Encefalopatia Hipertensiva

há 1 ano     -     
Encefalopatia Hipertensiva

J.S.S, 56 anos, negra, feminina, levada por sua filha, chega ao pronto socorro  com confusão mental, acompanhada de cefaleia intensa generalizada, de intensidade 9, numa escala de 0 a 10, náuseas e vômitos em jatos há 3 horas. Devido aos altos níveis pressóricos e comprometimento neurológico, a paciente foi encaminhada a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

Quanto aos seus antecedentes pessoais e familiares, a paciente relata ser tabagista 30 anos/maço e hipertensa, fazendo uso de  Higroton® 25mg de forma não regular (só toma quando se lembra). Seu pai era portador de HAS e faleceu aos 67 anos após IAM. Sua mãe é viva e é portadora de DMII e HAS.

Ao exame físico, a paciente apresentava-se em regular estado geral, afebril, acianótica, anictérica, descorada (+/4, edema discreto em MMII ( +/4+).  

Apresenta papiledema à fundoscopia e encontra- se hipertensa (PA: 210x 120 mmHg), taquicárdica (104 bpm) e taquipnéica (28 irpm), e sem mais alterações no exame físico

IMC: 32,8 ( obesidade grau I)     (P: 86 kg  A:  1,62 m)

Foi feita TC de crânio, que descartou acidente vascular encefálico.

HD: encefalopatia hipertensiva

TRATAMENTO: Nitroprussiato de Sódio EV -  43 um (sinal de micro)/ min  (0,25 – 10 /kg/ min)

Fisiopatologia: a encefalopatia hipertensiva é uma situação clínica aguda, consequente à elevação acentuada e rápida da pressão arterial com lesão grave e progressiva em diversos órgãos-alvo. 

Devido aos altos níveis pressóricos, ocorre perda da autorregulação do fluxo sanguíneo, não havendo mais controle da vasoconstrição arteriolar, a qual passa a ser máxima levando a rigidez dos vasos e ao descontrole do fluxo sanguíneo, que se torna maior quanto mais alto for o valor pressórico.

Essa perda de autorregulação, no cérebro, acarretará hiperperfusão cerebral com quebra da barreira hematoencefálica, ocasionando um aumento da pressão intracraniana e edema cerebral. 

Referencias:

http://www.cirf.fortaleza.ce.gov.br/index.php/protocolos-de-regulacao/diretrizes-em-uti?showall=1&limitstart=

http://revista.fmrp.usp.br/2003/36n2e4/18urgencias_emergencias_hipertensivas.pdf

http://anatpat.unicamp.br/taneuhipertensao.html

http://www.scielo.br/pdf/rbti/v20n3/v20n3a14.pdf

VEJA TAMBÉM

Síndrome Dolorosa Complexa Regional

Caso Clínico- Esquistossomose

Caso clinico – Síndrome Dispéptica

  • 3 Publicações