3561 Publicações -

Como manter a mente saudável diante da pressão do estudo para concursos

há 1 ano     -     
Como manter a mente saudável diante da pressão do estudo para concursos


Durante toda a trajetória de estudos, vivemos a expectativa de quando iremos finalmente colher os frutos da nossa colheita. Para quem estuda para concursos, essa trajetória pode ser ainda mais impactante já que é preciso muita dedicação, rotina, abdicação e, talvez, ainda lidar com algumas frustrações pelo caminho.

Para manter o foco no objetivo, conseguir estudar e aprender é preciso estar com a mente em paz e equilíbrio. Por isso, listamos alguns cuidados com a saúde mental durante seu processo de estudos. São quatro dicas:
  1. Cuide do seu corpo
Ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas é fundamental para manter a mente saudável. Um estudo, feito pelo pesquisador americano Jasper Smiths, indica que a prática de atividades físicas estimula a liberação de serotonina e dopamina. A ausência de produção ou captação desses neurotransmissores está diretamente ligada à depressão e transtornos de ansiedade.
 
  1. Planeje-se e cumpra seu plano
É comum ter o sentimento de que não haverá tempo hábil para estudar todo o conteúdo, mas esse sentimento é apenas uma suposição. É preciso se organizar para realmente saber se os prazos estão de acordo com sua realidade de tempo. Portanto faça um cronograma e distribua as matérias de acordo com as prioridades e conhecimentos que você já tem. Se você tentar estudar tudo em um tempo insuficiente no fim não terá absorvido quase nenhum dos assuntos. Não é possível abraçar o mundo, não é mesmo? Ter as atividades em cronograma previne episódios de ansiedade.
 
  1. Evite competições ou comparações
Existem pessoas que são competitivas por natureza, porém é preciso se atentar durante os estudos para que esse lado não aflore de modo prejudicial. Durante o estudo para concursos é preciso ter maturidade e compreender que ser aprovado é um conjunto de situações e que a forma de aprendizagem de cada um é individual. Cada pessoa tem o seu tempo e aprende de maneiras diferentes e cada concurso tem nível de dificuldade, concorrência e especificações distintos. Portanto se amigos e conhecidos foram aprovados antes de você, ou mesmo está se pressionando em uma competição pessoal, pensar assim pode fazer com que você se frustre de forma a ser prejudicial no seu objetivo. Foque em ampliar o seu conhecimento!
 
  1. Observe-se sempre
É preciso sempre se olhar, identificar se você passa mais momentos felizes que tensos na sua trajetória. Caso não esteja se sentindo emocionalmente bem, não hesite em buscar ajuda. Converse com amigos com quem tenha mais abertura ou até mesmo procure um psicólogo. Uma ajuda no início de episódios de ansiedade generalizada pode evitar que você se prejudique nos estudos.
É preciso cuidar da mente sempre, independente da fase da sua vida, se está só trabalhando, trabalhando e estudando ou só estudando. Somos regidos por nossa cabeça, e o nosso sucesso e felicidade depende dela! Cuidem-se!

*Maria Fernanda Alves 
3561 Publicações - 0 Seguidores

  • 3561 Publicações