4133 Publicações -

5 passos para melhorar sua qualidade de vida no trabalho: dicas e benefícios

há 8 meses     -     
5 passos para melhorar sua qualidade de vida no trabalho: dicas e benefícios


1 – O que é qualidade de vida?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade de vida é:

 “A percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Sendo assim, o conceito de qualidade de vida engloba o bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e, também, saúde, educação, habitação saneamento básico e outras circunstâncias da vida.

Ou seja, a qualidade de vida de uma pessoa está ligada tanto a aspectos materiais, como atendimento de necessidades básicas quanto a aspectos mais subjetivos relacionados a percepção pessoal quanto a sua vida.
A saúde mental também é essencial para a qualidade de vida.

Você considera que tem qualidade de vida?

Para o autor Calman (1984), a definição de qualidade de vida tem algumas premissas:
  • Só pode ser descrita pelo indivíduo.
  • Precisa levar em conta vários aspectos da vida.
  • Está relacionada aos objetivos e às metas de cada indivíduo.
  • A melhoria está relacionada à capacidade de identificar e de atingir esses objetivos.
  • A doença e seus respectivos tratamentos podem modificar esses objetivos. Muitas vezes a qualidade de vida só será levada a sério pelo indivíduo após o doloroso processo de uma doença.
  • Os objetivos precisam necessariamente ser realistas, já que o indivíduo precisa manter a esperança de poder atingi-los.
  • A ação é necessária para diminuir o hiato entre a realização dos objetivos e as expectativas, quer para a realização dos objetivos, quer pela redução das expectativas. Esta ação pode se dar através do crescimento pessoal ou da ajuda dos outros.
  • O hiato entre as expectativas e a realidade pode ser justamente, a força motora de alguns indivíduos.
Confira 13 alimentos ricos em gordura boa para ter energia e se manter saudável

Como mensurar a qualidade de vida?

A OMS desenvolveu uma metodologia única para a mensuração da qualidade de vida.

Inicialmente foi desenvolvido o World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-100), instrumento composto de cem questões.
A necessidade de um instrumento mais curto para uso em extensos estudos epidemiológicos fez com que a OMS desenvolvesse a versão abreviada com 26 questões (o WHOQOL-Bref).

O instrumento WHOQOL-100 consiste em cem perguntas referentes a seis domínios: físico, psicológico, nível de independência, relações sociais, meio ambiente e espiritualidade/religiosidade/crenças pessoais.

2 – O que é qualidade de vida no trabalho?

Foi na década de 70 que a qualidade de vida no trabalho como conceito se tornou mais conhecida.

A partir do momento que Louis Davis, professor da Universidade da Califórnia, usou o termo qualidade de vida no trabalho (QVT) para definir o bem-estar geral, saúde e o desempenho dos colaboradores em suas atividades, apontando as consequências de ter profissionais desmotivados, estressados, doentes e acidentados, visto que a qualidade de vida no trabalho ainda não era tida como algo importante.

De forma mais abrangente, é possível dizer que qualidade de vida no trabalho é um conjunto de ações de uma empresa que envolvem diagnóstico, implantação de melhorias, inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para a realização do trabalho.

Ou seja, o conceito de qualidade de vida no trabalho está muito mais voltado para as ações que a empresa toma em prol da melhoria da qualidade de vida no ambiente profissional.

Além disso, cada profissional também pode e deve ser responsável pela sua qualidade de vida.

Existem, ainda, alguns fatores que podem influencia a qualidade de vida no trabalho nas organizações, como:
  • Remuneração/salários: salário adequado, garantindo equidade interna e externa com outros profissionais;
  • Condições de trabalho: tamanho da jornada de trabalho, carga de trabalho, ambiente físico, material e equipamentos, estresse e ambienta saudável;
  • Uso e desenvolvimento de capacidades;
  • Oportunidade de crescimento e segurança;
  • Integração social na organização: igualdade de oportunidades, relações interpessoais e senso comunitário;
  • Relevância social da vida no trabalho;
  • Satisfação com o trabalho;
  • Benefícios;
  • Saúde física e mental.
3 – Qual a importância e benefícios da qualidade de vida no trabalho?

A qualidade de vida é importante não só para as empresas, mas também para os profissionais.

Para o profissional, pode trazer benefícios para sua saúde, bem estar e melhoria do desempenho na vida de forma geral.

Enquanto isso, as empresas se beneficiam por conta da melhor produtividade, clima mais agradável da organização, retenção de talentos e, consequentemente, melhores resultados financeiros.

Melhorar a qualidade de vida no trabalho representa ter uma força de trabalho mais saudável física e psicologicamente, o que possibilita ganhos para a empresa, em termos de aumento de produtividade e qualidade de seus produtos e serviços.

Sendo assim, existem algumas ações que as empresas podem tomar para melhor a qualidade de vida dos seus funcionários no ambiente de trabalho, são elas:
  • Capacitar a liderança para formar líderes melhores: bons líderes são aqueles que conseguem gerar emoções positivas do ambiente de trabalho. Para isso, é preciso que as pessoas sejam capacitadas e tenham inteligência emocional;
  • Dar feedback constantemente: o feedback permite um relacionamento mais aberto e de constante melhoria entre os membros de uma empresa;
  • Melhorar as condições de trabalho: proporcionar conforto térmico para os profissionais, uma boa acústica e iluminação adequada. Esses fatores podem gerar muita insatisfação entre os funcionários;
  • Momentos de relaxamento e descontração: a qualidade de vida também está muito ligada aos relacionamentos. Por isso, proporcionar momentos de interação interpessoal e relaxamento pode ser fundamente para uma melhor qualidade de vida dos funcionários.
 
4 – Como melhorar sua qualidade de vida no trabalho e na vida em 5 passos: dicas

Agora iremos abordar algumas ações que você pode fazer pra melhorar sua qualidade de vida no trabalho e ser responsável por ela.
  1. Cultive bons relacionamentos: os bons relacionamentos são essenciais para um ambiente de trabalho com clima agradável. Reservar um tempo para conversar com colegas de trabalho que você goste pode, inclusive, melhorar sua produtividade.
 
  1. Pratique atividade física: Caminhe, ande de bike, pratique yoga, natação... Exercícios físicos feitos moderadamente são fundamentais para manter a saúde, evitando as causas do estresse e tensão.
 
 
  1. Faça meditação: ao contrário do que muitos pensam, a meditação não é uma prática tão complicada assim e pode apresentar ótimo resultados no manejo da ansiedade e regulação das emoções.
 
  1. Mantenha uma alimentação saudável: dê preferência para uma alimentação natural. Para isso, planeje a sua alimentação no trabalho com antecedência, evitando deixar pra escolher o que comer quando já estiver com fome. Fibras, frutas e verduras são ótimas opções para incluir no seu dia-a-dia. Evite comer muita fritura e doces. Cuidado com as quantidades.
 
 
  1. Durma bem: muitos estudos mostram que a falta de sono crônica pode ter um impacto negativo nas funções do nosso corpo. Quando se dorme menos de cinco horas por dia ocorre um desequilíbrio no organismo.
4133 Publicações - 2 Seguidores

Dar superpoderes e empoderar o profissional da Saúde, esse é o propósito da Sanar!! Para isso, disponibilizamos bem aqui todas as ferramentas necessárias para você alcançar seus maiores sonhos! Em nosso blog, você encontrará tudo sobre Residências Multiprofissionais e sobre os melhores Concursos voltados para a área da Saúde. Nossa página é atualizada diariamente com notícias, artigos, dicas de estudo e muitos conteúdos incríveis para sua preparação! :)

  • 4133 Publicações