112 Publicações -

Quais os desafios em ser um Médico empreendedor?

há 4 meses     -     
Quais os desafios em ser um Médico empreendedor?



Em tempos tão competitivos quanto os dias de hoje, se diferenciar é essencial não apenas para se sobressair diante da concorrência, mas até mesmo para garantir a sobrevivência profissional. Diante dessa realidade, compreender por quê ser um médico empreendedor é fundamental no mercado atual é muito importante.
Qual outro profissional pode se dar ao luxo de empreender sabendo que, no pior dos cenários, existe um emprego disponível para recomeçar no dia seguinte? Um privilégio para poucos.

 

Mas, o que é empreendedorismo? Em linhas gerais, é o processo de implementação de um novo negócio ou de realizar mudanças em iniciativas que já existem. É um conceito muito usado no âmbito empresarial, mas que também é essencial na área da saúde. Para ser empreendedor, é indispensável unir uma boa dose de coragem, de criatividade e até mesmo de imaginação, uma vez que ele precisa oferecer algo diferente do que a sua concorrência proporciona, sendo atraente para o seu público-alvo e lucrativo do ponto de vista financeiro.

 

A inovação permite que a saúde tenha acesso a novos modelos de negócios, estes, motivados pelo avanço da tecnologia e por melhores práticas de assistência e promoção mais acessíveis à população. Nesta engrenagem dinâmica, estas novidades de negócios vêm também estimuladas por uma nova geração de líderes, cientistas e pensadores, que possibilitam um discurso mais direto e objetivo, porém ainda "solitário", por que ainda existe um certo distanciamento com a "velha guarda" da saúde.


Ainda não há dados oficiais sobre o empreendedorismo médico, no entanto, o que é notável, é o seu crescimento rápido e o quanto o mesmo está provocando engajamento de toda a cadeia da saúde. Comprovando isso, a cada ano o evento: Fórum Médicos S/A – ExpoClínicas cresce exponencialmente. Este é o maior evento do gênero do país e o único a reunir, em um mesmo lugar, conteúdo internacional e espaço de negócios, em formato de feira, voltados exclusivamente para proprietários de clínicas, gestores e médicos empreendedores de todo o Brasil. Este ano irá ocorrer em São Paulo no mês de agosto.

 

O ensino da Medicina ainda foca apenas em oferecer ao futuro médico, habilidades técnicas, essenciais para o seu dia a dia e incompletas para aplicar até na gestão do seu próprio consultório. O que isto significa? Que o médico em sua maioria das vezes para gerir seu ambiente trabalho ou até mesmo para empreender não tem competência para tal e sofre para adquiri-la, neste sentido o empreendedorismo médico ocorre de forma intuitiva o que pode afetar o resultado em todas as esferas do empreendimento. Torna-se necessário fazer cursos extras em gestão, se possível, ou trabalhar com uma excelente consultoria.

 

Desafios para os médicos empreendedores:

 
  • Ter noções básicas de finanças: Essa é uma forma de garantir que o negócio seja viável e tenha lucros, mesmo que você conte com um contador ou um administrador parceiro. É preciso conhecer o conceito de fluxo de caixa, os impostos e taxas, as margens de lucro, a estrutura de custos, entre outros.
  • Dominar as novas tecnologias: Há um imenso espaço de oportunidades, pois estamos experimentando uma revolução nesse campo. Quem apostar nesse diferencial poderá fugir do modelo tradicional de consultórios e clínicas, apostando em soluções inteligentes como a telemedicina, modelos 3D para uso cirúrgico e apps médicos, por exemplo.
  • Conseguir gerenciar pessoas: Embora isso possa parecer simples em um primeiro momento, trata-se de uma das tarefas mais complexas do setor de saúde. É quase impossível encontrar uma clínica que não possua um profissional de outra formação trabalhando junto aos médicos.Pense que as recepcionistas, o contador ou o administrador, por exemplo. Por isso, adquirir habilidades de gestão é indispensável para atrair e manter colaboradores de bom nível.


O empreendedorismo médico é uma realidade no Brasil. É necessário inseri-lo no ensino da Medicina e implementar novas disciplinas que sustentem mais o médico para o sucesso de sua jornada. Enquanto isso ainda não é amplamente disseminado, vamos ser o seu meio para sanar dúvidas e ajudar nessa empreitada.

 

Tem interesse em empreender? Já empreende? Conta pra gente os desafios que você passa e os benefícios de ser um médico empreendedor.

 

Até a próxima!

Confira outras matérias:

Síndrome de Burnout: Um alerta a Saúde dos Médicos
Todo Médico é Rico. Será?

 

 




112 Publicações - 0 Seguidores

Nossa comunidade existe para orientar nas principais decisões da carreira do médico, oferecendo um espaço para compartilhamento de conhecimento dos nosso membros.

  • 112 Publicações