3456 Publicações -

Concurso ITEP-RN 2017/2018: Como se preparar para os cargos de Médico Legista e Perito Criminal

há 11 meses     -     
Concurso ITEP-RN 2017/2018: Como se preparar para os cargos de Médico Legista e Perito Criminal


Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte – ITEP-RN lançou edital com normas para realização de um grande concurso público que servirá para preencher 12 vagas para Perito Criminal (Farmacêutico e Psicólogo) e 48 vagas para Médico Legista.

O processo de seleção será feito em três etapas, sendo a primeira uma Prova Objetiva e Discursiva, no dia 04 de fevereiro de 2017. Os classificados e convocados, antes de atuarem efetivamente, passarão por um curso de formação que deve durar em torno de quatro meses e é a penúltima etapa da seleção, que ainda conta com avaliação de títulos.
 
As provas objetivas abordarão assuntos de Língua Portuguesa, Informática, Noções de Direito Penal e Direito Processual Penal, Noções de Criminalística, Identificação Humana, Noções de Medicina Legal, Noções de Odontologia Legal, Documentos Técnicos e Conhecimentos Específicos das áreas de trabalho.


As funções de cada cargo são:

1.Perito Criminal
Realizar atividades de nível superior em Farmácia ou Psicologia, de grande complexidade, relativas à perícia criminal em nível estadual, realizando exames e laudos periciais relacionados às investigações criminais requisitados pela autoridade judiciária ou policial.

2.Médico Legista
Diligenciar ou pesquisar visando à coleta de dados complementares para a elaboração de laudos periciais; Proceder a exames periciais relativos aos conhecimentos de sua área de formação acadêmica; Executar perícias em locais relacionados à prática de delitos; Proceder à perícia na área de balística forense; Realizar perícias na área de reprodução simulada dos fatos; Realizar coletas de materiais destinados a exames complementares.

SAIBA MAIS SOBRE O CONCURSO ITEP (RN)
 
  • Dicas para ter sucesso no Concurso ITEP (RN)
 
Faça um cronograma de estudos
Tendo o gênero e a espécie do concurso em mente, prepare o seu cronograma de estudos pensando nas disciplinas cobradas, cada assunto relativo a elas e o dia da realização das provas.
Comece o estudo sempre pela matéria com a qual tem menos afinidade e só depois passe para a disciplina de que mais gosta. 
Mas não esqueça: revise os conteúdos que tem mais conhecimento e responda questões dos últimos concursos do ITEP (RN). O que você mais sabe é onde não pode errar!

Fuja de expectativas negativas sobre as disciplinas
Evite pensamentos como: “odeio essa disciplina, não consigo entender” ou “nunca vou conseguir estudar aquela matéria”. Não existe matéria que uma pessoa não possa aprender se conseguir se dedicar ao estudos do assunto.

Pense que o estudo destas disciplinas pode ser uma dificuldade também para seus concorrentes e se tornará o seu diferencial para conquistar a aprovação.

Estabeleça mecanismos de controle de ansiedade
É necessário algum esforço diário para controlar a ansiedade e falhar nesta tarefa é um dos principais motivos que levam concurseiros à desistência. É importante dialogar com amigos e familiares, para que não haja pressão ou para lhe auxiliarem em momentos nos quais você mesmo não consiga controlar o nervosismo.

O imediatismo é principal vilão nesse caso. O caminho até a aprovação pede persistência e constância. 

Tenha critérios na escolha de materiais para estudo
Acumular livros, apostilas e textos sem foco e destinação correta vão aumentar a ansiedade e os pensamentos negativos, sem ajudar muito na sua preparação correta.

Aposte em materiais específicos e diretos, como uma Revisão Online para Médico Legista ou Livro Preparatório para Concursos em Perícia Criminal, sem deixar de lado os estudos de Língua Portuguesa e Informática – voltado para Concursos.


3456 Publicações - 0 Seguidores

  • 3456 Publicações