudo sobre Residências Multiprofissionais e sobre os melhores Concursos voltados para a área da Saúde. Nossa página é atualizada diariamente com notícias, artigos, dicas de estudo e muitos conteúdos incríveis para sua preparação! :)

  • 4878 Publicações