3557 Publicações -

Saiba como se preparar para o concurso da Aeronáutica 2017

há 1 ano     -     
Saiba como se preparar para o concurso da Aeronáutica 2017


Sabe aquela oportunidade muito boa que você não quer perder por nada? Pois é, para muitos concurseiros, essa oportunidade é o Concurso da Aeronáutica! Com o período de inscrições encerrado na última terça-feira (21/03), agora é necessário ter um bom preparo para a realização da prova, já que o processo de avaliação é feito por diversas etapas (exame de Escolaridade (EE) e de Conhecimentos Especializados (CE), análise da SECPROM ou da SECPG, inspeção de Saúde (INSPSAU), exame de Aptidão Psicológica (EAP), teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF), prova Prático-Oral (PPO), análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no Curso, além das provas escritas).
 
Com isso, aqui temos algumas dicas de como se preparar para o Concurso Aeronáutica 2017:
 
1 – Estudar pela bibliografia do edital publicado

Usar qualquer livro ou apostila, mesmo que pareçam atrativos, pode ser um grande erro na hora de estudar. Ainda mais em um concurso tão importante como este. Por isso, é necessário ir em busca da bibliografia citada no edital. Leia os livros indicados no edital e procure por livros semelhantes e que tenham propriedade no assunto.
 
2 – Resolver provas anteriores dos concursos da Aeronáutica

Este é um tópico que já foi bem batido aqui, mas que nunca falha. A melhor dica para um concurseiro, seja para o concurso da Aeronáutica, como qualquer outro, é refazer as provas antigas da banca organizadora. Dessa forma, fica mais fácil pra você saber qual o tipo da prova, o modelo, as questões pedidas etc. Nessa prova em específico, pode ser mais tranquilo pelo fato de os temas se repetirem nas provas.
 
3 – Praticar interpretação de texto
 
Nas provas da Aeronáutica, caem muitas questões de ordem literária e não-literária, o que coloca em prova a sua capacidade de interpretar. Então, além de se preparar para os assuntos mais difíceis, é bom também estar a par da sua língua mãe.
 
Veja aqui mais dicas de estudo para concursos

4 – Estar em dia com sua saúde
 

Você deve ter a ciência de que é uma instituição militar, então é preciso ter uma vida saudável para garantir esse ingresso. Problemas de higiene, pressão baixa ou alta, colesterol entre outras coisas são questões muito importantes para a aprovação em um concurso da Aeronáutica.
Um conselho: se previna!
 
5 – Manter o condicionamento físico
A capacidade física é algo notavelmente pedido em qualquer instituição militar. Estar acima do peso e sem resistência e condicionamento físico com certeza vão te excluir de qualquer chance de aprovação. Por isso, é importante se exercitar, correr e fazer alongamentos para evitar problemas musculares que te eliminem da seleção.
Treinar no sol também é um conselho a ser seguido, já que os testes físicos acontecem no período da manhã.
 
É bom ver algumas dicas de saúde para o concurseiro

6 – Treine a escrita
 
Algo que pode te dar uma boa oportunidade, é uma boa redação. O que nos faz voltar ao tópico 2, que é rever provas antigas e fazer um paralelo sobre os temas (principalmente no contexto histórico político-social) já pedidos em avaliações passadas.
Uma boa redação depende sempre de uma boa leitura e uma boa gramática. Para isso, você pode pedir ajuda à professores para que eles revisem suas redações já feitas.
 
7 – Estar atualizado (a) com assuntos do ensino médio
 
Acha que não pode precisar mais do que foi ensinado no ensino médio? Em matérias específicas, a prova da Aeronáutica pede basicamente coisas que você aprendeu anos atrás. Por tanto, por mais boba que algum assunto ou questão de ensino médio possa parecer, não ignore.
 
8 – Pontualidade
 
Você precisa ser mais do que pontual nos dias de teste psicológicos, de saúde e condicionamento físico, é bom chegar pelo menos com uma hora de antecedência.
Se tem uma coisa que a instituição preza, é pontualidade. Caso você chegue com um minuto de atraso, você será desclassificado. É importante mostrar interesse.
 
9 – Persistência
 
Como são diversas fases de avaliação, muitas pessoas passam na prova do concurso, mas acabam desistindo e/ou sendo reprovadas nos outros testes. Então, como você já sabe tudo que tem que fazer, treine muito! A recompensa será mais valiosa do que o cansaço. É importante saber que só fica quem é realmente qualificado, portanto, faça a diferença!
 
E para te ajudar na preparação das provas escrita se objetivas, esses materiais são especialmente para você:
 
Língua Portuguesa para Provas e Concursos
 
Matemática e Raciocínio lógico para concursos

 
Enfermagem | Farmácia | Fisioterapia | Odontologia | Psicologia 
 
3557 Publicações - 0 Seguidores

  • 3557 Publicações