3351 Publicações -

Como estudar Português da forma mais eficiente para concursos públicos

há 1 ano     -     
Como estudar Português da forma mais eficiente para concursos públicos


É muito comum que os candidatos a algum concurso público dediquem-se primordialmente às disciplinas específicas do concurso que irão realizar. Embora seja fundamental focar no que é específico, é indispensável atentar para uma das disciplinas mais importantes de qualquer concurso: Português.

Pesquisas mostram que 1 em cada 4 brasileiros são analfabetos funcionais, ou seja, embora conheçam de maneira primitiva o funcionamento da leitura, não sabem escrever nem interpretar textos de maneira adequada. Além disso, em 2015, aproximadamente 8,7% da população brasileira acima de 15 anos é completamente analfabeta. Esta é uma das grandes razões para a disciplina de Português ser tão importante em qualquer prova de concurso público: quem vai bem nesta disciplina, certamente terá um grande diferencial em relação à concorrência.


Mas será que a prova de Português deve mesmo ter tanta atenção assim? 


Se você tem dúvida sobre a importância da disciplina português para o seu concurso, verifique o seu edital e/ou a prova anterior do certame. Você não terá dúvidas sobre a importância desse conteúdo para a sua preparação.


Quais são as áreas do Português normalmente exigidas nos editais?
 

#Morfologia

É o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. Sua peculiaridade é estudar as palavras de forma isolada, não dentro da sua participação na frase ou período. Está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Adjetivo, Advérbio, Artigo, Conjunção Numeral, Interjeição, Preposição, Pronome, Substantivo e Verbo.

#Sintaxe

É a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si. Ao emitir uma mensagem verbal, o emissor procura transmitir um significado completo e compreensível. Para isso, as palavras são relacionadas e combinadas entre si. A sintaxe é um instrumento essencial para o manuseio satisfatório das múltiplas possibilidades que existem para combinar palavras e orações.

#Semântica

A semântica estuda o significado das palavras. Conhecer o significado das palavras é importante, pois só assim o falante ou escritor será capaz de selecionar a palavra certa para construir a sua mensagem. Por isso, é importante conhecer fatos linguísticos como: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, polissemia, denotação, conotação, figuras e vícios de linguagem.
 

Como o português é realmente cobrado?
 
Questão 1: Ano: 2016; Banca: FCC; Órgão: Copergás -PE

A frase escrita conforme a norma-padrão da língua portuguesa é:

a) Permita-me perguntar a ti, prezado senhor: se o sol apaga, nós sobrevivêramos?
b) Permita-me prezado, senhor, perguntar-te: se o sol apagava, nós sobreviveríamos?
c) Permita-me, prezado senhor, perguntar-lhe: se o sol apagar, nós sobreviveremos?
d) Permita-me, prezado senhor perguntar-vos: se o sol apagasse, nós sobrevivemos?
e) Permita-me perguntar, a vós prezado senhor: se o sol tivesse apagado, nós sobrevivíamos?

RESPOSTA: C

Questão 2: Ano: 2016; Banca: FEPESE; Órgão: Prefeitura de Florianópolis -SC

Assinale a alternativa que apresenta incorreção na regência verbal de acordo com a norma culta:

a) Quero a Pedro.
b) Custou-lhe aceitar a verdade
c) Eles se referiram sobre o outro governo.
d) Esta é a cidade com a qual sonhamos.
e) Assisti à conferência e não gostei.

RESPOSTA: C

Dicas do fundo do coração!

Tenho uma dica poderosa, que pode fazer você ir além dos materiais próprios para concurso: leia muito!

A leitura é a única ferramenta que pode lhe dar a capacidade de acertar questões apenas com a intuição. Pois ela lhe acostuma com a escrita correta do Português, evitando que você caia em erros e pegadinhas existentes nos concursos públicos, feitas justamente para quem está estudando só o básico.

Se eu fosse você, fazia uma rotina diária de leitura fora do seu conteúdo programático (ler romances e contos durante meia hora por dia, por exemplo, é uma grande coisa!). Juntando com os materiais próprios para concurso, seu desempenho será fenomenal!

Veja mais:

Os 5 vídeos que vão mudar sua forma de estudar para concursos!

 
3351 Publicações - 0 Seguidores

  • 3351 Publicações