3408 Publicações -

Estudar ouvindo música melhora o aprendizado

há 1 ano     -     
Estudar ouvindo música melhora o aprendizado


Se você tem o costume de estudar ouvindo música e acha que esta é a melhor forma de aprender, talvez você não saiba que este costume na verdade seja uma técnica chamada “método sugestopédico”. A sugestopedia considera que o estado obtido mediante o relaxamento bioenergético associado a música adequada é ótimo para a aprendizagem, como afirmam cientistas.

 
Georgi Lozanov, um psiquiatra e educador búlgaro, desenvolveu, na década de 60, técnicas de estudo relacionadas à música. Segundo ele, as informações percebidas pelos sentidos, quando a mente se encontra em estado de vigília relaxada (ondas cerebrais alfa), são registradas na memória profunda de longo prazo.

 
Para chegar a esta conclusão, Lozanov dividiu seus alunos em dois grupos, os colocou para ouvir música e depois analisou os resultados da experiência.
O primeiro grupo simplesmente recebeu um material de teste e respondeu às questões. O aproveitamento foi de simplesmente de 25%.
Já o segundo grupo teve a oportunidade de escutar as obras de Bach, Vivaldi e Mozart enquanto resolviam as mesmas questões e o resultado foi de 95% de acerto nas respostas.

 
Lozanov concluiu que algumas músicas têm a propriedade de facilitar a memorização de informações a longo prazo. É como se o cérebro “abrisse seus filtros” com mais facilidade para a música do que para qualquer outro tipo de informação. Segundo o cientista, a música barroca é a mais indicada para essa finalidade, por causa de suas sessenta ou setenta batidas por minuto.

 
O educador usava a música em três momentos. No primeiro momento, ele promovia o relaxamento do aluno, conduzindo a um estado de vigília relaxada (diferente do sono).
No segundo momento, a música já era utilizada de forma dinâmica. Enquanto transmitia informações, utilizava músicas bastante expressivas.  E por último, para fixar as informações, ele recorria a música barroca.
 
Concluídos os experimentos, estas foram as conclusões obtidas:
 
1. O aproveitamento escolar dos alunos submetidos somente a sessões de relaxamento antes das aulas pode melhorar em até 70%.
 
2. Uma mente tensa é sempre dispersiva. Livre das tensões, os alunos conseguem desenvolver maior concentração.
 
3. A primeira hora que se segue após uma sessão de relaxamento é altamente favorável a toda e qualquer atividade que dependa de imaginação e criatividade.
 
4. Nos exercícios de relaxamento, os canais que unem consciente e inconsciente se tornam intransitáveis. Isso possibilita envolvimento mais completo da mente no processo intelectual.
 
5. Com o relaxamento, nota-se sensível melhora em casos de gagueira e outros problemas fonoaudiológicos. A prática sistemática de relaxamento pode corrigir problemas que vão desde a timidez até crises de euforia.
 
6. Os alunos submetidos a sessão de relaxamento antes da aula apresentam expressão facial suave, tornam-se mais receptivos e se envolvem mais facilmente com o assunto em pauta.
 
7. O excesso de tensão faz com que o cérebro opere em alta frequência, com até trinta ciclos por segundo, ritmo impróprio para qualquer atividade que envolva introspecção e aprendizagem.

 
Esta é uma técnica que convém aos concurseiros, principalmente quando se trata de relaxar o cérebro para poder fixar os assuntos na mente.
Sabemos que a jornada em busca de um cargo público exige muito dos candidatos e a sugestopedia é algo que pode ser tentado e virar sua mais nova técnica de estudo.


 É preciso saber dosar as energias e relaxar quando preciso, seja com música, como os alunos de Lozanov, seja por qualquer outro meio que ajude a alcançar com sucesso o resultado esperado.


Concurseiro, a música para a hora dos estudos, você escolhe, mas aqui estão os melhores produtos para você estudar enquanto pratica a técnica de Lozanov:

Enfermagem Farmácia | Fisioterapia | Medicina | Medicina Veterinária | Nutrição | Odontologia | Psicologia

 
3408 Publicações - 0 Seguidores

  • 3408 Publicações