Demência Vascular

há 1 ano     -     
Demência Vascular

LANEURO – Liga Acadêmica de Neurociências

Autores: Yuri Costa Domingues de Oliveira, Maira Martins Prates, Caio Aguiar Caires.

Orientador: Marcelo Viana Rodrigues da Cunha, Graduado em Medicina pela Faculdade Souza Marques (2002), especialização em Clinical Fellowship – Neurotrauma (2011) e especialização em Clinical Fellowship – Spine (2012) ambos pela University of Toronto. Residência Médica pelo Hospital da Baleia (2006). Atualmente é Neurocirurgião do Biocor Instituto, Neurocirurgião do Hospital Belo Horizonte, Neurocirurgião do Hospital da Unimed e Neurocirurgião do Hospital Madre Teresa. Professor adjunto da Faculdade de Medicina da PUC Minas da disciplina de Semiologia Neurológica.

Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

 

Neurologia

 

História Clínica

            JSF, 82 anos, sexo feminino, caucasiana, viúva, natural de Juatuba, procedente de Belo Horizonte. Procurou atendimento médico, juntamente com seus familiares, por apresentar quadro, com um mês de evolução, de alteração de comportamento, heteroagressividade para com seus familiares, ideias delirantes do tipo paranoide. Ademais, os sintomas se associavam com um deterioramento cognitivo e funcional. Paciente relata possuir Hipertensão Arterial Sistêmica, além de fibrilação atrial crônica. Além disso, relata episódio de Acidente Vascular Encefálico há cerca de quatro meses. Nega etilismo e uso de drogas ilícitas. Relata tabagismo. Antecedentes familiares com histórico de AVE e IAM. Relata utilizar de forma constante os seguintes medicamentos: pantoprazol e losartana.

Exame Físico

Pressão Arterial: 150/90 mmHg.

Aparelho Cardiovascular: à ausculta, foram notadas variações na intensidade das bulhas, simultaneamente com diferentes durações dos ciclos cardíacos. Além disso, pulso jugular está praticamente ausente.

Aparelho Respiratório: Sons respiratórios normais, sem ruídos adventícios. Tórax simétrico, sem alterações na expansão e na elasticidade.

Tireoide: Palpável, sem nódulos.

 

Exames neurológico

Paciente vigil, consciente e orientado no tempo e espaço; ausência de alterações nos nervos cranianos; hipotonia nos membros superior e inferior esquerdos; força muscular e reflexos tendinosos normais globalmente; sensibilidade preservada; ausência de sinais meningorradiculares; marcha atáxica; dismetria e decomposição do movimento em membro superior esquerdo.

Avaliação neuropsicológica

Escore mini exame do estado mental: 22.

Teste do relógio, teste de extensão dos dígitos e teste da fluência verbal dentro dos padrões de normalidade.

 

Hipótese Diagnóstica

Demência vascular, dada a evolução rápida do quadro.  

 

Exames complementares

Exames laboratoriais

Eletrólitos normais, incluindo cálcio, hemograma normal, sem macrocitose, TSH normal, sorologia para HIV e VDRL negativos.

 

Conduta

Foi realizado pedido para ressonância magnética a fim de ser possível fornecer o diagnóstico de forma mais precisa.

Foram dadas orientações à paciente e à sua família sobre a importância da psicoterapia e de se iniciar o mais cedo possível a fim de impedir que o quadro continue a progredir tão rapidamente. Além disso, foram fornecidas informações quanto à importância de uma alimentação balanceada, a fim de prevenir novos ataques isquêmicos, bem como a importância do controle da pressão arterial também para prevenir novos ataques.

Resultado exames complementares

Ressonância mostrando infartos múltiplos: infarto cortical parieto-occipital e infartos na substância branca.  

Figura 1 – Ressonância Magnética

 

 

  • 7 Publicações