123 Publicações -

Entre vaias e flores: como a saúde publica do Brasil pode melhorar? | Colunistas

há 2 meses     -     
Entre vaias e flores: como a saúde publica do Brasil pode melhorar? | Colunistas

Entre vaias e flores: como a saúde publica do Brasil pode melhorar?

Para todos que de alguma forma vivenciam a saúde pública no Brasil – profissionais, usuários -  é facilmente notável que esta enfrenta amplos obstáculos. Todos os dias , inúmeros indivíduos buscam o sistema de saúde e se deparam com cenários que certamente não se adequam às suas expectativas.Falta de leitos, de profissionais especializados, filas enormes para realização de exames e agendamento de consultas, sistemas de informação alimentados de forma inadequada.
 
Entretanto,  nem tudo são vaias. O cenário SUS também recebe muitas flores, sendo conhecido internacionalmente pela eficiência em seus programas de atenção básica – combate a AIDS, Tuberculose, Hanseníase, Programa Saúde da Familía- e pela abrangência da saúde pública primária em um país de dimensões continentais.Há muito para se orgulhar, contudo os gargalos ainda existem. O que fazer então?Como melhorar a saúde pública Brasileira?
 
Sob uma ótica criteriosa, é possível perceber que o SUS apresenta um evidente desalinhamento entre a amplitude do acesso e o grau de satisfação de seus usuários, dilema este que poderia ser minimizado com incentivos aos  profissionais de saúde – os já inseridos e os emergentes no sistema -  como plano de carreira, infraestrutura adequada ao desenvolvimento das atividades pois assim, a captação de profissionais especializados , que hoje veem seus próprios consultórios como fonte mais rentável e ambiente mais salubre, aumentaria , diminuindo consequentemente as filas de espera para consultas com especialistas.
 
Ademais, tem-se o gargalo financeiro , invariavelmente prejudicado pelas trocas de governo, haja visto que os investimentos com a saúde não apresentam-se de modo fixo, afetando diretamente a infraestrutura e a qualidade dos atendimentos.
 
Na era das soluções digitais, o Brasil,  poderia a  exemplo dos Estados Unidos que em 2009 implantou o sistema Mobile Health, realizar investimentos em saúde móvel – pagamentos, agendamentos de consultas, resolução de dúvidas – visando reduzir a superlotação e fazendo a rede de atenção à saúde funcionar de forma mais fluida , dinâmica e eficaz.
 
Mudanças requerem esforços. Resultados são paulatinos , mas para receber apenas flores, o protagonista se aprimora a cada dia, um pouco mais.  
REFERÊNCIAS
 
Seis Soluções em Saúde Pública para Inspirar o Brasil. Revista Veja. Disponível aqui
Panorama da Saúde. Politize! Disponível aqui
Saúde Avança mas Segue Longe do Idealizado em 1988. Agência de Notícias IBGE. Disponível aqui .
123 Publicações - 0 Seguidores

Nossa comunidade existe para orientar nas principais decisões da carreira do médico, oferecendo um espaço para compartilhamento de conhecimento dos nosso membros.

  • 123 Publicações