3557 Publicações -

Como controlar a ansiedade para Concursos Públicos

há 1 ano     -     
Como controlar a ansiedade para Concursos Públicos


Toda a ansiedade, tensão e expectativas se concentram na hora da prova, todo o seu esforço e trabalho serão, finalmente, recompensados (ou não). essa pressão pode prejudicar o seu desempenho na prova. é claro que você pode participar de outro concurso e que com o tempo a maturidade vai ajudando para que a provanão te deixe tão à flor da pele, mais ainda se deve fazer o melhor, certo?

Essas são algumas dicas para te ajudar a diminuir a tensão:
  • A semana da prova não é o momento de tentar salvar os estudos. Nesse período é melhor focar em conhcer o modelo da prova, assuntos mais cobrados e usar isso para guiar os estudos. Fazer revisões, sanar pequenas dúvidas e tentar memorizar coisas simples. Sem cobranças nem ansiedade.
    Tente manter a hábito de fazer alguma atividade física, caminhadas de 30 a 40 minutos pelo menos três vezes na semana melhoram a condição do cérebro e ajudam a manter a estabilidade emocional.
    É também hora de pensar na estratégia que vai adotar durante a prova. O momento da prova em si já proporciona muita tensão e deixar essa decisão para o último instante pode ser prejudicial. Pense em quanto tempo você tem para fazer a prova, quantas questões e quanto tempo pretende delegar a cada matéria. Decida também a ordem na qual pretende realizar a prova (para isso leve em consideração que matérias te deixam mais tranquilo e em que momento você acredita que precisa mais disso).

Saiba como se preparar para a sua prova!
 
  • Guarde a vespera da prova para organizar o material que vai precisar levar no dia seguinte. documentos, água e algo para comer (barra de cereais, fruta, algo salgado). Programe para esse dia uma atividade leve e lembre-se de fazer a sua caminhada.
 
  • Acorde com tempo suficiente para fazer as coisas com calma, sem pressa. Confira o material que separou e se alimente bem, dê preferência a comidas leves e saudáveis. Vista uma roupa confortável, como não se sabe a temperatura da sala, é bom escolher uma roupa leve e levar um agasalho.
    Chegando ao local da prova é prudente se encaminhar logo à sala da prova e escolher onde sentar (caso não seja predeterminado), leve em consideração coisas como o posicionamento do sol, do ar condicionado, direção do ventilador. Evite sentar muito perto da porta, o fluxo de pessoas pode te atrapalhar.
Estude e tire todas as suas dúvidas.
 
  • Começou a prova, hora de esquecer do mundo lá fora. Nesse momento só existem você e a prova. Tenha consciência de que a adrenalina pode te atrapalhar, mantenha a respiração lenta e profunda para se manter calmo. Seu corpo deve estar confortável, coma, beba água, vá ao banheiro. A prova merece seu foco exclusivo, mas essa não é a última oportunidade da sua vida e é importante manter isso em mente.
  •  
Se preparem, mantenham a calma e façam uma ótima prova!
 
3557 Publicações - 0 Seguidores

  • 3557 Publicações