3356 Publicações -

Dicas da Passinho - Aprovação em Concursos Públicos

há 1 ano     -     
Dicas da Passinho - Aprovação em Concursos Públicos




Oi oi galerinha estudiosa! Muitas ex-alunas minhas e colegas de trabalho, frequentemente, me pedem dicas de estudo para a aprovação nas residências em enfermagem ou nos concursos públicos, a exemplo de: por onde estudar? Onde encontrar os melhores materiais? Quais assuntos mais são cobrados? Como estudar?

Então, vou relatar aqui (tentarei ser sucinta) o que eu fiz para conseguir ser aprovada dentro das vagas e em ótimas colocações (1º lugar em um federal e 3º lugar em outro federal) nos 4 concursos públicos que prestei em um intervalo de apenas 2 anos.

1º) NÃO EXISTE MÁGICA!

O que mais me ajudou a ter as aprovações nos concursos públicos e na residência de enfermagem foi o conhecimento que adquiri na minha graduação. Isso parece bem óbvio, mas é o principal diferencial que qualquer profissional pode ter para alcançar sucesso na carreira. Eu me dediquei a cada disciplina, estudei pelos livros mais completos que encontrava na biblioteca e fazia resumos escritos à mão de TODOS os conteúdos.

Ao finalizar a graduação, fiquei 1 mês inteiro estudando somente para a prova de residência que me interessava. Tive FOCO. Não tentei inúmeros programas, não tentei a sorte. Eu queria saúde materno infantil, então li DETALHADAMENTE o edital do programa, sobretudo o CONTEÚDO PROGRAMÁTICO da prova e as etapas da seleção. Comprei os principais livros listados no edital e baixei todo o material que estava disponível na internet sobre os assuntos.

Ainda cursando a residência, prestei um concurso de uma grande prefeitura e fui aprovada. Eu não tive tempo de estudar (a residência toma a semana toda!), mas mesmo assim fui aprovada. Sabem por quê? EU APROVEITEI a graduação para estudar tudo que podia.

Em 2014 foram abertos muitos editais de concursos federais. Fiz a prova de 3 e fui aprovada em 2. Mais uma vez, EU NÃO TINHA TEMPO de estudar rs! Já trabalhava em dois empregos... E agora? Sabem qual foi a solução que encontrei? ESTUDEI somente o que eu NÃO SABIA!! Eu já sabia enfermagem, oras! Rs. Eu sou enfermeira! Então, os concursos federais cobram a Lei 8.112, raciocínio lógico, informática, direito administrativo... Eu não sabia essas disciplinas e, como eu não tinha tempo para estudar tudo, tive foco! Assisti muitas aulas online e li os materiais que encontrei como referência.

2º) FAÇA MUITOS RESUMOS ESQUEMÁTICOS!

Isso ____ é causado pro aquilo ____ devido a ____ e manifesta-se sob a forma de ________sendo tratado com _____ as ações de enfermagem para esse achado clínico são _____.

A Lei x foi publicada no ano y, seus principais pontos para memorização e entendimento são ____.

Abuse das setas, quadros, marca-textos! Procure as respostas para TODAS as suas perguntas. Se não conhece um termo, busque o significado antes de prosseguir com a leitura!

NÃO decore sinais e sintomas!! Entenda o motivo pelo qual cada sinal e sintoma acontece! Estude a fisiopatologia das doenças!!!!

Estude a finalidade de cada procedimento de enfermagem!

Não decore as leis! Estude o contexto histórico dentro do SUS em que ela foi criada e associe com a finalidade dela!

Se você não tem tempo para estudar tudo, foque em um bom concurso e se dedique! Estude os conteúdos de enfermagem e de outras disciplinas que você NÃO tenha domínio. Se sobrar um tempo, revise o que você já sabe também.

3º Resolva questões de provas!!

A Sanar sempre tem muitas novidades para vocês! Livros inteirinhos com questões comentadas, alternativa por alternativa para treino e revisão. Aproveitem!

Resumidamente, é isso aí pessoal! Até a próxima dica!

Abraços,

Renata Passinho
3356 Publicações - 0 Seguidores

  • 3356 Publicações