Corpus callosum lipoma

há 1 ano     -     
Corpus callosum lipoma

Um homem de 20 anos de idade, solteiro, natural de Itaúna Minas Gerais foi encaminhado ao serviço de Neurologia, devido à queixa de convulsões tônico-clônicas generalizadas e descontroladas desde sua infância. O exame físico realizado não revelou achados incomuns, sendo pouco esclarecedor. Solicitou-se então, uma Ressonância Magnética do encéfalo.

O exame revelou um grande lipoma do corpo caloso (CCL) aliada a disgenesia grave do corpo caloso (figura). Nos exames de imagem, os lipomas do corpo caloso podem ser identificados em duas morfologias diferentes: o mais comum, tubulonodular, que geralmente se apresenta como uma massa nodular anterior arredondada; e o curvilíneo, que geralmente é fino, alongado e curvilíneo ao longo do corpo caloso. As CCLs não são neoplasias verdadeiras, mas anormalidades congênitas, muitas vezes encontradas incidentalmente na imagem e um total de 50% dos pacientes com CCL têm epilepsia. O quadro clínico do lipoma do corpo caloso é na maioria das vezes incaracterístico e cerca da metade dos casos são assintomáticos. Quando presente, as mais comuns são crises convulsivas, cefaléia, hemiplegia, vômitos, labilidade emocional e retardo mental. O diagnóstico diferencial inclui Cisto dermóide intracraniano; Teratoma intracraniano;Fatty falx cerebri.

Como opção para o tratamento desse tipo de lipoma, o tratamento cirúrgico raramente é indicado uma vez que mesmo que operados, os pacientes não apresentam remissão das crises convulsivas, a manifestação clínica mais comum nesta patologia. Além disso, a ressecção cirúrgica está associada com alta mortalidade perioperatória, sendo isso explicado pelo fato do tecido gorduroso constituinte do lipoma ser ricamente vascularizado e confunde-se com o tecido fíbroso que recobre as artérias pericalosas e seus ramos. Portanto, o tratamento medicamentoso é a melhor opção. Nesse caso usou-se oxcarbazepina e topiramato, com diminuição importante da frequência de convulsões deste paciente.

Caso retirado e adaptado de: Deepa S. Rajan and Alexandra Popescu. "Corpus callosum lipoma".  Neurology 2012;78;1366 

Referências:

Martins, Roberto Sergio, et al. "Lipoma do corpo caloso com extensão extracraniana através de falha óssea frontal." Arq Neuropsiquiatr 53.3, pt. B (1995): 671-5.

Sheinmel, Archie, and Lewis R. Lawrence. "Agenesis of the Corpus Callosum; Lipoma of the Corpus Callosum: Their Roentgen Recognition and Differentiation 1." Radiology 57.1 (1951): 15-24.

Zettner, Alfred, and Martin G. Netsky. "Lipoma of the corpus callosum." Journal of Neuropathology & Experimental Neurology 19.2 (1960): 305-319.

VEJA TAMBÉM

Metástase Gástrica de Câncer de Mama: Relato de Caso e Revisão de Literatura

Transtorno do espectro autista

Caso clínico Obstetrícia

  • 5 Publicações