Concurso Exército 2018: conheça as funções do Médico Veterinário

há 1 ano     -     
Concurso Exército 2018: conheça as funções do Médico Veterinário


O edital do Concurso de Admissão do Exército do Brasil em 2018 para matrícula no Curso de Formação de Oficiais no Quadro Complementar (CFO/ QC) já foi divulgado. Entre as oportunidades para a área de saúde, são ofertadas duas vagas para Médicos Veterinários.

Confira todas as informações sobre a prova aqui! 

Em virtude do grande interesse dos profissionais em seguir a Carreira Militar, pelos inúmeros benefícios que fazem parte as atribuições, separamos as principais funções do Veterinário no Exército do Brasil.

Quer se preparar bem para a prova? Saiba como!

O Médico Veterinário Militar passa por um plano de carreira que se inicia com o posto de 1º Tenente. Podendo atingir chegar a Capitão, Major, Tenente Coronel e Coronel. Essa progressão depende de tempo do serviço e de avaliações de desempenho em trabalho, físicas e de tiro, além da conclusão de cursos de aperfeiçoamento profissional, línguas, medalhas, entre outras.

Ele atua nas vertentes de proteção à água e aos alimentos (controle de qualidade e inspeção de alimentos), saúde pública e biossegurança dos quartéis e das operações militares e saúde animal (clínica e cirurgia de caninos e equinos).

A área de atuação depende de vários fatores como a organização militar em que se trabalha (principal fator), a aptidão do militar, as prioridades do comandante, entre outras. Há ainda quartéis em que os trabalhos do Veterinário podem envolver animais silvestres (zoológicos), pesquisa e inovação, controle e planejamento de atividades.

Fazem parte das atribuições do Médico Veterinário das Forças Armadas garantir a proteção da água e alimentos nos seguintes casos:

-Programa de Auditoria em Segurança Alimentar
-Laboratórios de Inspeção
-Proteção em operações militares (missões externas de controle)
-Inspeções de recebimento e armazenamento de suprimentos
-Tratamento e Armazenamento da água
-Controle da Qualidade da água
-Adequação dos ambientes
-Saúde dos manipuladores/cozinheiros
-Controle de zoonoses (doenças transmitidas por carrapatos, insetos, animais sinantrópicos e animais domésticos)
-Missões de paz (Exemplo Angola)
-Saúde Animal (cães militares de trabalho; cães de guerra) = bem-estar do animal, reprodução e clínica.
-Defesa Biológica (sistema de defesa química, biológica e nuclear).
-Proteção Ambiental (manejo de resíduos)
-Reprodução e Melhoramento genético de equinos
-Ações Sociais

57 Publicações - 1 Seguidores

Sou o Veterinário Concurseiro da Sanar! No meu blog você vai encontrar tudo sobre concursos, residências e sobre a carreira do médico veterinário no Brasil! Estamos melhorando aos poucos a sua experiência por aqui!

  • 57 Publicações