3411 Publicações -

Confira as principais notícias do Conselho Federal de Enfermagem

há 1 ano     -     
Confira as principais notícias do Conselho Federal de Enfermagem

 
  1. XVIII Congresso Brasileiro de Qualidade em Serviços de Saúde

São Paulo receberá o XVIII Congresso Brasileiro de Qualidade em Serviços de Saúde, nos dias 29 e 30 de novembro. O congresso tem por finalidade estimular o comprometimento da alta direção dos hospitais com a busca da melhoria contínua da qualidade, propondo novas práticas e condutas na administração hospitalar. O evento é destinado a profissionais de saúde.
 
  1. Conferência sobre Evidências em Saúde

As conferências serão realizadas entre agosto e dezembro de 2017, com o objetivo de difundir e ampliar os conhecimentos de como acessar, buscar e recuperar a informação nas bases de dados disponíveis no Portal SBE, apoiando o uso de evidências nos processos de tomada de decisão em Saúde.

Segue abaixo o calendário de realização das conferências web com apresentações do DEGES, OPAS/OMS Brasil, BIREME/OPAS, Dot.Lib e EBSCO:

•    22 de agosto – terça-feira, das 11h às 12h30
•    19 de setembro – terça-feira, das 11h às 12h30
•    24 de outubro – terça-feira, das 11h às 12h30
•    21 de novembro – terça-feira, das 11h às 12h30
•    12 de dezembro – terça-feira, das 11h às 12h30
 
  1. Sobrecarga de profissionais Enfermeiros em MS

A Força Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem concluiu os trabalhos na capital, nesta sexta-feira (25). Após a minuciosa fiscalização nas principais instituições e postos de atendimento de saúde, diversas situações consideradas graves foram constatadas, tais como medicamentos vencidos, pacientes internados em cadeiras e estrutura precária. Porém, a questão que predomina é a sobrecarga dos profissionais da Enfermagem.

Essas situações interferem diretamente no exercício profissional de Enfermagem e oferecem risco e desconforto aos pacientes e aos trabalhadores da instituição.

#Medidas: As instituições serão notificadas e serão emitidos prazos e acompanhada a resolução dos problemas através do Coren-MS, com monitoramento do Cofen. No caso da permanência das irregularidades, esses processos serão encaminhados para as medidas judiciais e éticas cabíveis, que vão do fechamento do setor/local até um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que obriga a solução do problema.
 
  1. Revisão da Política Nacional de Atenção Básica

No dia 31 de agosto, o Ministério da Saúde deve editar uma portaria com a revisão da Política Nacional de Atenção Básica. As mudanças nas regras foram discutidas pela Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados, com representantes do governo, de municípios e de entidades de classe.

Jorge Solla, que propôs a discussão: “Uma boa atenção básica resolve mais de 90% dos problemas de saúde. Proposta de revisão feita pelo ministério vem recebendo críticas de vários setores”

Diante da polêmica, o deputado Jorge Solla (PT-BA), um dos autores do requerimento de audiência pública, ressalta a importância dessa discussão na Comissão de Seguridade Social. “Uma boa atenção básica resolve mais de 90% dos problemas de saúde. E ela é mais capilarizada, ela tem que estar próxima, no bairro onde a pessoa mora, atendendo às principais demandas de saúde, prevenindo riscos de doença, promovendo a saúde. A proposta que o ministério vem apresentando vem recebendo críticas de vários setores”, afirma o parlamentar.
 

Agora que você já está informado, confira nossos materiais especpificos para concursos da área de ENFERMAGEM
 
3411 Publicações - 0 Seguidores

  • 3411 Publicações