Qual o papel do Médico Veterinário na ANVISA?

há 1 ano     -     
Qual o papel do Médico Veterinário na ANVISA?


O Concurso Público da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é um dos mais aguardados pelos Médicos Veterinários em 2018. O órgão já solicitou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) a seleção para o preenchimento de 525 vagas em cargos de ensino superior.

Entre as oportunidades, foram pedidas 457 vagas para o cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária e 68 para a função de Analista Administrativo. Vale destacar que a remuneração básica para Especialistas é de até R$ 13.593,69 para uma carga horária de até 40 horas por semana.

A estabilidade e salário diferenciado chamam a atenção e despertam o interesse dos profissionais. Entretanto, você saberia descrever quais são as funções desempenhadas pelo Médico Veterinário na ANVISA?

O papel do Veterinário na Vigilância Sanitária

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem o papel de promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária. Isso engloba os ambientes, processos, insumos e tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos de alfândega.

Entre os profissionais sanitaristas estão os Médicos Veterinários, que são responsáveis por higienizar e distribuir produtos de origem animal. Das funções exercidas em suas atividades mais frequentes destacam-se as seguintes:
  • fiscalizar a entrada e saída de animais e produtos a fim de estabelecer uma barreira sanitária;
  • evitar a propagação de doenças com grande poder de difusão;
  • garantir a segurança alimentar sanitária dos produtos de origem animal.
A segurança alimentar sanitária dos produtos de origem animal é fundamental para garantir o bem-estar de toda sociedade, evitar a proliferação de pandemias e ainda manter o funcionamento do mercado consumidor daqueles produtos.

Provas e etapas do concurso Anvisa 2018

Tradicionalmente, o processo seletivo do concurso Anvisa acontece através de Prova Objetiva e Discursiva. No último certame, a Prova Objetiva foi composta por 120 questões, abordando Língua Portuguesa e Estrangeira, Direito Constitucional e Administrativo, Políticas Públicas e Gestão Pública, Regulação e Vigilância Sanitária, conhecimentos específicos, além de uma questão discursiva.

Onde serão as provas da ANVISA 2018?
 
As provas do concurso Anvisa tradicionalmente ocorrem nas principais capitais do Brasil. Na última Seleção Pública, essas foram as cidades que realizaram a prova:

Aracaju/ SE, Belém/ PA, Belo Horizonte/ MG, Boa Vista/ RR, Brasília/ DF, Campo Grande/ MS, Cuiabá/ MT, Curitiba/ PR, Florianópolis/ SC, Fortaleza/ CE, Goiânia/ GO, João Pessoa/ PB, Macapá/ AP, Maceió/ AL, Manaus/ AM, Natal/ RN, Palmas/ TO, Porto Alegre/ RS, Porto Velho/ RO, Recife/ PE, Rio Branco/ AC, Rio de Janeiro/ RJ, Salvador/ BA, São Luís/ MA, São Paulo/ SP, Teresina/ PI, Vitória/ ES.

Quer saber como se preparar o Concurso da Anvisa 2018 e as outras provas de Medicina Veterinária no país? CLIQUE AQUI!

49 Publicações - 1 Seguidores

Sou o Veterinário Concurseiro da Sanar! No meu blog você vai encontrar tudo sobre concursos, residências e sobre a carreira do médico veterinário no Brasil! Estamos melhorando aos poucos a sua experiência por aqui!

  • 49 Publicações