3596 Publicações -

Concurso EBSERH 2018: O que cai na prova

há 11 meses     -     
Concurso EBSERH 2018: O que cai na prova

 
O Concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH é um dos mais quistos e disputados na área da saúde no Brasil.

Em 2018, mais de 1500 vagas estão previstas para serem abertas em certames para 35 diferentes hospitais em todo território nacional. O processo de seleção é feito com etapa de Prova Objetiva para todos os cargos, dividida em Conhecimentos Gerais e Específicos para cada área de atuação: Psicologia, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Medicina, Farmácia ou Fisioterapia. Tem sido aplicada também um segunda etapa de Avaliação de Títulos e Experiência Profissional.

Critérios de Avaliação: 1ª  Etapa
- Prova Objetiva da Ebserh

Em um dos últimos concursos da empresa, aplicados pelo IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação) e pelo Instituto AOCP, assim foram divididos os assuntos e pontuação mínima:



A primeira fase do certame consiste em uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, composta por 50 questões (cada questão com 5 alternativas e apenas 1 correta) e dividida em grupos de conhecimentos básicos e específicos, compreendendo um total de 80 pontos.


Nas provas de CONHECIMENTOS GERAIS os assuntos cobrados costumam ser:
 
Língua Portuguesa
1. Interpretação de texto: informações literais e inferências possíveis; ponto de vista do autor; significação contextual de palavras e expressões; relações entre ideias e recursos de coesão; figuras de estilo;
2. Conhecimentos linguísticos: ortografia: emprego das letras, divisão silábica, acentuação gráfica, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos; classes de palavras: substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, preposições, conjunções, interjeições: conceituações, classificações, flexões, emprego, locuções. Sintaxe: estrutura da oração, estrutura do período, concordância (verbal e nominal); regência (verbal e nominal); crase, colocação de pronomes; pontuação.
 
Raciocínio Lógico e Matemático
1. Resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens, sequências (com números, com figuras, de palavras).
2. Raciocínio lógico-matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos.
 
Legislação Aplicada à EBSERH
1. Lei Federal nº 12.550, de 15 de dezembro de 2011;
2. Decreto nº 7.661, de 28 de dezembro de 2011;
3. Regimento Interno da EBSERH - 3ª revisão

Concurseiro(a), conheça a MELHOR FORMA de se preparar para a prova da EBSERH!
 
Além dos Conhecimentos Gerais, as provas contam com Conhecimentos Específicos que, para os cargos de Assistência à Sáude tem uma disciplina em comum: Legislação Aplicada ao SUS.
 
Nela, os assuntos cobrados são:
 
1. Evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) – princípios, diretrizes e arcabouço legal. 2. Controle social no SUS. 3. Resolução 453/2012 do Conselho Nacional da Saúde. 4. Constituição Federal, artigos de 194 a 200. 5. Lei Orgânica da Saúde ? Lei no 8.080/1990, Lei no 8.142/1990 e Decreto Presidencial no 7.508, de 28 de junho de 2011. 6. Determinantes sociais da saúde. 7. Sistemas de informação em saúde
 
Fora isso, cada área tem seus assuntos específicos.
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA EBSERH EM:

ODONTOLOGIA | FARMÁCIA | PSICOLOGIA | NUTRIÇÃO | ENFERMAGEM

Critérios de Avaliação: 2
ª etapa - Prova de Títulos e Experiência Profissional da Ebserh

Aqui temos a última fase do certame: A avaliação de títulos e experiência profissional. É o momento em que muitos candidatos perdem ou ganham posições em virtude da pouca ou grande experiência profissional ou aquisição de títulos acadêmicos.

Há candidatos que sequer se aventuram no concurso com receio desta fase e esse é um erro banal. Analisando o histórico de resultados dos diversos concursos da EBSERH, concluímos que cerca de 60% dos candidatos aprovados apresentaram poucos ou nenhum título ou deixam de comprovar experiências anteriores.

Ocorre que essas pessoas obtiveram notas altíssimas na prova objetiva e conseguiram concorrer em pé de igualdade com os profissionais de maior experiência e titulação, daí a necessidade de não negligenciar nenhuma questão da prova objetiva, especialmente aquelas que possuem mais peso (Português, Legislação do SUS e Conhecimentos Específicos).

Confira os útimos editais dos Concursos Ebserh na íntegra:


Edital nº 03/2016  EBSERH/HUPEST-UFSC  Área Assistencial;
Edital n 03/2016 – EBSERH/HUAP-UFF – Área Assistencial;
Edital nº 03/2016 – EBSERH/HUJB-UFCG – Área Assitencial;
Edital nº 03/2016 – EBSERH/HUAC-UFCG – Área Assistencial;
Edital nº 03/2016 – EBSERH/HRL-UFS – Área Assistencial;
Edital nº 03/2016 – EBSERH/CH-UFPA – Área   Assistencial.




3596 Publicações - 0 Seguidores

  • 3596 Publicações