3440 Publicações -

Concurso HEMOPA-PA 2018: serão oferecidas oportunidades para áreas de saúde

há 8 meses     -     
Concurso HEMOPA-PA 2018: serão oferecidas oportunidades para áreas de saúde


O Concurso HEMOPA - Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará - 2018 disponibilizará 103 vagas, e 43 delas serão destinadas a candidatos com ensino superior. Essas informações foram retiradas do documento de licitação do certame.

Para cargos de nível superior as oportunidades serão para Assistente Social (07), Biomédico (05), Enfermeiro Generalista (12), Farmacêutico Bioquímico (03), Fisioterapeuta (04), Clínico Geral (07), Hematologista (02), Hematologista pediátrico (01) e Psicólogo Clínico (02). Os respectivos salários podem chegar a R$ 3.247,70.

Sobre as Etapas do Concurso HEMOPA-PA 2018

O concurso HEMOPA 2018 terá como etapas provas objetivas, provas discursivas e avaliação de títulos. Os exames acontecerão nas cidades de Altamira, Belém, Santarém, Marabá e Itaituba.

Veja como se preparar para o Concurso HEMOPA-PA 2018:
PSICÓLOGO | ENFERMEIRO| MÉDICO | FARMACÊUTICO | FISIOTERAPIA


O que é o HEMOPA?

Na década de 1970, o Governo Federal iniciou a implantação do Programa Nacional do Sangue, incentivando a criação de hemocentros por todo o país. Nessa época, já existiam bancos de sangue oficiais e particulares em alguns hospitais, onde a doação de sangue era renumerada. Foi nesse cenário que em 2 de agosto de 1978, por meio do Decreto nº 10.741, nasceu a Fundação Centro Regional de Hemoterapia do Pará (Funepa), em imóvel alugado na Avenida Generalíssimo Deodoro.

Seguindo o modelo francês, baseado no voluntariado e no anonimato das doações, a unidade foi instituída com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira. Para atrair doadores, já que não havia remuneração, a Funepa investiu em procedimentos modernos de sorologia do sangue e, assim, ganhou a confiança dos profissionais da saúde e da sociedade. Com o passar dos anos, houve a institucionalização de uma Política Nacional de Sangue, normatizando as ações, competências e responsabilidades de todos os profissionais com atuação na área de hemoterapia. A doação de sangue passou a “voluntária, altruísta e não remunerada direta ou indiretamente”.

Foi a partir de 1982, que a instituição ganhou a denominação de Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA) e mudou-se para Avenida Castelo Branco, esquina da Avenida Magalhães Barata. Em 1994, através da Lei no 5.840 de 23 de março, foi transformada em fundação de direito público, mesmo ano em que ganhou nova sede no bairro de Batista Campos, em Belém, onde funciona até hoje. Com modernas instalações, o Hemopa conquistou lugar entre os melhores hemocentros do Brasil e do mundo.



3440 Publicações - 0 Seguidores

  • 3440 Publicações