3449 Publicações -

Dentistas se opõem a novos cursos de Odontologia no RS

há 3 anos     -     
Dentistas se opõem a novos cursos de Odontologia no RS


O Conselho Regional de Odontologia (CRO-RS) publicou uma nota de repúdio se posicionando contra a autorização do Ministéro da Educação para que mais faculdades possam formar cirurgiões-dentistas no Rio Grande do Sul.

O órgão alega que o estado está sofrendo com o excesso de profissionais da área, visto que um estudo da Federação Dentária Internacional afirma que o Brasil tem 219.575 profissionais cadastrados, equivalente a 19% do total mundial, levando à média de 147 dentistas para cada 100 mil habitantes. O valor é superior à média de profissionais que atuam em toda a Grécia, sendo 127 dentistas para cada 100 mil pessoas.

Segundo José Maria Holderbaum, presidente do CRO-RS, a categoria espera “que a sociedade entenda que já existem muitos dentistas no mercado de trabalho para que novas faculdades sejam autorizadas. De 1990 para cá, surgiram nove cursos novos de Odontologia no Rio Grande do Sul. E isso não resolveu o problema de saúde bucal da população, porque não se faz isso jogando profissionais no mercado de trabalho.”

Segundo o conselho, a melhor solução seria a criação de mais vagas na rede pública para a atuação dos dentistas já formados. Outros dados do CRO-RS mostram que 36% dos dentistas gaúchos estão na Capital, onde se encontram apenas 13% da população do estado.

“A população continua com cárie na boca, com prótese para fazer, com dente para extrair. O acesso está longe da plenitude. E tem muito dentista precisando de emprego”, afirma Holderbaum.

Para Dentistas Para adquirir o mix dos 4 livros em preço promocional, clique aqui.
3449 Publicações - 0 Seguidores

  • 3449 Publicações