3642 Publicações -

3 passos para fazer uma redação nota 10 em Concursos

há 1 ano     -     
3 passos para fazer uma redação nota 10 em Concursos


A má notícia é que não existe uma fórmula mágica que garanta uma redação nota 10 nos concursos públicos. A boa é que existe sim uma fórmula! E estamos aqui para te contar!

As redações em concursos são, na maioria das vezes, de caráter classificatório e eliminatório. Por isso, uma redação de qualidade fará com que o candidato alcance as melhores posições, sendo um grande diferencial nesse objetivo.

Embora pareça algo de outro mundo, muito complexo de se realizar, uma redação nota 10 requer um componente básico chamado SIMPLICIDADE. A maioria das redações demandadas nos concursos são produções de textos dissertativos. E os temas, geralmente, são relativos à atualidade e/ou aos valores humanos. Portanto, ser uma pessoa atenta ao mundo que nos cerca nos capacita para escrever com propriedade sobre qualquer assunto.

É também muito importante que a língua portuguesa seja conhecida, dominada em sua forma escrita (estude por aqui!). E o seu uso correto aliado à criatividade argumentativa são pontos chave para produzir um texto bem avaliado. Não é necessário, para isso, um rebuscamento no uso dos vocábulos, mas uma clareza de ideias, que precisam ser expostas e ordenadas de forma coerente, a fim de proporcionar uma experiência de leitura fluida.

A fluidez das ideias denota a capacidade do candidato de concatenação e coesão. As ideias precisam ser colocadas de modo conexo, sempre transversalizando o tema central, ou seja, integrando o contexto proposto. Por isso, reescrever o tema num rascunho ou voltar para lê-lo ao longo da escrita ajudará a não perde-lo de vista.

Além disso, é fundamental que tenhamos em mente a estruturação básica de uma redação dissertativa.

Vale dizer, devemos saber por onde se começa, como ela se desenrola e como se dá o seu desfecho. Assim, estamos falando do seguinte esqueleto: (1) introdução; (2) desenvolvimento(s) e (3) conclusão.

Passo 1 - Introdução

A introdução tem a função de apresentar o tema. É recomendável que se inicie com um tópico frasal. O termo, dito assim, pode assustar, mas o tópico frasal nada mais é do que uma ideia central, normalmente condensada em uma única frase, que será explorada, fundamentada, desenvolvida ao longo da dissertação. A introdução deve ser objetiva e evitar proposições confusas, pois o que será discorrido dali em diante estará diretamente ligado ao modo como foram postas as ideias na primeira exposição. Portanto, a organização é fundamental. E, mais uma vez, lembremos que introduzir quer dizer iniciar. Assim, a argumentação utilizada para defender um posicionamento não cabe nesse momento do texto.

Passo 2 - Desenvolvimento(s)

O desenvolvimento, por sua vez, é o espaço adequado para discorrer sobre o que se pensa acerca do tema proposto, para argumentar sobre aquelas questões indicadas na introdução. A quantidade de parágrafos de desenvolvimento é ilimitada, mas será necessário ater-se ao número máximo de linhas que a prova possui. Assim, em geral, o ideal é que se usem dois parágrafos de desenvolvimento e, por seu caráter argumentativo intrínseco, é comum e esperado que sejam os mais extensos da redação.

Passo 3 - Conclusão

Por fim, a conclusão da redação visa concretizar um desfecho para aquilo que foi introduzido e desenvolvido, fazendo um apanhado geral e sucinto do que fora dito e finalizando com propostas de soluções ou sugestões pertinentes à temática. Comumente, nessa etapa, é de bom tom incitar um breve momento reflexivo em nós próprios e ao leitor, ditando modos racionais de resolver ou minorar a problemática do tema e, ao mencioná-los, conferimos criticidade e utilidade às colocações que foram base da argumentação.

Pronto! Basta seguir essa cartilha lógica, compreendendo o objetivo que a redação visa alcançar, para mostrar que domina a linguagem, utilizando-a a seu favor e provando-se apto(a) a receber uma nota excelente de seu avaliador.
 
Se você chegou até aqui é provável que reconheça facilmente que, além de tudo isso, o estudo e o treino são os grandes amigos de quem quer ser o dono de uma redação nota 10. Eles são os reais reforçadores para se atingir a excelência nessa missão!

Confira como estudar para concursos abertos em sua área:
MEDICINA | MEDICINA VETERINÁRIA | ENFERMAGEM | NUTRIÇÃO | ODONTOLOGIA | PSICOLOGIA | FARMÁCIA | FISIOTERAPIA



3642 Publicações - 0 Seguidores

  • 3642 Publicações