3547 Publicações -

Como estudar para concursos de Prefeituras

há 1 ano     -     
Como estudar para concursos de Prefeituras


Cada concurso tem seus detalhes e particularidades e não seria diferente com os concursos realizados pela pelas PREFEITURAS. Para que você consiga êxito na sua trajetória rumo à aprovação nos concursos é necessário que planeje e sistematize seus estudos.

1 - Faça o seu planejamento de estudos

O planejamento dependerá de seus conhecimentos prévios e de quanto tempo você ainda tem antes da prova. O ideal é que você elabore roteiros de estudos, contendo os conteúdos que deverão ser estudados e a sua fonte bibliográfica. Opte por aquelas direcionadas para concursos, que provavelmente serão mais sucintas e resumidas. Outra boa opção é o estudo através de livros e vídeo-aulas de questões comentadas de concursos passados.

Além disso, é importante se planejar para não deixar nenhum assunto de fora, já que uma ou duas questões podem ser a diferença entre sua aprovação ou não.

Falamos mais sobre planejamento aqui.

2 – Revise e faça esquemas

Estude sempre grifando, fazendo comentários, resumos ou esquemas visuais sobre o assunto. Isso lhe possibilitará revisar o conteúdo de uma forma mais rápida e prática, além de te ajudar a fixar o assunto.

Já falamos mais sobre esse tema aqui.

3 - Não se limite ao estudo em aulas presenciais

Estudar em cursinhos presenciais pode ser útil, mas apenas se você tiver tempo extra para estudar em casa, revisando o assunto e resolvendo questões sobre o conteúdo dado em sala de aula. Você precisa desenvolver o seu próprio método e ritmo de estudo mais efetivo.

4 – Selecione bem o seu material de estudo

Não perca seu tempo com materiais de má qualidade ou sites da internet que apresentam conteúdos gratuitos, mas desatualizados ou incompletos. Seu tempo é curto! Por isso, separe aqueles materiais que possuem um bom reconhecimento no mercado ou que foram indicados por outras pessoas que já passaram em concursos.

5 – Resolva questões de provas anteriores e provas na integra

Sempre estude resolvendo questões do assunto que está estudando no momento. Quando estiver mais seguro em todo o conteúdo das provas, resolva uma prova na íntegra. Para isso tente simular o dia da prova. Sente num lugar sem distrações e resolva a prova no mesmo tempo que terá no dia do concurso. Isso treinará o seu cérebro para o grande dia!

6 – Estude o edital e a banca organizadora

Tão importante quanto estudar o conteúdo da prova é saber como a banca organizadora pode abordar esses assuntos e o que exatamente de uma matéria global pode cair. Além disso, saber os pequenos detalhes do edital pode te ajudar na hora de pedir recurso de uma prova, ou entender os critérios de classificação e desempate! Fique de olho!
3547 Publicações - 0 Seguidores

  • 3547 Publicações