3615 Publicações -

Entrevista com a Dra. Sandra Uzêda, autora do livro Super Revisão Dentista - Secretarias de Saúde

há 4 anos     -     
Entrevista com a Dra. Sandra Uzêda, autora do livro Super Revisão Dentista - Secretarias de Saúde


Hoje, iremos conversar com a Dra. Sandra de Quadros Uzêda, a autora do livro recém-lançado SUPER REVISÃO DENTISTA - Secretarias de Saúde - 709 Questões Comentadas e Resumos. A professora Sandra Uzêda tem vasta experiência em provas e concursos na área de Odontologia. Foi aprovada nos concursos da Petrobrás (2011), Prefeitura de Salvador (2011) e para o cargo de docente na UNEB (2012), sendo este em primeiro lugar. Além disso, tem mestrado e doutorado na UNIFESP, tendo sido aprovada também no mestrado na UNICAMP.
 
 
  • Editora Sanar - Dra. Sandra, qual é o segredo para carregar tantas aprovações no seu currículo? 
Dra. Sandra Uzêda - Olá, primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade de compartilhar um pouco das minhas experiências enquanto concurseira na área de odontologia para os leitores do blog Sanar. Ao longo desses anos, após ser aprovada na Petrobrás e em outras em outras provas e exames, percebi que o segredo para a aprovação depende de duas coisas: persistência e foco. Ou seja, estudar muito! Mas não apenas isso. É preciso saber estudar. Direcionar o seu estudo para aquilo que tem sido mais cobrado no exame é essencial.
 
  • Editora Sanar - Estudar muito então não é o suficiente? 
Dra. Sandra Uzêda - Não, tenho visto muitos alunos estudarem uma grande quantidade de horas por dia, mas sem focar no essencial. A consequência disso, naturalmente, é um desempenho abaixo das expectativas. Esse foi foi o principal fator que me motivou a elaborar um livro focado em um concurso específico, no caso para as Secretarias de Saúde. Os concursos de maneira geral, possuem conteúdos programáticos distintos e focam em assuntos diferentes. Por isso, aqueles candidatos que percebem a especifidade do concurso, ou seja, aquilo que é mais cobrado acabam saindo na frente. 
 
  • Editora Sanar - Que outros fatores a motivaram a coordenar e escrever o livro SUPER REVISÃO DENTISTA - Secretarias de Saúde - 709 Questões Comentadas e Resumos para Dentistas? 
Dra. Sandra Uzêda - Desde a época do Mestrado, época em que iniciei o percurso de realizar diversas provas de concursos para Odontologia, senti falta da existência de livros para dentistas que trouxessem questões comentadas. Depois, percebi que seria possível fazer algo mais inovador: não apenas comentar as questões, mas comentar com o uso de 3 recursos didáticos que considero fundamentais para o concurseiro. São eles:
 
  1. Questões comentadas alternativa por alternativa 
    A maioria dos livros fornecem apenas o gabarito ou comentam apenas a resposta correta. No livro SUPER REVISÃO DENTISTA - Secretarias de Saúde - 709 Questões Comentadas e Resumos, tivemos a preocupação de comentar todas as alternativas, incluindo as falsas. O aluno precisa saber também porque a alternativa falsa é falsa.
  2. Questões de Concursos Reais 
    Percebi que é muito mais eficaz estudar por questões reais de concursos. De maneira geral, as bancas realizadoras das provas repetem os assuntos cobrados e as questões muitas vezes são bem similares (em relação ao raciocínio), mudando somente os dados. Por isso 100% das questões selecionadas no livro são questões reais de concursos passados. 
  3. Estudo estatístico dos assuntos mais cobrados Esse é o elemento citado na resposta anterior que ao meu ver é o mais importante de todos em termos didáticos. Antes de selecionar as 709 questões para o livro, tivemos o cuidado de fazer uma análise com mais de 100 provas e 5.000 questões, estudando quais são as disciplinas mais importantes e dentro de cada disciplina quais são os assuntos mais relevantes. 
 
  • Editora Sanar - Como foi o desafio de elaborar um livro de 570 páginas e com mais de 700 questões comentadas alternativa por alternativa?
Dra. Sandra Uzêda - Foi um trabalho grande, sobretudo porque ao comentar as 5 alternativas de cada questão, na prática estamos comentando "5 questões em 1". No entanto, nada seria possível se eu não tivesse a ajuda do que chamo de a "tropa de elite" de autores (a maioria mestres e doutores) que assinaram o livro junto a mim. E ao final do processo foi extremamente recompensador ver o produto se disseminando pelo país e ajudando estudantes de Odontologia que não encontraram bons materiais de qualidade para o estudo direcionado para concursos. 
 
  • Editora Sanar - Percebemos que o livro aborda matérias básicas como Português, Matemática e Informática. Por que abordar essas matérias em um livro de Odontologia? 
Dra. Sandra Uzêda - Essas matérias genéricas tem assumido um peso cada vez maior nas provas de concursos. Só para se ter uma ideia, a matéria Língua Portuguesa equivale a mais de 15% das questões cobradas em provas de Secretarias de Saúde. Ou seja, saber Português é mais vital para o concurseiro do que entender diversas outras matérias de Odontologia. Por isso, senti a necessidade de incluir esses tipos de questões.
 
  • Editora Sanar - Quais são os próximos planos? Já há novos livros em mente, Dr. Sandra?
Primeiro quero divulgar bastante o livro principalmente para meus colegas professores que podem eventualmente sofrer com a falta de bons livros de questões comentadas para concursos e provas. No entanto, posso adiantar, que estou envolvida em um novo projeto de elaboração de um livro de questões comentadas para o cargo de Dentistas das Forças Armadas (sobretudo para a Aeronáutica). É um ótimo concurso, pois além de ter boa remuneração, ocorre com frequência anual, o que dá segurança ao candidato no momento de se preparar exclusivamente para ele. 
 
Aproveito a entrevista para agradecer a todo o time de autores que assinou junto comigo esta obra importante para todos os estudantes de odontologia do Brasil que desejam se preparar para provas e concursos:
 
1. Microbiologia Oral e Cariologia - Maristela Lobo 
2. Farmacologia e Anestesiologia - Maria Cecília Fonsêca Azoubel, Maria Emília Santos Pereira Ramos, Tércio Carneiro Ramos
3. Radiologia Odontológica e Imaginologia - Viviane Almeida Sarmento
4. Dentística e Materiais Dentários - Andrea Nóbrega Cavalcanti
5. Estomatologia e Semiologia Oral - Patrícia Leite Ribeiro
6. Periodontia - Roberta Catapano Naves
7. Endodontia - Fabíola Bastos de Carvalho e Sílvio José Albergaria da Silva
8. Reabilitação Oral e Oclusão - Manoela Matos Maltez
9. Odontopediatria - Carla Vecchione Gurgel
10. Saúde Pública e Epidemiologia - Johelle Passos-soares e Michelle M L Falcão
11. Legislação Aplicada ao SUS - Jorge Luis Marques Fernandes
12. Anatomia de Cabeça e Pescoço - Sandra de Quadros Uzêda
13. Cirurgia Oral - Sandra de Quadros Uzêda
14. Língua Portuguesa - Iranildes Cerqueira Aquino
15. Raciocínio Lógico e Matemática - Davi Queiroz
16. Informática - Adriano Leal Spínola
3615 Publicações - 0 Seguidores

  • 3615 Publicações